Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Prouni: teste vocacional do Pravaler ajuda jovens a decidirem qual curso escolher

O questionário está disponível no site da plataforma e pode ajudar os indecisos a tomarem uma decisão final


Até 1º de fevereiro estão abertas as inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni), que possibilita que estudantes de todo o país que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 consigam bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas. Em 2024, o programa oferecerá mais de 400 mil vagas, sendo assim uma das principais alternativas para jovens que não atingiram as notas de corte necessárias para garantirem uma vaga nas universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).  

Entretanto, conforme se aproximam as últimas oportunidades de recorrer a alternativas de ingresso à educação superior por meio das opções disponibilizadas pelo governo federal, muitos estudantes podem se encontrar com dúvidas em relação ao curso que devem escolher. Para ajudá-los a tomar essa importante decisão, o Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, disponibiliza em seu site um teste vocacional gratuito que ajuda os interessados a descobrirem qual carreira combina com seu perfil.

“Nosso objetivo é o de garantir que o estudante possa cursar a graduação que sempre sonhou, mas sabemos como a indecisão pode ser comum durante esses momentos finais, e o teste pode ser uma ótima forma de sanar essa dúvida”, explica Beto Dantas, COO do Pravaler. 

 

Dantas destaca que a ferramenta é muito útil tanto para os estudantes que estão mais indecisos e querem descobrir um leque de profissões compatíveis com seu perfil, incluindo algumas que podem nunca terem considerado, e até mesmo para aqueles que já têm uma ideia do que escolher, mas gostariam de uma confirmação. “Em mais de 20 anos de história, já contribuímos com a inserção de mais de 300 mil estudantes em universidades. A partir do momento que o jovem escolhe o curso que ele quer seguir como carreira, ele se sente mais motivado para ingressar no mercado de trabalho e, consequentemente, a evasão nas instituições é reduzida ao mesmo tempo que ampliamos a presença de alunos no ensino superior”, pontua o executivo.


Após o encerramento das inscrições do Prouni, estudantes ainda poderão inscrever-se no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que terá início em março. No entanto, caso não desejem se limitar a opções do governo, poderão optar pelo financiamento privado do Pravaler, dando início a seus estudos ainda no começo do primeiro semestre de 2024, independente do desempenho no Enem. Para saber mais, acesse o site da edfintech.



DIA DE IEMANJÁ: SAIBA SE CONECTAR COM ESSA ENERGIA

 


Dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia de Iemanjá.


No dia 2 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá, e para homenageá-la muitas pessoas fazem uma oração para Iemanjá. Além disso, muitas regiões aproveitam esse dia para agradecer a padroeira dos pescadores e pedir suas bênçãos. 

“Assim como outras grandes divindades, o dia de Iemanjá na Umbanda e outras religiões africanas também tem uma certa influência do Catolicismo. Apesar de ter suas raízes em uma cultura antiga, o Dia de Iemanjá também é comemorado junto com uma divindade da religião Católica, a Nossa Senhora dos Navegantes. Entretanto, ambas costumam ser comparadas com frequência, pois muitas de suas características são parecidas. Por isso, como muitas outras datas, a igreja Católica acabou incorporando essa data em seu calendário também, para que mais fiéis fossem atraídos.” explica a consultora esotérica do Astrocentro Yara Vieira. 

Apesar de saber qual é o dia de Iemanjá, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que fazer para se conectar com ela. Segunda Yara, oferendas com flores brancas, velas azuis, perfumes, colares de contas azuis, comida branca (como arroz de leite e acaçá); Procissões, Música e dança: Ritmos afro-brasileiros celebram a força e a beleza de Iemanjá e saudação a Odoya e Odociabá, são formas de se conectar com a entidade.


Rituais para o dia de Iemanjá

“Geralmente Iemanjá é reverenciada para ajudar com a proteção dos lares, fertilidade e para trazer sorte e paz.” comenta Yara. Sendo assim, veja alguns rituais simples que podem ser feitos no dia 2 de fevereiro para reverenciar essa divindade


Proteção

Usando pérolas próximas ao seu chakra cardíaco ou algum simbólico que conecte a Mamãe Sereia, repita as seguintes palavras:

‘“Iemanjá, Rainha do mar, proteja meus caminhos,

afaste as tempestades e adversidades da minha vida.”


Fertilidade

Esse ritual pode ser feito para pedir fertilidade e principalmente para pedir a bênção de Iemanjá em sua gestação. Primeiramente, deite na areia e deixe a espuma das águas banhar seu corpo, enquanto pede saúde e uma gestação plena e saudável. Então, repita as palavras:

“Iemanjá, Mãe de todos, abençoe meu ventre com a dádiva da vida.”


Paz

Para potencializar esse ritual você pode fazer banhos de lavanda e lavar a cabeça ( ori) com água de coco verde. Então, repita:

“Iemanjá, Senhora das águas, traga paz e serenidade ao meu coração e ao mundo.”


Simpatias para o dia de IemanjáPara abrir caminhos

Para fazê-la você vai precisar somente de uma coisa, flores brancas. Então, jogue flores no mar com delicadeza, e com o seu pedido em mente. Enquanto faz isso, pense, visualize e imagine o mar fazendo a renovação do seu pedido, deixando para trás o ego e abrindo o seu coração. Além disso, converse de forma serena com a mãe, com a certeza de que ela está ali só para te escutar.


Para atrair amor

Com um colar de contas azuis e perfume de alfazema, faça um pedido à Iemanjá. Assim, quando seu pedido for atendido, faça doações em creches, pois a grande mãe estará feliz pelo seu ato caridoso e manterá seu relacionamento.


Para ter prosperidade

Para fazer essa simpatia você vai precisar de:

  • 1 vela azul;
  • copo;
  • 1 manjar de coco.

Primeiramente, acenda a Iemanjá pedindo sua bênção. E para reforçar, distribua todo o manjar de coco para pessoas carentes.


Astrocentro

 

"Ceratopigmentação reconstrutiva para olhos cegos"


Procedimento busca melhorar a aparência estética, proporcionando bem-estar ao paciente

 

Técnica que busca melhorar a aparência estética de olhos que perderam a visão devido a diferentes causas, como doenças, lesões ou malformações congênitas, a Ceratopigmentação reconstrutiva para olhos cegos é especialmente valiosa para pessoas que desejam melhorar a simetria facial e amenizar os efeitos psicológicos associados à perda da visão.

No Brasil, uma referência no assunto é o oftalmologista Dr. Alexandre X. da Costa, ou Dr.Xis. Nos últimos oito anos, ele já operou mais de 100 pessoas, reconstruindo a estética e autoestima do paciente.

“Aqui no país, não é permitido colorir olhos sadios, principalmente pelos riscos que oferece, como sensibilidade, inflamação, infecção e vermelhidão. O procedimento é feito no centro cirúrgico, e leva de uma semana a um mês para cicatrizar”, fala o especialista.

O Conselho Federal de Medicina autoriza a cirurgia para olhos cegos, a fim de proporcionar bem-estar ao paciente. Por ser uma região muito delicada, somente médicos oftalmologistas podem realizar, utilizando pigmentos específicos, criando uma aparência natural na área ao redor do olho, simulando a íris e a pupila.

“Nosso objetivo é proporcionar uma sensação de normalidade estética, permitindo que os pacientes se sintam mais confiantes e confortáveis com sua aparência", afirma o Dr. Xis.

O procedimento é contraindicado quando existe uma inflamação em atividade no olho ou a córnea muito fina, com risco de perfuração. Antes de realizar a cirurgia é solicitado exames, como de sangue e eletrocardiograma para avaliação pré-anestésica.

Por ser uma tinta permanente, a durabilidade dela é para a vida toda e pode ser usado em qualquer pessoa.

“Na ceratopigmentação reconstrutiva, não há uma idade mínima para a cirurgia. Cada caso é único, e a decisão de realizar a intervenção deve ser cuidadosamente avaliada em conjunto com os pais ou responsáveis. Já houve casos de procedimentos realizados com sucesso em crianças a partir de 7 anos. A abordagem sensível e personalizada é fundamental para garantir o bem-estar e a satisfação do paciente”, conclui Dr.Xis.


Instagram @dr.xis



Volta às aulas: momento pode aumentar infecções virais em crianças

 

Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial oferece dicas de saúde para evitar contágio de doenças virais respiratórias

 

As férias escolares já estão chegando ao fim, e a volta às aulas é sempre um momento muito aguardado pelas crianças e pelos pais. Mas é necessário que os responsáveis garantam um retorno mais seguro para a saúde dos pequenos, reduzindo as chances de contaminação viral e infecções. 

De acordo com o otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica, Dr. Rodrigo Guimarães Pereira, a volta ao ambiente escolar requer a implementação de medidas preventivas para minimizar os riscos de transmissão de doenças virais respiratórias. “Não podemos subestimar a importância deste momento para a saúde escolar e como isso afeta a dinâmica familiar. À medida que as crianças interagem com pessoas fora do círculo familiar, é comum notar um estímulo no sistema imunológico”, acrescenta o especialista. 

A mudança na rotina e a presença de doenças facilmente transmitidas são fatores que impactam diretamente a vida das crianças e daqueles que estão ao seu redor. E para auxiliar pais, alunos e professores, Dr. Rodrigo oferece orientações para minimizar os riscos de transmissão de doenças virais respiratórias:

  • Higienização frequente das mãos:

Higienizar as mãos é fundamental na prevenção de diversas doenças infecciosas. Essa medida é considerada uma das mais importantes, tanto para a nossa saúde quanto para a saúde dos que estão ao redor. Com essa prática, é possível eliminar sujeiras, germes e bactérias que podem contribuir para o surgimento de doenças.

  • Evitar tocar o rosto:

Tocar olhos, nariz e boca aumenta a probabilidade de contato com vírus. Evitar esse hábito é uma atitude preventiva significativa.

  • Higienização nasal:

A mucosa nasal é uma barreira importante contra infecções. A higienização com soro fisiológico é importante nas crianças alérgicas, com obstrução nasal e/ou que apresentem secreções, pois mantém a mucosa nasal limpa, hidratada e ajuda a desobstruir o nariz.

  • Cobrir vias respiratórias ao tossir ou espirrar:

Ao tossir ou espirrar, é crucial cobrir o rosto, por exemplo, utilizando a parte interna do cotovelo, para evitar a propagação de gotículas de saliva.

  • Limpeza regular de superfícies:

Feita com água e detergente ou álcool, a higienização constante de superfícies e objetos de uso frequente, como materiais pedagógicos compartilhados, é crucial para eliminar microrganismos.

  • Não compartilhar objetos pessoais:

Itens como garrafinhas, copos e talheres, devem ser de uso individual para evitar a transmissão de doenças contagiosas.

 

“Além dos cuidados listados acima, é importante evitar que crianças e jovens com sintomas respiratórios frequentem ambientes coletivos, sem avaliação médica. Ao menor sinal de que a saúde está comprometida, é necessário a ida a um médico”, finaliza Guimarães.



Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial - ABORL-CCF

 

Dia Nacional da Mamografia alerta para gargalos no sistema de rastreamento da doença no Brasil e a importância da detecção precoce

Mulheres devem realizar o exame a partir dos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM); Hábitos saudáveis também ajudam na prevenção

 

Apenas um quarto das mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizam exame de rastreamento de câncer de mama no Brasil. A campanha do Dia Nacional da Mamografia, que é lembrado no dia 5 de fevereiro, foi criada para conscientizar a população e os agentes públicos e privados de saúde sobre o tema. O dado assusta especialistas no país, já que a mamografia é a forma mais efetiva de detectar a doença em estágios iniciais, melhorando as taxas de cura da doença. 

A recomendação da realização nessas idades é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também indica que ao menos 70% das mulheres sem sintomas da doença façam mamografia de rastreamento a fim de reduzir a mortalidade pela doença – visto que o câncer de mama passou a ser, em 2020, a maior causa de morte por câncer globalmente. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica a realização do exame ainda mais cedo: a partir dos 40 anos. 

“A gente imaginava que no pós pandemia haveria uma corrida das mulheres para a realização de mamografia, mas o que se viu em 2022 e 2023 é que os números ficaram apenas semelhantes aos anteriores à pandemia, o que é muito ruim. A taxa de mortalidade por câncer de mama em 2020 foi de 16.47 por 100.000 mulheres. Esse percentual pode ser reduzido tanto com o aumento do rastreio e do diagnóstico precoce quanto pela adoção de hábitos preventivos”, explica Max Senna Mano, líder nacional da especialidade de câncer de mama da Oncoclínicas. 

Os dados do país refletem um cenário grave. "Para se ter uma ideia mais precisa, segundo a SBM, uma em cada 8 mulheres receberá um diagnóstico de câncer de mama durante a vida. São milhares de vidas que podem ser salvas a partir da realização de um exame simples, disponível tanto na rede pública quanto na rede privada”, enfatiza.

Além do exame de mamografia, a adoção de hábitos saudáveis, como controle do peso, prática de exercícios físicos regulares e alimentação saudável continuam sendo parte da receita para evitar o aparecimento da doença. “E não apenas de câncer de mama, mas de diversos outros tipos de câncer e até mesmo doenças cardiovasculares, diabetes, demência, etc. A busca por uma vida saudável, sem tabagismo e sem (ou com baixo) consumo de bebidas alcoólicas, continua sendo fundamental”, comenta. 


Como o exame de mamografia é feito?

A mamografia tem o objetivo de avaliar o tecido mamário. Contudo, ela não deve ser realizada apenas quando existe suspeita de câncer de mama. Geralmente, o procedimento dura cerca de 20 minutos e é capaz de identificar tumores em fase inicial – idealmente, ainda não palpáveis.

Através de duas placas, as mamas são pressionadas na horizontal e vertical para a avaliação adequada. O exame pode causar um pouco de desconforto, mas a compressão é rápida e a dor passageira. Para um maior conforto da paciente, é recomendado que o agendamento seja realizado para alguns dias após a menstruação, período em que as mamas estão menos sensíveis.

O exame não é recomendado caso a mulher esteja amamentando ou grávida. Em situações como essa, o médico poderá solicitar outros exames de rastreamento que não sejam prejudiciais para a mãe e para o bebê, como o ultrassom. 


Diagnóstico precoce é essencial na luta contra o câncer de mama

A descoberta tardia do câncer de mama pelo atraso ou não realização de exames de rastreamento e a falta de acesso a tratamentos, especialmente em países em desenvolvimento, estão entre os aspectos ressaltados pela OMS como efeitos que afetam diretamente os cuidados oncológicos. Dentre os tumores sólidos, os tumores de mama são atualmente os mais incidentes a nível mundial – tendo em 2020 ultrapassado o câncer de pulmão. 

“O primeiro e principal passo para vencermos a doença é o conhecimento. Temos que otimizar a exposição das informações para que cada vez mais mulheres e a população em geral estejam conscientes da necessidade de realização da mamografia”, afirma Max Mano.

Quando detectado em estágios iniciais, o câncer de mama chega a 95% de chance de cura. “Atualmente contamos com um amplo arsenal de alternativas de tratamentos, condutas precisas que aliadas ao diagnóstico precoce garantem a alta taxa de cura e a qualidade de vida aos nossos pacientes em todas as etapas de sua jornada oncológica.  A decisão pelo tipo de terapêutica a ser adotada depende sempre da fase da doença (estadiamento), do tipo do tumor e das condições clínicas da paciente - como idade, doenças preexistentes, entre outras. Entre os procedimentos empregados, pode haver cirurgia, radioterapia, quimioterapia, endocrinoterapia, terapia biológica (ou terapia alvo) e imunoterapia”, explica.

Max Mano reforça que “o câncer não espera”. A condição faz parte do rol de doenças estabelecido pelo Ministério da Saúde, cujo tratamento não pode ser considerado eletivo. Atualmente, estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que são esperados ao menos outros 704 mil diagnósticos de câncer até o final de 2024, sendo que mais de 10% desse total - 73.610 - serão referentes a tumores de mama.



Oncoclínicas&Co.
http://www.grupooncoclinicas.com


Como cuidar da saúde das crianças durante o calor intenso?

 

Durante uma onda de calor, é crucial tomar medidas para
garantir a saúde e bem-estar das crianças
 (Imagem: Bernardo Franciulli - MKT - Colégio Marista Glória)

Coordenadora pedagógica do Colégio Marista Glória, localizado em São Paulo, traz 7 dicas para orientar pais e cuidadores 

 

A influência das emissões de gases poluentes e do fenômeno climático El Niño, que deve se manter ativo por mais seis meses, poderá fazer com que 2024 seja ainda mais quente do que 2023, ano que bateu recordes históricos de temperatura.

 

Cientistas já esperam que 2023, com seguidos eventos extremos no país, tenha sido o ano mais quente já registrado na história do planeta Terra.

 

Durante uma onda de calor, é crucial tomar medidas para garantir a saúde e bem-estar das crianças, pois elas são mais vulneráveis aos efeitos do calor extremo. 

 

Larissa Dias Menis, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), passa algumas orientações para cuidar da saúde das crianças durante esta onda de calor:

 

1. Hidratação adequada

 

Incentive as crianças a beberem bastante água ao longo do dia, mesmo que não estejam com sede. Evite bebidas com cafeína e açúcares adicionados, pois podem contribuir para a desidratação.

 

2. Roupas leves

 

Vista as crianças com roupas leves, de cores claras e tecidos respiráveis. Evite roupas escuras, que absorvem mais calor.

 

3. Proteção solar

 

Aplique protetor solar de amplo espectro com fator de proteção solar (FPS) adequado para a pele das crianças. Use chapéus de abas largas para proteger o rosto e pescoço.

 

4. Horários de atividade ao ar livre

 

Evite atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia. Opte por brincadeiras ao ar livre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde.

 

5. Ambiente ventilado

 

Mantenha os ambientes internos bem ventilados. Use ventiladores e/ou ar-condicionado, se disponíveis.

 

6. Banhos “frescos”

 

Dê às crianças banhos “frescos” para ajudar a reduzir a temperatura corporal.

 

7. Restrição de exposição solar direta

 

Evite a exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. Esteja atento a sinais de insolação, como pele quente e seca, tonturas, confusão mental e náuseas. Caso ocorra, procure assistência médica imediatamente.



Colégios Maristas
maristabrasil.org/

 

SP registra aumento de 26,7% nos casos de dengue; prevenção e vacinação são indicadas para evitar a doença

 

Divulgação/Takeda

Em 2023, foram notificadas 8.466 ocorrências da enfermidade no estado durante as três primeiras semanas do ano, enquanto em 2024 já são 10.728, o equivalente a 24,15 por 100 mil habitantes

 

O estado de São Paulo fechou 2023 com uma queda de 2% nos números gerais da dengue em comparação com 2022, mas o novo ano começou com uma crescente que pode ser a maior da história. Apenas nas primeiras três semanas de 2024, já são 10.728 casos da doença, um aumento de 26,7% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Estado, divulgados em janeiro. A situação é ainda mais grave na capital paulista, com 400% mais ocorrências, enquanto por todo o Brasil o número de prováveis já é de 217 mil. 

O infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, destaca que a população pode evitar a proliferação de Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – com medidas simples e combater a proliferação da doença. 

“Devemos evitar manter água parada em ambientes internos e externos, que é o cenário ideal para a reprodução desse inseto, principalmente durante o verão, porque as chuvas e o calor favorecem a multiplicação dos mosquitos. Por isso, deve-se evitar o acúmulo de água em latas, potes, pneus, tampas, garrafas e calhas, deixando-as desobstruídas e livres de folhas e galhos. É necessário também cobrir adequadamente as caixas d'água e tratar as piscinas para evitar que virem moradas do Aedes”, informa. 

O especialista também recomenda a vacinação contra a doença para prevenir casos graves, como internação e morte. Atualmente, no Brasil, está disponível a vacina Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda. Ela foi a primeira autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e protege contra os quatro tipos do vírus (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4), sendo que as dos tipos 1, 2 e 4 são as mais comuns no Brasil. 

A vacina pode ser aplicada tanto em pessoas que nunca tiveram dengue como nas que já tiveram a doença. O imunizante está acessível na rede privada. “A Qdenga é uma vacina segura, com excelente eficiência, e que pode ser administrada em pessoas de 4 a 60 anos”, informa o infectologista, acrescentando que “o imunizante ajuda a prevenir mais de 80% dos casos de dengue, reduzindo em 90% as hospitalizações”. Em fevereiro, ela deverá ser incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS), mas focada em públicos e regiões prioritárias.

 

Diagnóstico precoce 

O diagnóstico da doença pode ser feito por meio de diferentes exames. O Sabin, por exemplo, disponibiliza os testes rápidos para antígeno NS1 e anticorpos IgG e IgM, com a liberação do resultado em até um dia útil. Já a detecção do vírus da dengue por PCR tem resultado em até três dias úteis. “O Sabin também oferece o PCR combo, que detecta três vírus – dengue, zika e chikungunya – com resultado em quatro dias úteis, a partir da coleta de uma única amostra de sangue do paciente”, informa a coordenadora do Núcleo Técnico Operacional do Sabin, Híbera Brandão. 



Grupo Sabin
acesse o site da companhia
LinkedIn da empresa


Sociedade Brasileira de Diabetes alerta sobre cuidados na compra do Ozempic

Anvisa identifica novo lote de medicamento falsificado; OMS diz que casos crescem em todo o mundo


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou um novo lote de Ozempic falsificado, de acordo com a plataforma do órgão para consulta a produtos irregulares. O lote é o MP5A064, com embalagem em espanhol. Este medicamento é indicado para pacientes com diabetes, mas também é usado para emagrecimento.

Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta mundial sobre a escassez dos remédios conhecidos como agonistas de GLP-1 – como a semaglutida, princípio ativo do Ozempic e do Wegovy. Diante disso, a entidade vem notando o crescimento da falsificação desses medicamentos em todo o mundo.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) orienta os pacientes a não comprarem o medicamento em fontes como a internet, onde os preços costumam ser baixos, mas não há como saber se o produto é falso. O ideal, de acordo com a SBD, é adquirir apenas em farmácias, onde há a garantia da eficácia do medicamento e o cuidado no armazenamento que o produto exige. Em caso de dúvida, o paciente deve conversar com o médico.


Carnaval sem desculpas: A Nutricionista Vanessa Costa ensina como manter a saúde em meio à folia

Uma semana inteira de comemoração que pode causar certo "estrago" caso você não tenha em mente o mínimo necessário para curtir a folia e conter os danos


Enquanto os dias de festa se aproximam, surge a dúvida: é possível aproveitar o Carnaval sem abrir mão da saúde? Conciliar a diversão desses dias com hábitos alimentares saudáveis é um desafio, e a chave está no equilíbrio e na moderação. E pensando nisso, a nutricionista Vanessa Costa, especializada em Nutrição Estética e Saúde da Mulher - Criadora do Método Reset, revela dicas essenciais para curtir o carnaval, e ainda sim, cuidar de você e da sua alimentação.


Abra alas para todas as refeições do dia!

Segundo a nutricionista, por mais que a rotina seja agitada, dê preferência a fazer todas as suas refeições do dia, mantendo o consumo de frutas, verduras, legumes e fontes de proteína magra.

“Planeje suas refeições antes e depois dos eventos. É crucial para garantir energia e recuperação adequadas. Manter os níveis de nutrientes adequados vai garantir que você passe pelo carnaval com a saúde em dia e contendo os danos. Então, antes e depois da folia, priorize refeições saudáveis e balanceadas. Combine carboidratos complexos com proteínas e gorduras saudáveis”, comenta Vanessa.


O calor e a agitação do Carnaval exigem uma atenção especial à hidratação!

Manter-se bem hidratado é fundamental para o bom funcionamento do corpo e a prevenção da desidratação em meio à folia. Lembre-se sempre da conta da hidratação (seu peso x 0,35ml). Leve uma garrafa de água reutilizável e intercale o consumo de água com bebidas alcoólicas para manter o equilíbrio hídrico.


Fazer escolhas inteligentes é essencial!

Em eventos de Carnaval, onde as opções de comida rápida nem sempre são as mais saudáveis, fazer escolhas inteligentes é essencial. Opte por opções mais leves, como espetinhos de frutas ou sanduíches naturais. Antes de sair, faça uma refeição balanceada para diminuir a tentação de recorrer a opções menos saudáveis.


Em casa, tente manter-se no plano o máximo que conseguir!

Uma boa estratégia é compensar os excessos com escolhas mais saudáveis nas refeições seguintes. Então, em casa, tente manter-se no plano o máximo que conseguir. Após um dia de excessos, priorize alimentos ricos em fibras e nutrientes no dia seguinte para restaurar o equilíbrio.


Escolha suas opções favoritas em porções menores para degustar sem exageros!

Contra o excesso, algumas estratégias podem funcionar como compartilhar porções, fazer escolhas conscientes e evitar o consumo apressado ajuda a controlar a ingestão calórica. No caso de ter muitas variedades, escolha suas opções favoritas em porções menores para degustar sem exageros. “Comece pelas frutas e fibras seguido das proteínas. Na hora de comer seus favoritos, você vai ver que a quantidade vai diminuir”, revela Vanessa.


Snacks saudáveis e barras de proteína

Para quem possui restrições alimentares, é essencial adaptar o planejamento para garantir opções seguras nesses dias e se certificar de que você vai encontrar lanches que atendam suas necessidades. Uma dica é ter sempre à mão snacks saudáveis e barras de proteína para sempre que a fome apertar.


Cuidado com os energéticos!

Alguns buscam suplementos energéticos para manter o pique durante o Carnaval. No entanto, é importante usar esses suplementos com cautela e, se necessário, sob orientação profissional. Então, caso considere o uso de suplementos, consulte um profissional de saúde para avaliar a necessidade e a segurança.


Alimentos que vão te ajudar a recuperar e encarar os dias de folia.

1- Água, água de coco ou bebidas isotônicas ajudam a repor os fluidos perdidos durante a festa, mantendo o equilíbrio hídrico do corpo.

2- Frutas como laranja, grapefruit e kiwi são ricas em vitamina C, que auxilia na recuperação do sistema imunológico e na redução do cansaço.

3- Banana, rica em potássio, ajuda a repor os eletrólitos perdidos durante a transpiração excessiva, além de fornecer energia rápida devido aos seus carboidratos naturais.

4- Ovos: Fonte de proteína de alta qualidade, os ovos contêm aminoácidos essenciais que são importantes para a reparação e recuperação muscular.

5- A aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis que ajudam na digestão e saciedade.

6- Abacate: Rico em gorduras saudáveis, o abacate fornece uma fonte de energia duradoura, além de conter vitaminas e minerais essenciais para a recuperação.

7- Salmão ou outros peixes gordurosos: Peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como o salmão, possuem propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação.

8- Vegetais como espinafre, couve e rúcula são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam na desintoxicação e na recuperação do corpo. 



Vanessa Costa - nutricionista especializada em Nutrição Estética e Saúde da Mulher, é a criadora do Método Reset. Além disso, desde os 21 anos é empreendedora e fundadora de uma federação esportiva. Diariamente, Vanessa compartilha em suas redes sociais estratégias, receitas e seu estilo de vida, inspirando mais de 80k mulheres a alcançarem a felicidade e recuperarem o controle de suas vidas.


Sede de bem-estar: cuidado com a hidratação deve ser redobrado no verã

Você sabe qual a necessidade diária de consumo de água para um organismo saudável? A professora Marina Koffke ensina o cálculo e destaca os benefícios de manter o corpo hidratado


Para o organismo funcionar adequadamente o consumo de água é essencial em qualquer estação do ano. Mas durante o verão o cuidado precisa ser redobrado. “Chás, cafés, sucos naturais, podem contribuir na hidratação ao longo do dia, da mesma forma que alguns alimentos, como frutas, verduras, legumes - especialmente se consumidos de forma natural - vão ajudar na hidratação. No entanto, não há substituição para a água”, destaca a professora de Nutrição da UniSociesc, Marina Koffke.  

E se você está sentindo sede ao longo do dia é porque seu corpo já está dando sinais de desidratação. O cálculo sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a quantidade adequada de consumo de água para adultos saudáveis é de 35 mls de água para cada quilo de peso. Uma pessoa de 60 quilos, por exemplo, teria o consumo indicado de 2,1 litros de água por dia (35x60) ou ainda, uma pessoa de 80 quilos, teria o consumo indicado de 2,8 litros de água por dia (35x80). “Por isso, de forma geral, se fala para as pessoas consumirem pelo menos 2 litros de água por dia”, explica Marina. 

Este cálculo é uma média do quanto a pessoa perde de água por dia e precisa repor para manter o organismo saudável. Mas nos dias em que as pessoas estão expostas ao sol e ao calor intenso (como na praia, por exemplo) ou praticando uma atividade física de grande esforço, ou pulando Carnaval, esta quantidade de água por quilo de peso será ainda maior. No geral, as pessoas têm muita dificuldade de atingir a hidratação ideal. É importante lembrar que algumas pessoas têm condições de saúde específicas em que a indicação de consumo é menor.  

No caso de doenças como a dengue, por exemplo, o organismo vai se beneficiar - e muito - de uma hidratação acima da média. Em casos de viroses e intoxicações alimentares - bastante comuns na temporada de praia - também há benefícios com uma hidratação mais intensa. A professora observa que bebidas industrializadas (como chás e sucos) devem ser evitadas por causa da grande quantidade de açúcar, mas lembra que uma opção interessante quando o objetivo é hidratação é o uso de águas saborizadas feitas em casa. 

“A água saborizada é uma excelente opção para quem tem mais dificuldade no consumo ou sente menos sede, como os idosos, por exemplo. Cortar uma fruta de preferência (laranja, limão, abacaxi, morango, por exemplo) - apenas para dar um gostinho diferente -, colocar umas folhas de hortelã ou alecrim numa jarra ou numa garrafa e ir completando com água ao longo do dia. É uma forma interessante de variar o sabor e consumir a quantidade de água que o organismo precisa”, sugere.

 

Benefícios da água para o corpo


Com o corpo hidratado as atividades celulares e o transporte e absorção de nutrientes são facilitados, a digestão ocorre de maneira tranquila e o funcionamento dos rins é melhor. Hidratado, o corpo faz naturalmente a regulação da temperatura e da pressão arterial e até mesmo ajuda a controlar a frequência cardíaca. E tem ainda aqueles benefícios que você consegue enxergar, como a melhora da pele e dos cabelos, por exemplo. 

A hidratação adequada, aliada a uma alimentação saudável, prática de atividade física e um sono reparador, serão grandes aliados da saúde geral do organismo. “Cansaço, fadiga, dor de cabeça podem ser alguns sintomas de desidratação, por exemplo. E vale ressaltar que estes sintomas podem ocorrer no dia a dia, em qualquer estação do ano. Ao primeiro sinal desses sintomas vale lembrar se você está realmente cuidando da hidratação. Às vezes aquela dorzinha de cabeça é apenas falta de água”, alerta a professora.


Ela faz questão de observar que estes sintomas podem sim, ser indícios de algo mais grave, mas muitas vezes esta questão do consumo de água passa despercebida. “Mantenham a hidratação, aliada a uma alimentação saudável e muitos problemas de saúde serão evitados. O consumo adequado pode contribuir ainda na prevenção de infecções urinárias, candidíase, intoxicações, pedra no rim, apenas para citar algumas”, aponta.

 

Dica de especialista

A professora Marina finaliza, dando uma dica de ouro: “Ande sempre com uma garrafa de água por perto. Serve para adultos, para crianças, para idosos. Lembrando que idosos têm menos sensação de sede, então precisam de maior incentivo para o consumo. Assim, você vai consumindo ao longo do dia sem nem perceber.” A nutricionista explica ainda que é muito difícil que a pessoa consiga exagerar no consumo de forma natural no dia a dia, pois precisaria ser um consumo realmente muito elevado.


UniSociesc - www.unisociesc.com.br

 

Carnaval com consciência: os sexólogos Natali Gutierrez e Renan de Paula compartilham dicas curtir com responsabilidade

 

À medida que nos preparamos para celebrar o Carnaval, uma época de alegria e festividades, é essencial lembrar da importância de aproveitar a folia com responsabilidade, especialmente quando se trata de saúde sexual. Para fornecer orientações valiosas nesse aspecto, os sexólogos a frente da Dona Coelha, Natali Gutierrez e Renan de Paula se unem para compartilhar dicas importantes sobre o uso de preservativos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e informações relevantes sobre contracepção.


 

Dicas para uma Folia Segura:

 

Preservativos:

A utilização correta de preservativos é fundamental para prevenir IST e garantir uma festa segura. Natali Gutierrez destaca: "O preservativo é um aliado indispensável para uma celebração responsável. Certifique-se de usá-lo corretamente e tenha sempre um estoque suficiente."

 

Prevenção de IST

Renan de Paula enfatiza a importância da prevenção: "Conhecimento é a chave. Esteja ciente das ISTs, saiba como se proteger e faça exames regulares para garantir uma saúde sexual ótima, assim poderá ter momentos inesquecíveis com responsabilidade."

 

Contracepção:

Natali Gutierrez oferece informações sobre contracepção: "A contracepção é uma parte crucial da saúde sexual. Converse com um profissional de saúde para escolher o método mais adequado às suas necessidades, assim poderá curtir o Carnaval com tranquilidade"

 

Onde Obter Métodos Contraceptivos:

Renan de Paula indica: "Saiba onde encontrar métodos contraceptivos. Postos de saúde, clínicas e farmácias são locais acessíveis para obter informações e orientações sobre contracepção."

 

"Em meio à euforia do Carnaval, é crucial mantermos a consciência da importância dos cuidados com a saúde sexual. Preservativos, prevenção de ISTs e informação sobre contracepção não são apenas precauções, mas demonstrações de responsabilidade consigo mesmo e com os outros. Que a celebração seja sinônimo de alegria consciente, onde o cuidado com a saúde é parte integrante da festividade.", finaliza Natali Gutierrez.


Posts mais acessados