EDC Group, consultoria de RH e outsourcing de serviços especializados, dá dicas que podem minimizar os impactos negativos acometidos pelo trabalho remoto e isolamento social
A chegada da
pandemia fez com que muitas empresas aderissem ao home office para preservar a
saúde de seus colaboradores e não expô-los ao coronavírus. Com isso, trabalhar
em casa se tornou mais prático e libertador para muitas pessoas. Por outro
lado, o excesso de cobrança para manter o nível de qualidade de trabalho, a
solidão por não estar rodeada de pessoas e não saber lidar com as atividades
pessoais e profissionais juntas, começaram a se tornar massacrantes.
E pensando em ajudar
a manter a saúde mental em ordem durante este período de trabalho remoto, Grazi
Piva, diretora executiva de Gente, Gestão e Cultura, da EDC Group, consultoria de RH e
outsourcing de serviços especializados, desenvolveu orientações e reflexões de
como fazer para se adaptar ao Home Office de forma saudável, ter um dia
produtivo e não sofrer com a rotina diária dentro de casa. Ela explica que o
isolamento social já pode ser um fator que desperta movimentos negativos.
"Solidão e excesso de trabalho estão relacionados a aumento de casos de
estresse, ansiedade e depressão. Por isso, é fundamental manter uma rotina e se
desconectar quando necessário", explica.
Confira as dicas:
• Tenha rotina
Organize a sua rotina de trabalho como se estivesse sendo exercida
presencialmente. Com uma definição específica para iniciar e finalizar o
expediente, será mais fácil administrar o trabalho home office e ter períodos
de descanso. Para pais e mães, tal organização é fundamental para que as
crianças também tenham um tempo de convivência com eles. Não está fácil para
ninguém e não existe receita mágica, mas a rotina será sempre uma grande
aliada.
• Estabeleça metas
No trabalho home office existem horários mais flexíveis, que podem nos levar à
procrastinação ou excesso de jornada. Por este motivo, é importante que você
defina metas que devem ser cumpridas em determinados períodos, como número de
atividades que serão executadas em um dia ou em um período específico (os
planners podem ser ótimos aliados). Assim, você saberá gerir o seu dia de uma
maneira que não lhe faça ultrapassar seu período de trabalho ou ser imprudente
com os seus compromissos profissionais. Tenha sempre uma comunicação clara com
seus gestores e pares, e preze pelo equilíbrio.
• Aprenda a dizer não! Isso é importante para definir prioridade
O não possibilita você chegar mais perto daquilo que deseja e coloca você como
protagonista da sua história. Quando aprendemos dizer não, aquele espaço para
terceirizar a culpa para o outro some, pois já não existe mais alguém pautando
a nossa existência, ou seja, você assume as suas rédeas. Por que você não diz
não?
• Tenha uma estação de trabalho
O home office não precisa significar que toda a residência se tornou um lugar
de trabalho. É importante que exista uma divisão espacial que indique o momento
de trabalho e ter uma estação que contribui com esse processo. Nela estarão
seus documentos profissionais e as ferramentas necessárias para a execução de
suas atividades diárias. Deixe sempre o local organizado e com sua identidade.
• Faça check-lists
Muitas vezes nos sentimos sobrecarregados e culpados com um acúmulo de tarefas.
Fazer listas de pendências ajuda na definição de prioridades e na visualização
de tarefas a serem cumpridas de uma maneira holística. Em muitos casos, veremos
que os problemas e as pendências não são tão extensos quanto pensávamos. Os
check-lists, além de tornar o seu trabalho mais produtivo, ajudarão a
estabelecer as suas metas de produtividade, bem como realizar o registro de
possíveis dificuldades e avanços no cumprimento das metas definidas. Eles podem
incluir atividades profissionais e atividades domésticas, como a ida ao
supermercado, a prática de atividades física e momentos de lazer.
• Converse
O trabalho home office pode gerar solidão e nos desconectar das pessoas. Como
humanos, precisamos nos comunicar com os outros para fortalecermos nossas
identidades e nos sentirmos parte da sociedade, afinal, somos seres
relacionais. Busque conversar com seus amigos, familiares e colegas de trabalho
- em muitos casos isso também ajuda a ver que suas angústias são comuns a
outras pessoas e buscar coletivamente soluções que tornem a rotina mais leve.
• Tenha compromissos extraprofissionais
A pandemia pode gerar ansiedade e dificultar a separação de atividades
domésticas, profissionais e pessoais. Sendo assim, é importante que você tenha
uma agenda de atividades que não estejam associadas ao trabalho, como um
horário para uma reunião virtual com os amigos, uma atividade com os filhos,
uma ida ao supermercado, uma volta de bicicleta (quando possível), nunca
esquecendo sua máscara de proteção.
• Invista em momentos de descontração
Quando compartilhamos o espaço de trabalho com a família e atividades domésticas,
podemos perder a conexão com nossa própria identidade. Construir uma playlist
com músicas que gostamos pode nos conectar com memórias afetivas e gerar
bem-estar psíquico. Além disso, leia bastante, pois os livros são um meio de
nos comunicarmos com o mundo exterior e de nos desconectarmos de fontes de
informações que são massivas. Durante a leitura, podemos relaxar por meio da
conexão com a história e da reflexão sobre ela. Outro momento que tem sido
muito investido na pandemia, é estar mais perto das plantas. Cultivar um jardim
ou uma horta é uma forma de contribuir com a adoção de práticas sustentáveis de
cultivo, com o meio ambiente e também com a nossa relação com a natureza e com
o tempo. Esse período dedicado ao cultivo gera prazer e bem-estar e pode
reduzir a ansiedade.
• Pratique atividade física
A prática de atividade física, além de promover hábitos saudáveis, também
contribui com a inserção de ações que te desvinculam da rotina de trabalho.
Caminhar ao ar livre ou pedalar, por exemplo, são modos de desconectar a sua
mente das atividades profissionais. Além disso, tornar a prática de atividade
física um hábito demandará a inserção de horários para que ela seja realizada,
reduzindo o tempo que pode ser dedicado ao trabalho eletivo. Um corpo saudável
será sempre mais produtivo.
• Alimente-se de maneira saudável e faça pausas
Quando temos hábitos alimentares não saudáveis, optamos pelo consumo de
alimentos que são preparados de maneira instantânea, como fast-foods e comidas
congeladas. Com isso, muitas vezes não utilizamos a pausa para o almoço de
maneira adequada. Quando nossas refeições incluem alimentos saudáveis, como
saladas e grãos, nossos hábitos de consumo também são modificados e passam a
incluir o ritual de se sentar à mesa e realizar a refeição de maneira mais
lenta. Esse processo é um meio de melhoria dos hábitos alimentares, redução da
ansiedade e de descanso. Levantar-se, andar pela casa, pegar uma água ou um
café, contribui com a inserção de pausas durante o trabalho, que são necessárias
para que sejam mantidas as condições ergonômicas adequadas ao trabalho.
• Seja original e desconecte-se
Não sermos nós mesmos pode ser muito exaustivo. Seja fiel a sua própria
identidade, valores e essência. Viver somente para se encaixar em dinâmicas,
grupos e situações, constroem muitas emoções negativas e acabam com o nosso
humor e saúde. Então, olhe para dentro, conheça seus limites, paixões e sonhos.
Tenha claro o que você quer para você. Isso não é egoísmo e sim sinônimo de
bem-estar e vitalidade. Outro ponto é: desconecte-se um pouco, pois
diariamente, recebemos um número imenso de informações. No caso do trabalho,
quando temos os e-mails e contatos profissionais em nossos telefones, se torna
difícil evitar dar respostas de maneira imediata. Sendo assim, é importante ter
um momento de desconexão de redes sociais e caixas de e-mail que estejam
relacionadas ao trabalho, para que possamos viver para além dele. Diminuir as
notificações dos smartphones e estabelecer horários para uso de e-mails, pode
ser uma ótima estratégia.
EDC Group
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