Nos últimos anos, com a ascensão da internet e o uso cada vez maior de tecnologias, o conhecimento ou a experiência técnica/operacional deixou de ser fator determinante no mercado de trabalho - esse, mais competitivo, passou a considerar, também, características como autoconfiança, empatia, resiliência e assertividade diante de uma realidade que está sujeita a adversidades, exigindo senso crítico, criatividade, agilidade e flexibilidade.
Com a pandemia de Covid-19, manter o equilíbrio emocional tem sido fundamental.
Lá no início dela, grandes empresas perderam talentos, tiveram problemas de
retenção desses profissionais e dificuldades para adaptar as pessoas em home
office. Com isso, a questão do conhecimento comportamental, de um olhar para a
competência emocional, passou a ser muito mais discutida.
Uma pesquisa realizada pela Aprimorha no início da pandemia com cerca de 80
clientes revelou que mais de 50% das empresas não investiam em competência
emocional, justamente em um momento em que passavam por um processo de
implantação de home office. Essa mesma pesquisa, aplicada em março deste ano
com outros 80 clientes, mostrou que mais de 70% estavam preocupados em fazer
algum investimento em autodesenvolvimento.
O caminho do autodesenvolvimento, da inteligência emocional, é um modo de
mitigar riscos durante fases mais críticas e adversas, como a que vivemos. Essa
alternativa consiste em contratar alguém que já tenha consciência sobre si
mesmo ou aplicar ferramentas de acesso e treinamentos dentro da empresa para
estimular o desenvolvimento do profissional.
Com o retorno gradativo das atividades, a continuidade do home office ou a
adoção de um sistema híbrido vai exigir ainda mais resiliência das pessoas. Um
jovem de 19 ou 20 anos, por exemplo, que começou a trabalhar de forma remota e
ainda não esteve presencialmente em um escritório, terá mais dificuldades com
todo esse processo de retomada. Nesse caso, as competências emocionais e
comportamentais dele terão que ser desenvolvidas para se construir uma cultura
corporativa.
É essencial que as pessoas busquem o autoconhecimento. Há diversas ferramentas
gratuitas disponíveis para que alcancem esse entendimento e compreendam o que
sentem, como e por quê. O mercado de trabalho vai exigir, cada vez mais, o
equilíbrio emocional dos profissionais para que consigam manter sua
empregabilidade.
É comum se contratar um profissional pela sua capacidade técnica e demiti-lo
por fatores comportamentais. Então, é fundamental durante um processo seletivo,
na entrevista, avaliar o comportamento do candidato, assim como o que ele
busca, pois isso está ligado a diversos aspectos, como seus valores e suas
perspectivas de vida
Tadeu Ferreira - fundador da
Aprimorha e atua com relacionamentos estratégicos em busca de oportunidades aos
clientes da empresa, além de mentor de empresários e profissionais que buscam
uma mudança de carreira tradicional. Com mais de 15 anos de experiência, é um
profissional com sólida experiência em orientação, recolocação e mentoria
(coaching de carreira).
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