Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Hipnose: Dia Mundial sem Tabaco traz cura diferente pelo gatilho da ansiedade


Imagine uma vida livre do tabagismo onde você respira ar puro e sente-se revigorado, sem os grilhões do vício do cigarro. Você sabia que de acordo com estudos científicos, a hipnose pode ser uma poderosa aliada no combate ao vício do tabagismo? À medida que o Dia Mundial sem Tabaco se aproxima, dia 31 de maio, é importante explorar as opções disponíveis para ajudar na sua jornada para uma vida livre do cigarro. 

Um estudo publicado no Journal of Cardiovascular Nursing descobriu que pacientes que receberam terapia de hipnose apresentaram taxas de sucesso mais altas na cessação do tabagismo em comparação com outros métodos tradicionais. A hipnose permitiu que eles modificassem seus padrões de pensamento e comportamento, reduzindo significativamente o desejo de fumar. 

Como professor de hipnose e PNL, tenho testemunhado o poder transformador dessa técnica em meus alunos e clientes. A hipnose proporciona uma oportunidade única de acessar o subconsciente, desvendar as raízes profundas do vício do tabagismo e criar novos padrões de pensamento e comportamento saudáveis. 

Neste Dia Mundial sem Tabaco, a hipnose pode ser uma opção viável no controle do vício do tabagismo, efetivamente. Procure um profissional especializado em hipnose, que possa guiá-lo nessa jornada de transformação. Juntos, vocês poderão explorar as ferramentas poderosas da hipnose para que você possa finalmente se libertar desse hábito prejudicial e abraçar uma vida livre do tabaco. 

Lembre-se, todo mundo possui o poder de mudar. Dê o primeiro passo em direção a uma vida saudável e livre do tabagismo.

 

Marcelo Behn
Professor de Hipnose e PNL


Pare de fumar e ganhe mais qualidade de vida

Fechando o mês de maio, no dia 31, temos o Dia Mundial Sem Tabaco, uma campanha global que busca conscientizar as pessoas a respeito dos males do tabagismo e apoiar as políticas públicas de restrição ao uso de cigarro. Infelizmente, embora tenha sido criado em 1987, um dia como esse não é capaz de mudar a cabeça de tantas pessoas que ainda fumam, mas é um esforço que vale a pena ser mantido. 

O tabagismo é um problema de saúde pública global. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da principal causa evitável de morte em todo o planeta, responsável por cerca de 8 milhões de óbitos todos os anos. Estima-se que quase 1,3 bilhão de pessoas são adeptas ao tabagismo no mundo, o que representa cerca de 20% da população adulta global; e o consumo de tabaco é mais prevalente em países de baixa e média renda, onde as políticas de controle do tabagismo são menos abrangentes e eficazes. Mesmo sendo parte desse grupo de países, o Brasil possui bons resultados no controle do tabagismo. Segundo dados do Ministério da Saúde, o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,1% (quase 20 milhões de pessoas), com maior concentração no público masculino.  

Embora os dados do tabagismo no Brasil indiquem uma tendência de redução no número de fumantes nas últimas décadas, ainda há desafios a serem enfrentados, como a alta prevalência de fumantes entre pessoas de baixa renda e a exposição ao tabagismo passivo em ambientes públicos e privados, bem como o advento dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).  

O tabagismo é responsável por uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e problemas de saúde mental. Além disso, o tabagismo também afeta a economia global, causando perdas significativas em termos de produtividade e custos de saúde. 

Sobre os DEFs – cigarros eletrônicos e vapes – vale lembrar que a importação, venda, propaganda e publicidade são proibidas em território nacional desde 2009. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a decisão foi tomada com base em estudos que indicavam que esses dispositivos representavam riscos à saúde pública e que não havia evidências suficientes para comprovar sua segurança e eficácia. A ANVISA tem reforçado a proibição dos cigarros eletrônicos e, portanto, sujeitos às mesmas restrições legais que os cigarros convencionais. 

Parar de fumar é difícil, pois trata-se de uma dependência. Ela ocorre principalmente em razão da nicotina, um alcaloide que age no sistema nervoso central e é responsável pela sensação de prazer e relaxamento que muitos fumantes relatam sentir ao fumar. Quando a nicotina é inalada através da fumaça do cigarro, ela é rapidamente absorvida pelos pulmões e levada para o sistema nervoso central. Lá, a nicotina se liga a receptores específicos nas células nervosas e desencadeia a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que produzem sensação de prazer e bem-estar. O problema é que, com o tempo, o cérebro se adapta à presença constante da nicotina e os receptores de nicotina se multiplicam. Isso pode levar a uma maior dependência do alcaloide e a uma necessidade cada vez maior de fumar para manter a sensação de prazer e evitar os sintomas de abstinência. Além da nicotina, o cigarro também contém outras substâncias químicas que podem causar dependência, como a acetaldeído e a acroleína. Por isso, o cigarro é considerado uma das drogas mais viciantes e prejudiciais à saúde. 

Porém, por mais desafiador que seja, parar é possível. Demanda esforço e determinação, além de uma mudança na rotina, pois muito do vício no cigarro se relaciona com os hábitos do fumante. Vale lembrar que, atualmente, existem diversas alternativas terapêuticas para a cessação tabágica, que vão desde a psicoterapia até terapias farmacológicas, com evidências robustas na literatura. 

Portanto, se você é tabagista e já pensou ou tentou cessar o tabagismo e não conseguiu, procure um profissional de saúde. Caso ainda não tenha considerado parar de fumar, considere.  

 

Ricardo Siufi - pneumologista e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro – Unisa. 


31 de maio - Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) alerta que o cigarro pode agravar a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Os especialistas da ASBAI ressaltam as seguintes informações:

 

ASMA:

·         A asma atinge de 10% da população brasileira

·         80% dos asmáticos têm rinite

·         Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a asma atinge cerca de 235 milhões de pessoas em todo o planeta. Só no Brasil, a doença afeta aproximadamente 20% das crianças e adolescentes. Estudos apontam que a asma é responsável pela morte de dois milhões de pessoas no mundo.

·         A asma pode ser alérgica e não alérgica. A mais comum e que atinge principalmente as crianças é a asma alérgica, desencadeada pelos alérgenos inalantes como poeira, ácaros, fungos e pólen.

·         Crianças nascidas de mães que fumaram na gravidez ou que fumam após o nascimento têm maior propensão de ter asma.

·         O cigarro, além de agravar a asma do fumante, agrava a asma das pessoas que estão próximas a ele, que inalam a fumaça passivamente.

·         Os sintomas são Inflamação dos brônquios, provocando falta de ar, sibilância, tosse, dor no peito e opressão torácica. Os sintomas costumam ser desencadeados por infecções respiratórias, exercício e exposição a alérgenos.

 


DPOC:

·         Provoca a destruição do tecido pulmonar e inflamação nos brônquios.

·         Estima-se que no Brasil cerca de 12% da população adulta tenha DPOC.

·         É a principal causa de morte por doenças respiratórias nos adultos e representa 5,5% das mortes nessa população, com maior incidência à medida que a idade avança.

·         O tabagismo é a principal causa da DPOC, mas outros poluentes inaláveis, como fumaça de fogo de lenha e material particulado de motores a combustão, também podem provocar a doença.

·         O principal sintoma é a falta de ar, que muitas vezes o tabagista acha que se deve ao avançar da idade e ao sedentarismo. Conforme a doença progride, a falta de ar torna-se cada vez mais intensa e pode ocorrer aos mínimos esforços, como tomar banho, vestir-se ou mesmo ficar repouso.

·         Pacientes com DPOC que continuam fumando têm a deterioração da sua doença mais acelerada que a daqueles que param de fumar.

 

Os especialistas da ASBAI estão à disposição para falar sobre a doença e os tratamentos disponíveis atualmente.

 

ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia
Tik Tok: @asbai_alergia
Podcast: https://auv.short.gy/ASBAIpodcast
Facebook: https://www.facebook.com/asbai.alergia
Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/
Youtube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt
Twitter: @asbai_alergia
Site: www.asbai.org.br


1 hora de uso de narguilé equivale a fumar 100 cigarros, alerta SBCO

No Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio - a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) destaca a preocupante relação entre o consumo de narguilé e o aumento do risco de desenvolvimento de cânceres no pulmão, estômago, esôfago e boca

 

Apesar de as estatísticas fornecidas pela Organização Mundial de Saúde, que estima o uso de cigarros como causa de 8 milhões de mortes anualmente, ainda observa-se uma preocupante reinvenção desse hábito prejudicial à saúde para atrair a adicção dos jovens, alerta a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco - 31 de maio. As políticas públicas brasileiras são reconhecidas mundialmente pelas quedas da prevalência de tabagismo, com o país conseguindo diminuir esse hábito em 70% entre 1990 a 2017.

Apesar disso, os cigarros eletrônicos e o narguilé, por exemplo, têm se popularizado especialmente entre pessoas de 18 a 24 anos devido ao consumo em momentos de convívio social, pelo compartilhamento com amigos em festas, pela estética das imagens nas redes sociais e, principalmente, pelos atrativos sabores das substâncias inaladas. Desde 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a utilização de aditivos nesses produtos, mas os produtores das essências de narguilé ignoram a decisão.

O médico Erlon de Ávila Carvalho, cirurgião torácico e coordenador da comissão de Tórax da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), desmente o boato que o narguilé seria menos prejudicial aos pulmões do que os cigarros convencionais.  “Pela presença de essências que mascaram o sabor ruim, algumas pessoas podem ter a falsa impressão que não é tão prejudicial, mas isso é um erro imenso. O narguilé contém quase 5000 substâncias tóxicas e uma alta concentração de nicotina bem maior que de um cigarro normal”, explica.

Além disso, os usuários costumam compartilhar o bocal do narguilé com acúmulo de saliva, que pode transmitir certas doenças como herpes, tuberculose, hepatite C e, evidentemente, Covid-19. Diversos pesquisas em várias partes do mundo já atestaram a correlação entre o uso do narguilé e o desenvolvimento de cânceres no pulmão, boca, esôfago e estômago, visto que a fumaça contém substâncias cancerígenas em quantidades gigantescas, como alcatrão, benzopireno e metais pesados. “Uma exposição de cerca de 60 minutos pode equivaler a fumar 100 cigarros e também como no cigarro o fumante passivo de narguilé também será afetado”, informa Carvalho.

Um relatório publicado pelo Instituto Nacional de Câncer afirma que os usuários de narguilé têm 339% mais risco bruto de mortalidade por câncer de pulmão em relação aos que não utilizam. O documento também mostra uma pesquisa que evidenciou associação positiva entre o uso de narguilé e o surgimento de doenças respiratórias, como bronquite, sibilância - além de doenças metabólicas e cardiovasculares.

Pesquisadores estimam que 7,3% da população brasileira consome regularmente ou já teve contato com narguilé - em torno de 9 milhões de pessoas. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a proporção salta para 17%. Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica alerta para a importância de políticas públicas de acolhimento e orientação às pessoas que desejam cessar a prática; bem como medidas mais restritivas na comercialização de essências para narguilé com sabor.

 

Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO)

 

No Dia Mundial sem Tabaco, especialista alerta para o diagnóstico precoce de DPOC

 Trata-se de um grupo de doenças intimamente relacionadas ao tabagismo que bloqueiam o fluxo de ar, dificultando a respiração




Estimativas apontam que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo têm a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Trata-se de grupo de doenças pulmonares intimamente relacionadas ao tabagismo, que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração, como a bronquite crônica e o enfisema.



No Brasil, a DPOC é considerada a quarta causa de morte da população e atinge 15% dos brasileiros, sendo mais comum na faixa etária a partir dos 50 anos.

“Por isso, além de evitar o principal fator de risco, que é o tabagismo, é essencial buscar o diagnóstico precoce e tratamento correto da doença”, enfatiza Andrea Sette, médica Pneumologista do Hospital São Luiz Itaim.

O alerta acontece na semana em que é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco (31/5), data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Dados da instituição apontam que o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano.

De acordo com a especialista a DPOC é uma doença lenta, que se inicia com sintomas discretos, como tosse, produção de muco e principalmente dispneia (falta de ar), que aos poucos fica mais frequente, afetando até mesmo a realização de atividades corriqueiras do dia a dia, como trocar de roupa.

“Se tiver algum desses sintomas, é recomendado procurar um pneumologista e fazer o exame de espirometria, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, para confirmar o diagnóstico, especialmente se for fumante ou ex-fumante”, explica a médica do São Luiz Itaim.

A unidade, localizada na zona Sul da capital paulista, conta com um Centro Médico de Especialidades que oferece consultas agendadas em 44 especialidades clínicas e cirúrgicas. Com renomados profissionais e equipamentos de ponta, o serviço é uma ótima opção para prevenção e controle de doenças, como a DPOC.

Entre os tratamentos para a DPOC está o uso de inaladores e medicamentos, terapias para reabilitação pulmonar, oxigênio, cirurgias e vacinação (para evitar infecções diversas). “No entanto, o principal é parar de fumar e adotar hábitos de vida mais saudáveis. Ações essenciais para evitar a progressão da doença e a perda das funções pulmonares”, alerta Andrea.

Além do cigarro, a exposição a outros elementos irritantes, como poluição, poeira e vapores químicos também podem contribuir para o surgimento da doença.

“Outro alerta importante é em relação ao aumento expressivo no consumo de dispositivos eletrônicos para fumar, tão perigosos quanto o cigarro. Estudos recentes apontam que os aerossóis produzidos por esse tipo de equipamento contêm quase duas mil substâncias ainda desconhecidas, incluindo produtos químicos, cancerígenos e cafeína”, revela a pneumologista.

Pesquisa do Instituto de Câncer (INCA) aponta que o uso de cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de experimentação de cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro, contribuindo para a desaceleração da queda no número de fumantes no Brasil.

COVID-19

Além das doenças diretamente relacionadas ao consumo de cigarro, o tabagismo também é um fator de risco para a covid-19, aumentando consideravelmente o risco de danos pulmonares.


Isso porque o consumo de tabaco favorece as inflamações no organismo, afetando os mecanismos de defesa. Fragilizado, o organismo fica mais vulnerável às infecções por fungos, bactérias e vírus, que afetam principalmente o pulmão.

“Além do comprometimento do pulmão, que torna o indivíduo mais suscetível a quadros graves da covid-19, temos elementos secundário relacionados principalmente à propagação do vírus, como levar produtos à boca sem higienização e compartilhamento dos bocais”, lembra a médica.



Bromidrose: por que ficar de olho nessa cirurgia?

 O odor nas axilas e nos pés é algo natural do corpo, mas quando ele se torna excessivo e muito forte, pode ser um sinal de algo mais grave. A cirurgia voltada para a bromidrose tem o principal objetivo de tratar esse problema que afeta diversas pessoas ao redor do mundo. 

Existem diversas dúvidas em torno desse procedimento. Por isso, vamos conversar sobre:

  • O que é bromidrose?
  • Quais são os sintomas e causas dela?
  • Como é feito o tratamento?

 

Confira a seguir! 


O que é bromidrose? 

A bromidrose é uma condição conhecida pelo mau odor corporal causado pela transpiração excessiva, mesmo que a pessoa siga todas as medidas de higiene. 

Esse problema acontece com maior frequência nas axilas, mas também pode ocorrer em outros locais do corpo, como nas virilhas e nos pés.

São nessas regiões que se concentram as glândulas apócrinas, responsáveis pela produção de suor, substância composta por água, sais minerais e restos de células, que são degradadas por bactérias ou fungos, resultando assim no forte odor. 

Apesar de essa condição não ser prejudicial para a saúde, ela causa um grande desconforto social, interferindo no convívio dos pacientes, prejudicando muito a qualidade de vida deles.

 

Quais os sintomas e causas? 

A bromidrose é uma consequência da alteração da microbiota da pele. Isso faz com que as bactérias e os fungos se proliferam de forma rápida e desordenada, promovendo a decomposição das secreções liberadas pelas glândulas e da queratina presente na pele, o que causa o mau cheiro. 

Além disso, outras causas para esse problema podem ser:

  • Diabetes.
  • Alcoolismo.
  • Consumo de alimentos específicos, como cebola, alho e pimenta.
  • Ingestão de alguns antibióticos.
  • Desequilíbrio de hormônios que podem alterar a transpiração do corpo e causar mau cheiro.

No que diz respeito aos sintomas, o principal e mais comum é o mau cheiro, mesmo depois de realizada uma higienização adequada do local. Em alguns casos, esse odor é acompanhado pelo suor excessivo.  

A bromidrose pode ser classificada dependendo do local afetado:

  • Axilar: caracterizada pelo mau cheiro e suor intenso nas axilas.
  • Plantar: ocorre na planta dos pés.
  • Na virilha: devido à proliferação de microrganismos na citada região.

 

Como é feito o tratamento? 

Existem vários tipos de tratamento para a bromidrose. Para determinar o melhor método para cada caso, é preciso identificar qual é a causa e, a partir disso, avaliar as opções que se adequem melhor. 

Uma das opções é por meio da cirurgia plástica, técnica que consiste na redução do número de glândulas apócrinas por aspiração ou por remoção direta. 

  • A cirurgia é feita com anestesia local e sedação total. 
  • A recuperação é muito simples, na maioria dos casos, e a cicatriz fica localizada na prega axilar.  

O Dr. Alexandre Kataoka trabalha com uma técnica inovadora de cirurgia para bromidrose, sendo destaque no setor médico.

 

Fonte: Dr. Alexandre Kataoka, Cirurgião Plástico. Perito concursado da Secretaria da Justiça de São Paulo - Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo. Diretor Adjunto do DEPRO - órgão fiscalizador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Consultor Jurídico da SBCP-SP. Representante da SBCP no CODAME/CFM. Membro Efetivo da Câmara Técnica em cirurgia plástica - CFM. Coordenador da Câmara Técnica do CREMESP.


Dia Mundial sem Tabaco - CROSP alerta sobre as doenças bucais causadas pelo hábito de fumar

Além de poder predispor doenças bucais como periodontite e halitose, e ainda induzir as pigmentações nos dentes e mucosa, o tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de boca. Dados do Centro de Oncologia Bucal (COB), uma unidade auxiliar vinculada à Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA/UNESP) especializada no diagnóstico e tratamento do câncer de boca, mostram que mais de 80% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca apresentam histórico de tabagismo. Destes, cerca de 75% consomem cigarros em conjunto com o álcool e mais de 20% são apenas tabagistas.

Os registros também mostram que a maioria dos pacientes que desenvolveram câncer de boca tratados no COB fumou mais de 35 anos ao longo da vida e consumia, em média, 20 cigarros por dia, denotando uma relação direta do desenvolvimento dos tumores de boca na população de tabagistas com o tempo e intensidade do consumo de cigarros.

Um outro dado que chama atenção nos registros do Centro Oncológico da FOA/UNESP é que os pacientes diagnosticados com câncer de boca começam a fumar com uma idade média de 12 anos, indicando uma a necessidade de atenção para esta faixa de idade, como afirma o professor de Estomatologia da FOA/UNESP,  supervisor do COB e membro da Comissão Temática de Políticas Públicas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Daniel Galera Bernabé. “Os pacientes que desenvolvem câncer de boca associado ao consumo de tabaco começam a fumar muito cedo, o que denota a necessidade de estabelecermos estratégias de prevenção para o tabagismo desde a infância e adolescência”.

Além de ser o principal fator de risco para o câncer de boca, o tabagismo tem sido associado a um pior prognóstico da doença. Muitos pacientes com câncer de boca continuam fumando mesmo após o tratamento oncológico, o que aumenta as chances de segundo tumor primário e tem impacto negativo no tempo de sobrevida.

De acordo com o Dr. Daniel Bernabé, o aconselhamento e tratamento do tabagismo deve ser oferecido para todos os fumantes e deve fazer parte do suporte oncológico multidisciplinar para pacientes com câncer de boca. “Além do câncer de boca, o consumo de tabaco também predispõe ao desenvolvimento de algumas lesões cancerizáveis como a eritroleucoplasia, leucoplasia e a eritroplasia”.

 

Cigarros eletrônicos ou vapes 

Segundo ele, é importante também ressaltar o crescente consumo, principalmente por jovens, de formas alternativas de nicotina, como o narguilé e os denominados sistemas eletrônicos de entrega de nicotina, tais como os cigarros eletrônicos ou vapes. Embora os efeitos a longo prazo do uso dos sistemas eletrônicos de entrega de nicotina sobre a ocorrência de câncer de boca sejam ainda desconhecidos, evidências recentes mostram que o uso destes dispositivos pode promover alterações genotóxicas (capacidade de alguns agentes químicos de danificar a informação genética no interior de uma célula, causando mutações) no caso, das células da mucosa bucal.

Além disso, segundo a pós-graduada em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), referência técnica de tabagismo na SES-SP e presidente da Comissão Temática de Políticas Públicas do CROSP, Dra. Sandra Silva Marques, o consumo de cigarros eletrônicos pode causar irritação na boca e garganta, náuseas, tosse e mal-estar. “Os cigarros eletrônicos produzem substâncias químicas como o acetaldeído e formaldeído (formol), cuja inalação pode estar relacionada às doenças pulmonares e cardiovasculares. De maneira similar ao que acontece em relação aos cigarros de papel e de palha, é responsabilidade do Cirurgião-Dentista orientar os pacientes e público em geral sobre as consequências danosas do cigarro eletrônico”, complementa a Dra. Sandra.

A especialista lembra ainda que o uso de tabaco tem um aspecto muito relevante com a questão da insegurança alimentar no mundo, cujo tema do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) sinaliza como urgente. “Considerando que o Brasil é o maior exportador de tabaco no mundo, salientamos a  importância dos governos em estimular programas de incentivo agrícola para que as famílias que cultivam tabaco possam estabelecer a transição de uma monocultura para a policultura de alimentos, que vêm de encontro com os eixos e metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma ação global para erradicar a pobreza, proteger a saúde planetária e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade”.

 

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)


Língua branca: Especialista explica quais são as causas da saburra lingual


Ilana Marques alerta que a língua também precisa de cuidados para manter uma boa saúde bucal 

 

A saburra lingual é uma condição que afeta a língua, caracterizada por uma camada esbranquiçada ou amarelada na superfície. Essa substância é composta por células epiteliais mortas, bactérias, restos de alimentos e outras partículas que se acumulam na língua ao longo do tempo. 

 

Segundo a odontopediatra Ilana Marques, da clínica IGM Odontopediatria, a saburra lingual é considerada um indicador da presença de biofilme bacteriano na boca. “Esse acúmulo pode ser causado por má higiene bucal, consumo excessivo de alimentos ricos em amido e açúcar, tabagismo, respiração bucal, desidratação e condições médicas subjacentes”, explica a especialista. 

 

Embora a saburra lingual seja uma condição comum, seu tratamento e prevenção são simples. “Hoje em dia existem escovas específicas para língua e até mesmo pastas próprias. Então, é muito importante a escovação regular, utilizando uma escova de dentes ou raspadores que ajudam a remover a camada de saburra e melhoram a higiene bucal.  Além disso, é importante manter uma boa higiene bucal geral, incluindo escovação adequada dos dentes, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista”, afirma Ilana.   

 

A especialista alerta ainda que a saburra lingual pode causar mau hálito, alterações no paladar e sensação de boca seca. Portanto, é importante tratar essa condição para promover a saúde bucal. “Caso a saburra persista ou haja outros sintomas associados, é recomendado buscar um profissional de saúde”, orienta a odontopediatra.  

 

Ilana também afirma que a condição pode afetar crianças e, por isso, dá algumas dicas para ajudar a combater o problema nos pequenos: 

 

  • Incentive a escovação adequada da língua: Ensine a criança a escovar a língua suavemente com uma escova de dentes macia ou com um raspador de língua. Explique a importância de remover a camada de saburra para manter a boca saudável. 
  • Demonstre o processo de escovação da língua: Mostre para a criança como escovar a língua corretamente, utilizando movimentos suaves de trás para a frente. Você pode até realizar a escovação na frente da criança para que ela possa ver como é feito. 
  • Use escovas de dentes com cerdas macias: Certifique-se de que a criança esteja usando uma escova de dentes com cerdas macias e adequadas para a sua idade. Escovas de dentes infantil com cerdas macias são menos propensas a causar desconforto na língua sensível. 
  • Encoraje a hidratação adequada: Incentive a criança a beber água regularmente para ajudar a manter a boca hidratada. A hidratação adequada ajuda a reduzir o acúmulo de saburra na língua. 
  • Promova uma dieta saudável: Uma dieta equilibrada, com baixo consumo de alimentos ricos em amido e açúcar, pode ajudar a reduzir a formação de saburra na língua. Incentive o consumo de frutas, legumes e alimentos ricos em fibras. 
  • Estabeleça uma rotina de higiene bucal: Crie uma rotina consistente de higiene bucal que inclui escovação dos dentes, uso de fio dental e limpeza da língua. Isso ajudará a criança a adquirir bons hábitos de cuidados bucais desde cedo.

 

“Lembrando que cada caso é único, por isso é sempre importante buscar a orientação de um profissional de saúde, como um odontopediatra, para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para a saburra lingual”, alerta a especialista da IGM odontopediatria. 


Resultados de mamografia devem ser entregues com imagens impressas

As imagens impressas são fundamentais para a conduta do médico
Lana_M
Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) defende que resolução em vigor no Estado de Goiás passe a valer em todo o território nacional, tanto para exames realizados no SUS quanto na Saúde Suplementar

 

Resolução publicada pelo Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) acende as discussões em esfera federal sobre a urgência de documentar em filme impresso e específico todos os exames de mamografia realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Saúde Suplementar. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a médica Rosemar Rahal destaca que há no Brasil um aumento de exames de mamografia sendo liberados para as pacientes somente com o laudo, ou seja, sem a impressão das imagens em filme. “Os resultados sem o filme podem gerar prejuízos para a avaliação e condução dos casos”, afirma. “O exame acompanhado com o número correto de imagens, sem a redução das imagens radiológicas, como já define em nível estadual a Resolução do Cremego, é fundamental para definir a conduta do profissional, que terá maior embasamento para solicitar exames complementares e indicar o melhor tratamento”, completa.

Em vigor neste mês maio, a Resolução nº 108/2023, do Cremego, determina que “o exame de mamografia deve conter o laudo emitido por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) de sua jurisdição, como também as respectivas imagens.”

A partir da publicação da Resolução, a mastologista Rosemar Rahal, da SBM, ressalta que a determinação deveria valer em todo o território nacional. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê 73.610 novos casos de câncer de mama até o fim deste ano. “O número de mamografias realizadas no SUS atinge apenas 20% do público-alvo, sendo que o ideal é 70%. Esta situação, sem dúvida, corrobora para o alto índice de mortalidade de câncer no Brasil”, diz a médica.

Neste universo de apenas 20% de rastreamento mamográfico feitos no País, a especialista ressalta que a entrega dos exames de forma inadequada torna ainda mais grave a situação do câncer de mama. “A mamografia é o melhor método de detecção precoce da doença. Os filmes, que deveriam acompanhar todos os exames, poderiam contribuir para aprimorar as avaliações, e como consequência reduzir a mortalidade em programas de rastreamento”.

Diante da ausência, na esfera federal, de uma norma semelhante à Resolução nº 108/2023, a intenção da SBM, segundo a mastologista, é estender a determinação a todo território nacional, com abrangência no SUS e na Saúde Suplementar. “Além dos filmes impressos, também consideramos importante a conformidade no que se refere a dose de radiação, compressão e o respeito a todos os itens que são apontados pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade Mamográfica (PNQM)”, afirma.

Sobre o custo financeiro com a impressão da mamografia em filme, Rosemar Rahal observa que quaisquer que forem as cifras, certamente serão inferiores aos gastos com o tratamento de uma paciente diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado. “E estamos falando também em qualidade de vida, algo que não tem preço quando consideramos a prevenção de uma doença que faz tantas vítimas no Brasil”, finaliza.


Compulsão por jogos cresce no Brasil e vício pode diminuir a qualidade de vida e até levar à falência.

Para o pesquisador e professor Leonardo Fontenelle, do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, o acompanhamento de pessoas com quadros compulsivos, revela que as motivações ao quadro de dependência devem ser tratadas no início, caso contrário a chance do indivíduo obter uma resposta satisfatória à longo prazo diminui.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o jogo patológico (atualmente conhecido como transtorno de jogo) como doença desde 1980. No Brasil, estima-se que 1% tenha transtorno do jogo, e 1,3% uma síndrome parcial, totalizando 2,3% da população. Uma condição correlata ao jogo patológico e ainda pouco compreendida é a dependência de videogames. Ainda na infância e na adolescência é possível observar alterações visíveis no dia a dia. Tarefas que antes eram rotineiras, como estudo, trabalho e amizades, ficam prejudicadas. Jogar se torna o foco principal da vida do indivíduo.

Escolher um jogo para se divertir com os amigos é diferente de sentir uma necessidade incontrolável de jogar. Uma das principais pistas de que alguém já passou dos limites é o isolamento. O jogador acaba só conseguindo interagir com pessoas online, perdendo aos poucos o contato com pessoas e experiências que fazem parte de sua realidade. É importante lembrar que não existem apenas jogos violentos e prejudiciais à saúde mental. Há também muitos jogos educativos.

Mas quando a pessoa apresenta completo desinteresse por qualquer outro tipo de passatempo é preciso buscar ajuda. Assim como no caso de qualquer outra dependência, pouco a pouco, o jogador compulsivo começa a precisar aumentar o tempo e a intensidade do jogo para atingir a satisfação e o prazer. Pessoas com dependência por jogo patológico ou de videogames costumam sofrer significativamente ao serem questionados sobre a razão de jogar por tanto tempo ou ao serem chamados a atenção para parar com o vício (que eles podem não reconhecer como problema).



Recompensa

Para o pesquisador e professor Leonardo Fontenelle, do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, o acompanhamento de pessoas com quadros compulsivos, revela que as motivações ao quadro de dependência devem ser tratadas no início, caso contrário a chance do indivíduo obter uma resposta satisfatória à longo prazo diminui.

Os diferentes tipos de dependência, sejam elas químicas ou comportamentais, estão muito ligados à recompensa. "Nestas condições há o envolvimento do sistema cerebral rico em dopamina, uma substância diretamente ligada a obtenção de prazer. Quando pessoas dependentes de jogos de azar observam o resultado da aposta, elas tendem a apresentar uma menor ativação do sistema de recompensa do cérebro, o que as leva a repetir as apostas de novo e de novo ", observa o Dr. Fontenelle.

Estudos iniciais sugerem que uma nova modalidade de psicoterapia em grupo e on-line, a chamada terapia de aceitação e compromisso, são úteis para pessoas com quadros compulsivos. Psiquiatras e terapeutas comportamentais podem auxiliar na mudança de padrões de pensamento. O que se nota é que a epidemia de Covid-19 aumentou a busca de pacientes por profissionais de saúde que ofereçam tratamentos online. A troca de experiências entre as pessoas com diferentes tipos de compulsões se mostra positiva e confortante.



Tratamento

O tratamento para a dependência comportamental em crianças e adolescentes é assunto pouco estudado. Já na fase adulta, são indicados antagonistas opióides (como a naltrexona) e eventualmente inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Apesar das mulheres estarem cada vez mais envolvidas com o vício de jogar, seja apostas online, bilhetes de loteria, cassinos e caça-níqueis, o perfil principal de pessoas diagnosticadas com jogo patológico no Brasil é formado por homens de 30 a 50 anos.

No Brasil, uma pesquisa publicada em 2014 por cientistas da USP apontou que 12% da população já havia apostado pelo menos uma vez na vida e que o vício em apostas só ficava atrás do álcool e do cigarro. A suscetibilidade à compulsão, entretanto, pode ser causada por uma série de fatores que vão da predisposição genética, determinantes sociais e exposição a eventos estressantes de vida.

"Durante muito tempo, acreditou-se que a melhor fórmula para tratar a dependência comportamental, seria eliminar o vício. Percebemos que não é bem assim. Como no caso da dependência química, existe a possibilidade de recaída. Por isso é preciso saber lidar com a aceitação e compromisso. E quanto mais cedo buscar ajuda e tratamento, melhores resultados vão ser sentidos", alerta o pesquisador Fontenelle. 



Leonardo Fontenelle - Professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRJ; Coordenador do Programa de Ansiedade, Obsessões e Compulsões do Instituto de Psiquiatria da UFRJ; Pesquisador Sênior do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e Professor do Departamento de Psiquiatria da Escola de Ciências Clínicas da Monash University, Melbourne, Austrália.


31 de Maio: participe do Dia Mundial Sem Tabaco

Um dia sem fumar para valorizar a vida. Depois, aproveite o embalo para parar de fumar de vez

 

O tema de 2023 da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco (World No Tobacco Day - WNTD) é “Precisamos de comida, não de tabaco”. A data é lembrada desde 1987, quando foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com intuito de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao fumo. A cada ano cerca de 3,5 milhões de hectares de terra são destinados ao cultivo de tabaco, que também contribui para o desmatamento de 200.000 hectares por ano.

Não é apenas o câncer de pulmão que pode ser causado pelo fumo.  “O cigarro comum, assim como os eletrônicos (dispositivo eletrônico para fumar – DEF, conhecidos também como vapes), narguilés, charutos e cachimbos contêm substâncias que estão ligadas diretamente a diversos tipos de câncer. Também estão associados ao surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, como o enfisema e a bronquite crônica, e de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio”, diz a Dra. Bruna Zaidan, diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). 

De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e mata oito milhões de pessoas a cada ano, das quais um milhão são vítimas de fumo passivo. E ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o uso do cigarro eletrônico é sim prejudicial à saúde. Tanto que a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e importação para o Brasil, desde 2009, de qualquer dispositivo eletrônico para fumar, contendo ou não nicotina e tabaco, de acordo com a RDC 46/2009

“Infelizmente, na prática vemos muitos jovens utilizando esses vapes, por isso temos que unir esforços para discutir abertamente sobre tabagismo e conscientizá-los de que apesar da vasta gama de essências aromatizadas, esses cigarros eletrônicos contêm altas doses de nicotina, que é viciante, além de substâncias potencialmente carcinogênicas”, acrescenta a Dra. Bruna Zaidan. 

A variedade de aromas oferecidos pelos cigarros eletrônicos é um chamariz para atrair a juventude, alerta a OMS. E um dos agravantes é que na adolescência o sistema nervoso está em desenvolvimento.

A cantora Rita Lee, que faleceu este mês, disse em uma entrevista ao jornal em 2021, que a vida cobraria um pedágio por ser fumante. “Era um sopro atrás do outro: pare de fumar”. 

São 4.700 substâncias tóxicas existentes no cigarro e a nicotina leva à dependência, pois alcança o sistema nervoso central em apenas 10 segundos.


Parar de fumar é compensatório 

O esforço para abandonar o cigarro vale a pena! A qualidade de vida melhora muito. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ao cessar o fumo, após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue; em 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor; em dois dias, o olfato percebe melhor os cheiros e melhora o paladar; decorrido um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio se reduz à metade; e após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao dos que nunca fumaram.

Entre os malefícios do consumo prolongado do tabaco estão os problemas de saúde bucal e doenças respiratórias, pois a fumaça atinge a faringe, laringe, traqueia, brônquios até chegar ao pulmão, o órgão mais afetado pelo fumo. O uso prolongado do tabaco pode causar enfisema pulmonar, bronquite, câncer de pulmão, para citar as doenças mais comuns.

Para quem deseja parar de fumar, o SUS oferece tratamento gratuito com sessões de psicoterapia, que pode combinar a prescrição de medicamentos para lidar com as crises de abstinência por meio do Programa de Controle do Tabagismo em todo Brasil.  

 

Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)


Especialista alerta riscos da medicação para perda de peso durante a amamentação

Descubra se é possível  perder peso durante de maneira saudável

 

Amamentar é um ato de amor e nutrição para o bebê, mas muitas mães enfrentam dúvidas e preocupações ao decidir começar uma medicação para tratar a obesidade. 

 

A Dra Lorena Balestra, nutrologista e endocrinologista, alerta que a maioria dos medicamentos para perda de peso não é recomendada para mulheres que amamentam. "Os medicamentos podem passar para o leite materno e afetar o bebê em desenvolvimento, além de terem efeitos colaterais significativos e desconhecidos durante a gestação e puerperio", explica a médica.

 

Outro ponto a ser considerado é que a perda de peso excessiva durante a amamentação pode reduzir a produção de leite, comprometendo a nutrição do bebê. Por isso, a Lorena recomenda uma abordagem segura e saudável para a perda de peso, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.

 

Compreender os riscos associados à medicação durante a amamentação é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. A amamentação pode ter muitos benefícios, incluindo a redução do risco de obesidade na criança, por isso é importante que as mães continuem a amamentar enquanto buscam opções seguras para a perda de peso.

 

Lorena afirma a importância de uma abordagem individualizada para cada paciente, especialmente quando se trata de perda de peso durante a amamentação “O papel do médico ou nutricionista é orientar as mães sobre as opções de tratamento seguras e eficazes para alcançar seus objetivos de perda de peso”, salienta.

 

"É importante que as mulheres busquem orientação sobre dieta e exercício durante a amamentação. Assim, é possível emagrecer de forma saudável e sem prejudicar a saúde do bebê", afirma a Balestra. Por isso, se você estiver amamentando e precisar de ajuda para perder peso, não hesite em procurar um profissional de saúde qualificado e especializado no assunto. 

 

 



Dra. Lorena Balestra - Lorena é médica pós-graduada em nutrologia e endocrinologia. Em 2013 fez um workshop de biologia molecular na Michigan State University, em Michigan.


Pesquisadores encontram fatores que preveem a recorrência de tumores

O estudo propõe um novo modelo de avaliação para auxiliar médicos e pacientes na decisão pelo tratamento de tumores desmóides


O principal tratamento para o tumor desmóide era a ressecção cirúrgica completa com margens amplas . Porém, devido à alta taxa de recorrência e resultados funcionais ruins após cirurgia agressiva, uma abordagem de observação e espera passou a ser a recomendação inicial para a maioria dos pacientes com tumor desmóide.

No entanto, a progressão sintomática da doença, apesar dos tratamentos clínicos, e a carga psicológica de uma doença incurável e crônica em pacientes jovens, não podem ser negligenciadas e devem ser incorporadas às políticas de tomada de decisão.

Como resultado, alguns pacientes podem necessitar de remoção cirúrgica do tumor e, consequentemente, o risco de recidiva e o benefício da cirurgia devem ser bem balanceados e discutidos individualmente com cada paciente.

Assim, um grupo de pesquisadores de São Paulo, publicou o estudo Does the Addition of Mutations of CTNNB1 S45F to Clinical Factors Allow Prediction of Local Recurrence in Patients With a Desmoid Tumor? A Local Recurrence Risk Model, que buscou explorar um modelo prognóstico molecular e clínico que avalia a recidiva de tumores desmóides em pacientes tratados com cirurgia.

O modelo estima o risco de recidiva local e auxilia na decisão terapêutica, visando evitar uma cirurgia potencialmente mórbida em um paciente com potencial de alto risco para recidiva local.



O estudo

O estudo retrospectivo reuniu 107 pacientes com tumores desmóides cirurgicamente tratados entre janeiro de 1980 e dezembro de 2015, com acompanhamento médio de 106 meses. Além de dados como idade, tamanho e localização do tumor, foram incluídas informações sobre a presença de mutações genéticas específicas (gene CTNNB1).

De acordo com os pesquisadores, a presença da mutação genética S45F no gene CTNNB1 em pacientes com tumor nas extremidades foi associada a maior risco de recidiva local.

“Observamos os pacientes com alto risco de recorrência local, conforme a presença de fatores associados. A partir desses dados, desenvolvemos um nomograma para estimar o risco individual de recidiva após a ressecção cirúrgica”, explica o Dr. Fábio Fernando Elói Pinto, Médico Titular do Núcleo de Ortopedia Oncológica do Centro de Referência de Sarcomas Ósseos e Tecidos Moles do A. C. Camargo Câncer Center, em São Paulo, autor principal do estudo.

Segundo o especialista, o modelo preditivo de recidiva local da doença combinando fatores clínicos e moleculares proposto pelos pesquisadores é simples de usar e aguarda novos estudos multicêntricos para validação de sua aplicabilidade.

“Uma vez validado, o uso do nomograma poderá ser incorporado em diretrizes de prática clínica para identificar pacientes com alto risco de recidiva após a cirurgia, auxiliando médicos e pacientes na tomada de decisão”, explica Dr. Fábio.


Tumores desmóides

Os tumores desmóides são neoplasias raras caracterizadas pela proliferação de fibroblastos. Representam apenas 0,03% de todas as neoplasias e aproximadamente 3% dos tumores de partes moles.

Este tipo de tumor é caracterizado por rápido crescimento e altas taxas de recorrência local após a cirurgia, ainda que não haja metástase à distância.

Os tumores desmóides caracterizam-se clinicamente como grandes massas, geralmente dolorosas, com padrões de crescimento variados. A maioria dos pacientes passa por períodos de sintomas de crescimento, mas também são observados longos períodos de estabilização e até mesmo regressão espontânea.

A maioria dos tumores desmóides são esporádicos e resultam em mutação nos genes da betacanenina (CTNNB1), sendo que a mutação S45F pode estar relacionada a pior prognóstico e maior risco de recidiva.


Diagnóstico e tratamento

A ressecção cirúrgica dos tumores desmóide foi, por muito tempo, a principal modalidade de tratamento. No entanto, devido à alta taxa de recorrência (cerca de 40%) e resultados funcionais ruins após tratamento cirúrgico, os cirurgiões passaram a optar pela observação, especialmente nos casos de pacientes com tumores assintomáticos e de crescimento lento.

Além disso, atualmente, novos medicamentos objetivando a terapia alvo específica têm sido desenvolvidos e utilizados no tratamento clínico dos tumores desmóides, com bons resultados no controle da doença.

Ainda assim, cada caso deve ser avaliado individualmente, com a participação do paciente, levando em consideração a presença de sintomas e eventuais repercussões físicas e psicológicas da manutenção do tumor na qualidade de vida
.



Posts mais acessados