Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Festas de fim de ano




                Fim de ano chegando, a promessa de um Ano-Novo se aproxima e com ela a renovação de metas e a esperança de uma vida nova. Uma das primeiras “promessas de Ano-Novo” que a maioria das pessoas faz é perder peso. Mas como perder peso com todas as festas de confraternização, Ceia de Natal e as inúmeras tentações que essa época proporciona? Não precisa se trancar em casa, evitar a festa de fim de ano do escritório e nem cancelar a Ceia! Também não vá “chutar o balde” e deixar para compensar no próximo ano! Pequenas atitudes podem ser tomadas para aproveitar tudo que essa época do Ano traz! Tenha em mente seus objetivos, planeje sua rotina para não deixar de fazer atividades físicas e mantenha o foco nos seus objetivos!

Como comer bem com tantas festas e confraternizações, em que nem sempre temos opções saudáveis para escolher?

Você não precisa deixar de ir na festa de confraternização da empresa e nem no reencontro dos amigos de faculdade. O segredo é manter o foco e seguir algumas dicas:


ü  Opte sempre por opções mais saudáveis, como saladas, frutas e alimentos integrais. Se a festa for num restaurante, procure por pratos sem molhos a base de queijos, creme de leite ou maionese e dispense as frituras. No buffet, coma bastante salada e escolha legumes cozidos, carnes magras grelhadas e arroz ou massa integrais.

ü  Que tal estimular os colegas de trabalho, amigos ou família a levar receitas saudáveis para as festas? Pastas a base de queijo cottage e requeijão light adicionadas de ervas, guacamole, palitos de legumes crus ou assados no forno, espetinhos de frutas, sanduíches feitos com pães integrais com recheio de frango desfiado ou atum, sucos naturais, água de coco e chá gelado são ótimas pedidas!

ü  Na churrasqueira, berinjela e abobrinha ficam ótimas grelhadas! Intercale fatias de pimentão, tomate e rodelas de cebola nos espetinhos e de sobremesa, abacaxi assado e banana assada com canela. Você ainda pode adaptar a salada de maionese substituindo a maionese por iogurte natural e incrementar a farofa utilizando cenoura ralada e couve fatiada bem fininha.

ü  Evite as sobremesas a base de creme de leite, leite condensado ou chantilly e prefira frutas frescas ou assadas, castanhas e rabanadas feitas no forno. Caso você não encontre nenhuma dessas opções, não precisa passar vontade: escolha uma sobremesa e experimente uma porção pequena ou divida com um amigo.

ü  Não exagere nas bebidas alcoólicas. Beba uma ou duas taças de vinho ou espumante e sempre prefira água ou sucos de frutas.

ü  Coma com moderação. Monte seu prato com a quantidade de comida que você considera suficiente para ficar satisfeito e não ter que repetir ou ficar beliscando a festa inteira.

Montando uma ceia saudável

                É possível sim, montar uma ceia de Natal ou Ano-Novo saudável! Fazendo substituições inteligentes e optando por alimentos naturais no lugar de industrializados você pode montar uma ceia deliciosa e saudável!

ü  Comece montando a mesa utilizando uma variedade de frutas frescas ou secas, nozes, castanhas assadas, pastas saudáveis, queijo branco temperado e torradas de pão integral. Quanto mais colorida e variada, mais atrativa para seus convidados!

ü  Opte por cortes magros de carne, como peito assado de frango ou peru sem pele e substitua o tender pelo lombinho assado. Utilize rodelas de abacaxi, figos e ameixas como decoração.

ü  Faça acompanhamentos saudáveis: saladas variadas com molhos a base de ervas, arroz integral com legumes, legumes assados, farofa com cenoura no lugar da farofa de bacon.

ü  Troque o bolinho de bacalhau por saladas com bacalhau em lascas e grãos, como feijão fradinho ou grão-de-bico. Bacalhau assado no forno com rodelas de tomate, cebola e pimentão também irá fazer sucesso!

ü  Para a sobremesa, pera assada com vinho, sorvetes de frutas e rabanadas de forno são excelentes opções.

ü  Aposte na água aromatizada: utilize água com gás, bastante gelo, rodelas de limão e folhas de hortelã para uma bebida refrescante e saborosa! Você também pode fazer um delicioso ponche de frutas substituindo o vinho por suco de uva ou maçã e acrescentando frutas frescas como morango, kiwi e maçã cortadas em cubos.

ü  Não deixe de comer durante o dia, pois as chances de exagerar na hora da Ceia serão maiores e você pode se arrepender depois.

ü  No dia seguinte utilize as sobras de carnes e frutas para fazer sanduíches, saladas e saladas de frutas.


Amigo-oculto 

Fim de ano e sempre acabamos participando dessas ocasiões que envolvem troca de presentes, seja no grupo de família, do trabalho, entre amigos. Encontre substitutos para as caixas de bombons e cestas de guloseimas. Espalhe para todo mundo que você prefere ganhar presentes saudáveis. Contagie as pessoas ao seu redor e opte também por dar presentes que não envolvam comida e que de certa forma ajudam no processo de emagrecimento. Seguem algumas ideias:


ü  Sessão de massagem ou drenagem;
ü  Roupas e equipamentos de ginástica e esportes;
ü  Sessão com personal trainer;
ü  Inscrição ou mensalidade da academia;
ü  Livros de receitas saudáveis, como os do Vigilantes do Peso;
ü  Utensílios de cozinha: xícaras de medida, porta-saladas, porta-frutas, pote de cozimento a vapor, bento box para levar seu almoço, spray de óleo;
ü  Porta-retrato com espaço para duas fotos: Antes&Depois;
ü  Camiseta com frase motivacional.
E comece o ano com motivação e autoestima elevados!


Hora das compras

Não deixe que o estresse e a ansiedade atrapalhem seus planos! Compras, em especial as de última hora (as vezes esquecemos daquele primo distante que veio visitar ou apareceu um amigo-oculto na empresa) combinadas com lojas lotadas, podem ser motivo de estresse, o que pode levar direto às tentações. Use essas estratégias a seguir para sobreviver um dia de compras e driblar a vontade de comer aquele sorvete de chocolate apenas para relaxar.

ü  Divida a tarefa das compras com outros familiares;
ü  Leve uma garrafa de água e uma fruta na bolsa;
ü  Pare um carro em um local distante para evitar o estresse de procurar uma vaga (aproveite a caminhada)
ü  Planeje o percurso de compras de forma a não passar por perto de lanchonetes e quiosques tentadores. Se esse for um desafio muito grande, prefira fazer compras pela internet;
ü  Presenteie-se com algo que ajude a aliviar o estresse. Uma sessão de massagem entre as compras, um box de dvd do filme ou da série preferida, um livro.




Gabriella Gachet e Matheus Motta - nutricionistas do Vigilantes do Peso




Como será 2017 para a agropecuária brasileira




O ano de 2016 teve aspectos positivos e negativos para o produtor rural brasileiro. No ramo de gado de corte, o mercado interno reduziu o consumo de carne vermelha, mas as exportações tiveram um leve aumento. Para 2017, a expectativa é uma retomada do crescimento da economia e, consequentemente, a volta do consumo do brasileiro da carne nacional, que provocará um aquecimento de vendas.

Para as exportações, há uma perspectiva muito grande a partir da abertura do mercado norte-americano para a carne in-natura brasileira após 17 anos, o que proporciona uma enorme vantagem para todos os produtores e para a pecuária nacional, pois mostra que o Brasil está no caminho certo para o agronegócio e que estamos com as vacinações, a  sanidade e bem-estar animal em dia. Além disso, com essa abertura, todo o mercado se volta para o Brasil, como China, Japão e México que já sinalizaram grande interesse em nossa carne.

Para quem trabalha com leite, o produtor também percebeu que houve uma diminuição interna de consumo, assim como dos seus derivados, mas ele, em contraponto, recebeu um pouco mais pelo preço do litro que teve um aumento significativo, que bateu recorde em 2016.

Atualmente, os grãos como farelo de soja, milho, que com valores significativos estão com preços competitivos para se trabalhar nos mercados externo e interno. Para os que vão investir na pecuária em 2017, trabalhe com a terminação do pasto, assim terá a pastagem da propriedade e poderá fazer plantação desses grãos e assim obter um maior lucro que poderá ser revertido na própria produção ou até mesmo em equipamentos de tecnologia na propriedade. A sugestão é não desanimar e continuar a oferecer um produto de qualidade, proporcionar bem-estar animal e ter uma boa equipe na produção, com esses princípios o produtor poderá enfrentar esse momento de transição da economia e colher bons resultados a partir de novo ano.

 

 

José Carlos Ribeiro - consultor agropecuário da Boi Saúde – Pecuária Inteligente
Site: http://www.boisaude.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/boisaude?fref=ts
Youtube:  https://www.youtube.com/c/boisaude



Posts mais acessados