Professora debate
o papel do educador no ensino durante esse período de adaptações e o mapeamento
dos impactos da pandemia no desempenho dos estudantes
A pandemia desafiou as instituições de ensino que
se viram diante dos desafios de migrar todo o material do ensino presencial
para o online, mas só isso não seria suficiente. Dessa forma, escolas de ensino
básico, médio e universidades, do setor público e privado, precisaram se
adaptar ao novo cenário para evitar prejuízos à aprendizagem dos estudantes.
De acordo com a UNESCO, existem 4 pilares de
aprendizado que devem ser construídos com os alunos, no decorrer da vida
escolar, sendo eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e
aprender a conviver. Mas as barreiras impostas pela pandemia, tais como:
distanciamento, isolamento e mudança na rotina escolar afastou os alunos
do saber, conhecer e interagir.
O ensino a distância, evidenciou que a falta de
interação no espaço escolar e contato com colegas e professores resultou no
desempenho escolar de Jovens que pretendem cursar o ensino superior. Segundo
uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), pela FRM
e outras instituições, foi possível fazer um mapeamento dos impactos da
pandemia nos aspectos da vida desses jovens e consequentemente em seu
desempenho em aula. De acordo com a pesquisa, 56% dos jovens estão muito
preocupados com seu desempenho na próxima edição do Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem); 67% não estão conseguindo estudar para o Enem desde que as aulas
foram suspensas; 49% já pensaram em desistir da prova.
“A pandemia de Covid-19 apenas evidenciou a
necessária transformação que o sistema educacional precisa passar.
Valorizava-se muito o saber em uma folha de papel, mas vale lembrar que o
conhecimento não está apenas nas provas ou atividades, que são importantes. Ele
também está no olhar, na conversa, na habilidade física e motora, dentre outras
características que o estudante apresenta. É necessário compreender que o
desempenho não será o mesmo. As escolas ainda precisam aprender com seus alunos
e valorizar o saber individual de cada um.” aponta a mestra em Educação e
professora da Universidade São Judas, Paula Margues.
Além do pedagogo, a família também é muito
importante na contribuição do aprendizado do estudante. A professora ressalta
que as instituições e os familiares devem andar juntos, em harmonia, para que
possam se ajudar dentro ou fora do ambiente escolar, que agora compreende todos
os espaços do lar. Ela ainda enfatiza a necessidade de uma boa relação do
pedagogo com a família, adotando uma postura transparente, de acolhimento, ouvindo
e aconselhando diante dos problemas e dificuldades enfrentados.
São
Judas
Nenhum comentário:
Postar um comentário