No artigo anterior eu falei da importância de atravessarmos nossas emoções e ressignificá-las.
Vamos compreender o significado da emoção.
Toda emoção é uma energia acumulada, que
leva você a ter uma ação. Portanto nossas emoções podem estar
querendo dizer algo.
Compreender o seu significado, é o passo inicial
desta jornada de autoconhecimento.
A partir do momento que interpretamos a emoção, ela
se transforma em sentimentos. Portanto, sentimentos são a interpretação que
damos para aquela emoção naquele determinado cenário.
Então, por exemplo: eu estou me sentindo com medo e
esse medo foi gerado pelo atual cenário de pandemia. Assim sendo, o medo trouxe
como consequência uma ansiedade do que pode acontecer face ao cenário que estou
vivendo.
Se eu ficar alimentando esse medo posso me
paralisar, me bloquear e não conseguir seguir. E se eu for alimentando ainda
mais esse medo, eu posso desenvolver, por exemplo, uma síndrome do pânico.
Agir com inteligência emocional (IE) significa
não deixar a emoção te pegar. Você aprende a sair rápido dela, porém é um
efeito imediato e paliativo, como uma alivio emocional.
É como se você aprendesse a usar o extintor de
incêndio. Você aprende a aliviar, para não gerar destruição.
Já agir com competências emocionais (CE) significa
você buscar as causas das emoções destrutivas e encara, por
exemplo, a tristeza, a raiva e resolver, significa atravessar a
emoção.
Portanto a IE nos ensina a evitar a emoção, e
agirmos com competência emocional significa desenvolvermos nossas habilidades
de reconhecer as emoções e resignifica-las para evoluir.
O medo é o nosso grande visionário. Ele vê uma
dificuldade e um risco futuro e sinaliza. Cabe a mim decidir se quero usar esta
emoção para um lado destrutivo que seria me paralisar com este medo e me
fechar, ou, usar esta emoção para o lado construtivo, ou seja, entender estas
dificuldades e riscos e me preparar melhor, buscar alternativas para
atravessá-las.
Já a tristeza é uma emoção que abre você para a
cura. O estado de tristeza seria como se você estivesse passando por um estado
febril.
A raiva, já representa uma quebra de expectativas
ou desejo, ou alguém fez algo à você que te fez se sentir invadida.
Então para o lado destrutivo desta energia, você
pode reagir de forma explosiva, reativa, se vitimizar ou até mesmo desencadear
uma depressão.
Usando essa energia da raiva para um lado
construtivo, você pode criar algo diferente, em função da sua indignação. Por
exemplo, trabalhar por uma causa que esteja alinhada com os seus valores.
Nos meus mais de 20 anos atuando nas organizações
como consultora, coach e mentora, observo que se as pessoas soubessem
compreender melhor suas emoções, isso iria contribuir muito para a manutenção
da saúde mental saudável impactando positivamente os relacionamentos
interpessoais. Foi dessa minha percepção e observando empresas e pessoas por
muitos anos, que emergiu o sonho de criar uma obra, que reunisse profissionais
c-levels com as mais diversas bagagens, para juntos, trazermos contribuições
importantes para você.
No best-seller eleito pela revista Veja em
dezembro/2020 “Soft Skills – Competências Essenciais para os novos Tempos”
(Literare Books International) eu selecionei as 33 softs skills, que são as
habilidades comportamentais necessárias para o profissional do agora.
Espero que esse artigo cause reflexões em você e
que essas reflexões gerem aprendizados para agir com mais sabedoria,
compreendendo o que cada emoção pode estar te sinalizando e escolha canalizar
esta energia para o lado construtivo e de aprendizado.
Lucedile
Antunes - mentora, coach e palestrante. Coordenadora e
idealizadora do best-seller “Soft Skills: competências essenciais para os novos
tempos”. CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos
livros sobre desenvolvimento humano e organizacional.
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