JANEIRO
Festival de Comédia do Grupo Tapa
O Festival de Comédias do Grupo Tapa reúne
duas peças curtas do dramaturgo francês Georges Feydeau com direção de Eduardo
Tolentino de Araujo.
A
Falecida Senhora Sua Mãe
Autor:
Georges Feydeau.
Direção:
Eduardo Tolentino de Araujo
Elenco:
Fernanda Viacava, Fernando Nitsch, Paloma Galasso e Mauricio Bittencourt.
De 9 de janeiro a 21 de fevereiro de
2025, quintas e sextas, às 20h.
Teatro
Itália (Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo - SP)
Duração: 70
minutos. Classificação: 14 anos.Ingressos:
De R$40 a R$80.
A
Falecida Senhora sua Mãe, de 1908, é uma peça de humor que explora
confusões e mal-entendidos após a morte da mãe de um dos personagens
principais, envolvendo heranças, trocas de identidade e situações absurdas que
satirizam as convenções sociais da época.
A trama, marcada por reviravoltas e situações
engraçadas, revela o falso bom-mocismo da classe média e foi a primeira obra de
Feydeau a integrar o repertório da Comédie-Française. A ação se desenrola em um
quarto, onde o protagonista, vestido de Luís XIV após uma festa à fantasia, é
cenicamente contextualizado por uma paleta de preto e branco que evolui ao
longo da peça.
Não
Andes Nua Por Aí
Autor:
Georges Feydeau
Direção:
Eduardo Tolentino de Araujo.
Elenco:
André Garolli, Camila Czerkes, Laerte Melo e Mauricio
Bittencourt.
De 11 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025,
aos sábados, 20h e domingos, às 19h
Teatro
Itália (Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo - SP)
Duração: 70
minutos. Classificação: 14 anos.Ingressos:
De R$40 a R$80.
Já Não Andes Nua Por Aí, de 1911, é uma
sátira à sociedade burguesa da época, que explora a moralidade através da
história de Ventroux, um político preocupado com sua imagem pública e com o
comportamento da esposa, Clarice, que costuma andar pela casa em trajes
minimalistas.
As situações cômicas se intensificam com a
chegada de visitas inesperadas, como um político da oposição e um jornalista
que pode arruinar a carreira de Ventroux. Ambientada em um verão europeu
ensolarado, a peça destaca homens vestidos de linho e Clarice em uma camisola
de renda transparente, que acentua as ansiedades do protagonista.
O Figurante
Com Mateus
Solano.
Dramaturgia: Mateus Solano e Isabel
Teixeira.
Direção: Miguel Thiré.
De 10 de
Janeiro a 31 de março de 2025 - Sextas às 21h, sábados às 19h e domingos às
17h.
Teatro Renaissance - Alameda
Santos, 2233 - Jardim Paulista.
Duração: 70 minutos. Classificação:
12 anos. Ingressos: De R$75 a R$ 150.
A trama mergulha na rotina de Augusto, um
figurante que luta para encontrar a si próprio em meio a uma rotina pobre de
sentido, que o mantém num lugar muito aquém da sua potência como ser humano. O
Figurante reflete sobre a dificuldade de se conectar com a própria
essência e sobre os desafios de assumir o controle da própria narrativa.
A dramaturgia foi construída a partir do
método Escrita na Cena, desenvolvido por Isabel Teixeira, que estimulou o ator
a explorar sua própria criatividade por meio de improvisos. As cenas criadas
por Mateus foram gravadas, transcritas e reelaboradas por Isabel para compor o
texto final, preservando a autenticidade das reflexões do personagem.
A Lista
Com Lilia
Cabral e Giulia Bertolli
Dramaturgia:
Gustavo Pinheiro.
Direção:
Guilherme Piva.
Temporada Rio de Janeiro
Teatro
Carlos Gomes - Praça Tiradentes, s/n° - Centro, Rio de Janeiro - RJ.
De 11 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 -
Sábado e domingo, às 18h.
Duração: 75
minutos. Classificação: 12 anos. Ingressos:
De R$40 a R$80.
Temporada São Paulo
Teatro
FAAP - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo - SP.
De 13 de junho a 3 de agosto de 2025 - Sexta
e sábados, às 20h e domingos, às 18h.
Desde sua estreia em 2022, a montagem
conquistou mais de 60 mil espectadores que se encantaram com o espetáculo, uma
verdadeira declaração de amor ao Rio de Janeiro, especialmente ao bairro de
Copacabana. A nova temporada popular marca o retorno de Lilia Cabral ao Teatro
Carlos Gomes, onde se apresentou pela última vez em 1985 com o espetáculo Miss
Banana.
A peça mostra o encontro de uma aposentada de
Copacabana com sua jovem vizinha. A relação desencadeia um turbilhão de
sentimentos, lembranças e descobertas que marcam suas vidas.
Escola de Mulheres
Autor: Molière..
Direção,
tradução e adaptação: Clara Carvalho
Elenco:
Ariell Cannal, Brian Penido Ross, Felipe Souza, Fulvio Filho, Gabriela
Westphal, Nando Barbosa, Leandro Tadeu, Luiz Luccas e Vera Espuny.
TEATRO
MOÓCA - Moóca Plaza Shopping
Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, São
Paulo - São Paulo
De 11 de janeiro a 1º de março de 2025
- Sábados, às 21h; e domingo, às 18h
Ingressos:
Plateia Premium R$100 / R$50. Plateia Select: R$80 / R$40.
Classificação: 12
Anos. Duração: 85
Minutos.
A montagem da comédia clássica de Molière,
que celebra os 400 anos do autor, estreou em 2022 e fez grande sucesso de
público por onde passou. Com direção de Clara Carvalho, a peça tem Brian
Penido Ross no papel principal. Escrita em 1662, a comédia
trata da infidelidade conjugal. Arnolfo, um solteirão convicto e profundo
conhecedor das artimanhas do adultério resolve se casar. Com medo de ser
traído, ele decide criar uma jovem, para que, no futuro, se torne sua
mulher.
A peça, que foi um sucesso estrondoso na
sua estreia em Paris, e gerou infindáveis discussões sobre a polêmica
comportamental que trazia, é exemplarmente clássica, com unidade de tempo –
tudo se passa em 24hs – espaço e ação e a encenação busca mesclar sugestões do
século XVII com traços contemporâneos. Tudo se passa numa praça e, ao fundo, um
painel com o sol nos remete a Luís XIV, patrono das artes e da trupe de
Molière.
Um Grito Parado no Ar
Autor: Gianfrancesco Guarnieri.
Dramaturgia: Jonathan Silva, Rogério Tarifa e
Teatro do Osso.
Direção: Rogério Tarifa.
Com Grupo Teatro do Osso.
Sesc Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185 -
Campos Elíseos
De 17 de
janeiro a 16 de fevereiro de 2025 - Sextas e sábados, às 20h, e aos domingos e
feriados, às 18h.
Duração: 150
minutos. Classificação: 14 anos. Ingressos:
De R$18 a R$60.
Escrito em 1973, durante a ditadura militar
no Brasil, o texto de Gianfrancesco Guarnieri se destaca pela audácia em tratar
das dificuldades de se criar arte em um contexto de repressão. Na adaptação de
Rogério Tarifa, o espetáculo musical preserva sua crítica contundente, ao mesmo
tempo que dialoga com o presente, conectando as questões sociais daquela época
aos desafios culturais contemporâneos.
A narrativa acompanha um grupo de artistas
que se prepara para uma apresentação com apenas dez dias até a estreia.
Enquanto enfrentam pressões externas, como dívidas e limitações financeiras, a
narrativa reflete sobre a vulnerabilidade e a resistência da arte em tempos
adversos. Por meio de improvisações inspiradas em histórias de moradores
locais, o espetáculo revela as tensões sociais e econômicas que permeiam o
cotidiano, reafirmando o teatro como um espaço de luta e transformação.
Ray
Você Não Me Conhece
Dramaturgia
e direção: Rodrigo Portella.
Elenco: César Mello,
Sidney Santiago Kuanza, Abrahão Costa, Luiz Otávio, Flávio Bauraqui, Leticia
Soares, Luci Salutes, Lu Vieira, Roberta Ribeiro, e pelas crianças Caio Santos
e Victor Morais.
Teatro B32 - Avenida Brigadeiro Faria Lima,
3.732, no Itaim Bibi, SP.
De 17 de
janeiro a 17 de fevereiro de 2025 - Sextas e sábados, às 16h e às
20h; e domingos, às 17h.
Duração: 150
minutos (com intervalo)
Classificação: 12 anos.
Ingressos: De R$100 a R$250.
Baseado no livro de Ray Charles Júnior, a
peça musical mergulha na vida e na carreira do renomado músico Ray Charles,
destacando não apenas seus desafios e conquistas, mas também a complexa relação
entre pai e filho.
O autor e diretor Rodrigo Portella descreve
sua interpretação da história como uma espécie de acerto de contas entre eles.
A narrativa se inicia no dia seguinte ao funeral de Ray, quando Ray Charles
Júnior, ainda em sonho, revive momentos da infância e encontra o espírito do
pai. O espetáculo retrata a trajetória musical de Ray Charles, desde seus
primeiros passos até se consolidar como um ícone da música. Embora a atmosfera
da obra seja carregada de tensão, ela também é marcada por músicas e instantes
de humor.
Shakespeare
Embriagado
De William
Shakespeare.
Direção:
Dagoberto Feliz.
Com Lívia Camargo, Robert Gomez, Bruna Assis,
Michel Waisman e Guilherme Tomé.
Coringa
Madá - Rua Luís Murat, 370 - Vila Madalena.
Dias 17, 24 e 31 de janeiro, todas as sextas,
às 20h30. Sessão extra dia 25 de janeiro, sábado, às 20h30.
Duração: 60
minutos. Classificação: 18 anos. Ingressos:
R$60.
O diretor Dagoberto Feliz traz uma adaptação
de Hamlet, que narra a jornada do príncipe dinamarquês em busca de vingança
pela morte do pai. O espetáculo une o texto clássico com a espontaneidade dos
improvisos dos atores, que, junto com o público, constroem novas possibilidades
a cada apresentação.
Durante cada apresentação, os atores fazem
uso moderado de bebidas, mas um deles costuma consumir um pouco mais, seja
whisky ou tequila. Para garantir a veracidade da bebida, um espectador é
convidado a se juntar a ele na primeira dose.
Libélula
Dramaturgia: Marcos Lacerda.
Direção: Luccas Papp.
Elenco: Dayzon Nascimento, Henry
Cechini, Matheus Sampaio, Marcus Maia, Guilherme Soares, Giulia Gianolla, Ali
Baraúna e Lu Astolfo.
Teatro Itália - Av. Ipiranga, 344 - República,
São Paulo.
De 18 de
janeiro a 22 de fevereiro de 2025 - Sábados, às 16h.
Duração: 80 minutos. Classificação:
12 anos.Ingressos: De R$50 a R$100.
A história acompanha José, um jovem
seminarista à beira de sua ordenação como padre, que recebe de Frei Ambrósio, seu
orientador espiritual, uma última tarefa: confessar-se de forma completa e sem
reservas. Essa confissão se torna um mergulho em memórias marcantes, incluindo
o relacionamento que José viveu com Filipe, seu colega no seminário. Durante
esse processo, a peça explora episódios que abordam questões relacionadas a
vínculos afetivos, limites pessoais e as escolhas que definem trajetórias.
A peça investiga episódios que tocam em temas
como vínculos afetivos, limites pessoais e as escolhas que moldam as trajetórias
de vida. Além de abordar questões universais sobre amor, o espetáculo foca na
jornada de autodescoberta e transformação do protagonista.
Rita Lee - Uma Autobiografia musical
Roteiro e pesquisa: Guilherme Samora.
Dramaturgia: Márcio Macena.
Direção: Marcio Macena e Débora Dubois.
Elenco: Mel Lisboa,
Bruno Fraga, Fabiano Augusto, Carol Portes, Debora Reis, Flavia Strongolli,
Yael Pecarovich, Antonio Vanfill, Gustavo Rezê e Roquildes Junior.
Teatro Porto - Alameda Barão de Piracicaba,
740 - Campos Elíseos.
De 31 de
Janeiro a 27 de abril - Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 17h.
Duração: 120 minutos. Classificação:
12 anos. Ingressos: De R$40 a R$
200..
*Abertura de vendas a partir de 31 de janeiro de 2025.
A montagem é inspirada no livro Rita Lee –
Uma Autobiografia, em que a artista fala abertamente da sua vida pessoal e
profissional. O musical recria casos como o primeiro disco voador avistado por
ela, os primeiros passos na vida artística, sua prisão durante a ditadura e seu
encontro de almas com Roberto de Carvalho.
O musical já foi assistido por mais de 60 mil
pessoas, completou mais de 100 apresentações, recebeu o Prêmio Arcanjo Especial
pelo fenômeno de público da temporada e, até o momento, a atriz Mel Lisboa (que
interpreta a roqueira a pedido da própria) está indicada como melhor atriz nos
prêmios DID, APCA e Shell."
MARÇO
Três Mulheres Altas
De Edward Albee.
Direção: Fernando Philbert
Elenco: Suely Franco, Deborah Evelyn e
Nathalia Dill.
Teatro Bravos - Rua Coropé, 88 - Pinheiros,
São Paulo.
De 7 de
março a 11 de maio de 2025 - Quinta a sábado às 20h e domingo às 17h.
Duração: 100 minutos. Classificação:
12 anos. Ingressos: De R$19,80 a R$ 140.
No palco, as atrizes dão vida a três
mulheres, nomeadas pelo autor apenas com as letras A, B e C. A mais velha,
interpretada por Suely Franco, já ultrapassa os 90 anos e, debilitada pela
doença, mistura lembranças e eventos enquanto relembra sua vida para a
personagem B, vivida por Deborah Evelyn, que atua como sua cuidadora ou dama de
companhia. Por sua vez, a jovem C, interpretada por Nathalia Dill, é uma
advogada encarregada de gerenciar os bens e recursos da idosa, que se mostra
incapaz de lidar com questões financeiras e burocráticas.
Entre os muitos embates travados pelas três,
a grande protagonista do espetáculo é a passagem do tempo e também a forma com
que lidamos com o envelhecimento.
ABRIL
Agora é Que São Elas!
Autor
e Direção: Fábio Porchat.
Elenco:
Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco.
Estreia
26 de abril no Teatro das Artes - Shopping Eldorado - SP.
Duração: 70
minutos. Classificação: 14 anos.
Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e
Priscila Castello Branco transformando-se em vinte
personagens, masculinos e femininos, através de nove esquetes de Fábio Porchat.
Após uma estreia bem-sucedida no Festival de Curitiba e uma temporada lotada no
Teatro dos Quatro no Rio, o espetáculo faz agora sua estreia no Teatro das
Artes, em São Paulo.
Para montar Agora É que São Elas!,
Porchat misturou textos recém-criados e outros que, apesar de escritos em 2004
e 2005, revelam conexão com a década de 2020. Na época, Porchat era estudante
da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio, e chegou a encenar alguns deles
ao lado do saudoso colega Paulo Gustavo.