Especialista dá orientações valiosas para que as marcas engajem mais e se tornem mais próximas dos consumidores
Os influenciadores continuam sendo uma importante
ferramenta de marketing nos dias atuais, porém, o desgaste por um conteúdo
completamente promocional está se tornando cada vez mais uma realidade diante
do público. Como uma evolução natural do processo, muitas marcas resolveram dar
continuidade na estratégia, mas, para se adequarem ao novo, passaram a dar
espaço para os nano influenciadores, aqueles que possuem de mil a 10 mil
seguidores, e que se caracterizam por terem muito mais engajamento do que as
celebridades e optando por apostar em nichos de mercado específicos.
Ocorre que na prática, embora muitos consumidores
gostem de acompanhar o dia a dia de grandes influenciadores, é na opinião de
parentes e amigos próximos que vão se basear para tomar uma decisão. Ou seja,
apostar em alguém mais próximo do seu público, que seja de um ciclo de pessoas
com que ele se relaciona no dia a dia -ou tenha muito interesse-, pode surtir
mais efeito para uma campanha do que investir numa grande celebridade.
“A pessoa escolhida tem que ter total aderência com
a proposta da marca, porque os consumidores percebem quando o influenciador
realmente consome determinado produto ou não. Por isso defendemos o conteúdo
orgânico, real, em que a pessoa dá uma opinião espontânea e não apenas porque
ela foi paga para aquele serviço. E quando isso acontece, a informação deixa de
ser crível. A audiência percebe facilmente quando o influenciador não tem
conexão com a marca que está promovendo”, explica Joel Amorim, diretor da The
Insiders na América Latina, empresa que conecta marcas a pessoas reais com o
objetivo de impulsionar campanhas publicitárias com o uso de nano
influenciadores.
Na avaliação do diretor, os influenciadores menores
têm características específicas, como serem mais intimistas nas postagens que
misturam a vida pessoal com os produtos recebidos ou visitas a lugares, o que
acarreta, portanto, em maior conexão com seu público e interações com maior
vulnerabilidade e emoção. “As marcas querem e precisam se aproximar das pessoas
e esses influenciadores são o caminho para isso, pois, entre suas inúmeras
vantagens, há o fortalecimento na credibilidade e aumento de seguidores ao perfil
da marca, assim como uma maior humanização do produto e da empresa pela
simplicidade na produção e criação de conteúdos. É a marca, de fato, na rotina
do consumidor”, finaliza Amorim.
Com o declínio da mídia tradicional nos mercados
locais e regionais, é cada vez mais importante que as empresas desenvolvam uma
estratégia consistente de uso do marketing digital, aliadas com outras
estratégias que promovam seu negócio de maneira realista e idônea, transmitindo
total transparência e confiança ao consumidor.
The Insiders
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