Com cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, 106.600
mortes por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o
quarto país em número de pessoas com a condição no mundo. De acordo com dados
da Pesquisa de Vigilância de
Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico
(Vigitel), publicada este ano, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%.
Para sensibilizar o maior número de pessoas sobre a
gravidade da epidemia, a ADJ Diabetes Brasil é uma das organizações promotoras
da Sessão Solene, no dia 1º de novembro, na Câmara dos Deputados, às 9h, para
oficializar a inclusão do dia 14 de novembro no calendário do Ministério da
Saúde e chamar atenção da sociedade sobre a gravidade da condição e de suas
complicações.
Além disso, a ADJ Diabetes Brasil fará campanhas de
prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2. No dia 9 de
novembro, das 9h às 17h, a ação ocorrerá E Business Park, localizado na Rua
Werner Siemens 111, na Lapa para os condôminos. Esta iniciativa conta com apoio
do Instituto Mauricio de Sousa. No dia 13 de novembro, o mesmo evento
acontecerá no Espaço do Coreto, no Parque da Água Branca, localizado na Rua
Francisco Matarazzo nº 455.
Se as
pessoas apresentarem resultados alterados da glicemia, acima de 99mg/dL (jejum)
e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) serão encaminhadas para o
balcão de orientação no próprio evento e recebem informações básicas sobre o
diabetes e orientadas a procurar um serviço de saúde.
As
ações este ano estão alinhadas com a temática da Federação Internacional de
Diabetes: Família e Diabetes. Nele, o tema ressalta que o diagnóstico do
diabetes costuma se apresentar de forma bastante impactante na vida da pessoa
com diabetes e de toda família. É justamente nesta fase que se abrem ótimas
possibilidades para a família repensar seu estilo de viver, rumo à busca de uma
vida mais saudável para todos.
A família desempenha um papel fundamental no processo de aceitação do diabetes e este não deve ser motivo de desestruturação familiar, pelo contrário, pode ser decisivo na escolha de uma vida mais saudável para todos. Mas é preciso achar o ponto de equilíbrio entre amor e limites, e assim colaborar para o desenvolvimento do senso de responsabilidade frente ao tratamento, facilitando o processo de independência inerente a todo ser humano.
As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ. O intuito é promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado, ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.
Para a
realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da
Astrazeneca, Boehringer, Novo Nordisk, Novartis, Merck, Lilly, Roche, Servier,
Instituto Mauricio de Souza, Parque Água Branca e E Business Park.
Sobre
o Dia Mundial:
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em
1991 pela International Diabetes Federation
(IDF) em parceria com a Organização
Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse
em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a
maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao
nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles
Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois
anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta
e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
O
símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul que simboliza a união. A
IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as
pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a
iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma
cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que
simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de
roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.
ADJ Diabetes Brasil