A transformação da comunicação com os clientes para os meios digitais já era uma necessidade sinalizada há anos no mundo corporativo. Com a pandemia, se tornou uma urgência e obrigatoriedade para que pudessem continuar operando e atendendo suas demandas. Muitos comércios que antes dependiam de suas lojas físicas e da predominante atratividade visual, migraram para uma nova forma de operar online – onde a inovação aliada à comunicação é um fator crucial para o destaque da empresa em meio à alta competitividade.
Essa tendência foi comprovada em uma pesquisa feita
pela KPMG e executada pela Forrester Consulting. Em seus dados divulgados, 67%
dos entrevistados disseram ter acelerado suas estratégias de transformação na
pandemia, junto com 63% que afirmaram ter aumentado os orçamentos para tais
investimentos. No Brasil, 62% dos executivos disseram que a sobrevivência de
suas empresas é o principal motivador para a realização de investimentos em
transformação digital.
Mesmo com grandes investimentos, o efeito surpresa
da pandemia fez com que muitas empresas enfrentassem dificuldades para atingir
uma comunicação massiva e, ao mesmo tempo, personalizada nos meios digitais. Os
caminhos encontrados foram vários: enquanto algumas se preocuparam em trazer
seus colaboradores para o atendimento online, outras alinharam seu foco no
desenvolvimento de sistemas e robôs para desempenhar tal função. Ambas são
válidas, mas uma coisa é certa: em qualquer estratégia de inovação na
comunicação, os grandes protagonistas e líderes desse processo são as pessoas,
e não a tecnologia em si.
O papel da tecnologia é de apresentar todas as
possibilidades de caminhos a serem percorridos, abrindo espaço para meios que
tornem atingível este objetivo. Se analisarmos o caso dos robôs, como exemplo,
eles são excelentes ferramentas que, por meio da inteligência artificial, são
capazes de aprender constantemente o comportamento dos consumidores e conhecer suas
necessidades, a fim de manter um relacionamento próximo de acordo com cada
perfil, tornando a experiência do usuário muito mais rica.
Contudo, cabe destacar que sempre existe um cérebro
por trás da inovação – quem pensa, planeja e desenvolve. As pessoas são os
grandes líderes da inovação na comunicação com o cliente; essenciais para o
monitoramento desses sistemas e para garantir seu funcionamento de forma
eficaz.
Por outro lado, sempre teremos novos produtos para
aperfeiçoar cada vez mais a usabilidade do cliente. Como exemplo, o RCS (Rich
Communication Services) é um novo serviço de mensageria protocolado pelo Google
para trazer uma experiência de comunicação muito mais rica para dentro do SMS.
Ele permite um combo de ações fascinante: ver um carrossel de imagens, receber
vídeos, desempenhar ações de forma rápida por meio de botões e muito mais.
Todas essas novas tecnologias estão proporcionando
enormes facilidades e revoluções na comunicação com os clientes. As empresas
que apostarem nessas oportunidades, com certeza irão sair na frente de seus
competidores. Mesmo que possam enfrentar dificuldades no começo, a tendência é
que desenvolvam um aprendizado constante e estratégico para seu destaque no
mercado.
Em suma, não há nenhum segredo para inovar na comunicação
com os clientes, mas sim algumas dicas que podem contribuir significativamente.
É preciso estar atento a tudo que há de novo no mercado e, principalmente, ter
pessoas com um mindset inovador e disruptivo em seu time. Dessa forma, as
chances de crescer muito mais rapidamente do que a concorrência são enormes,
independente de porte ou segmento. O que importa, de fato, é se preocupar ao
máximo em garantir uma experiência próxima e assertiva com seus consumidores.
Bernardo
Borzone - diretor de receitas responsável pelas áreas de
Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em
soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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