Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Mercado PET | Festival voltado para gatos terá vacinação gratuita e centro de adoção

Divulgação


Pioneiro no Brasil, o Sampa Cat Fest acontece em 8 e 9 de junho, no Beco do Batman, na Vila Madalena, com estandes de serviços e produtos voltado para o universo felino


De acordo com o Instituto Pet Brasil, o país tem a terceira maior população de pets do mundo (com 155,8 milhões de animais), atrás apenas de Estados Unidos e China. E a população de pets felinos é a que tem registrado maior crescimento nos últimos anos. No período entre 2020 e 2021, data do último Censo Pet IBP, a população de gatos registrou elevação de 6% (de 25,6 milhões para 27,1 milhões), o maior crescimento entre as espécies no período e o maior aumento anual de felinos desde o início do levantamento, em 2018.

Divulgação

De olho neste mercado, a catlover Marisol Kiyoko Guevara, dona da gatinha adotada Aurora e idealizadora do festival de cultura e gastronomia asiática NekoFest, está lançando agora um evento exclusivamente voltado para os felinos domésticos: o Sampa Cat Fest, festival que vai exaltar a figura dos gatos com estandes de comidas e produtos variados, lojinhas criativas do mundo cat, aulas de catyoga (exaltando posições inspiradas nos felinos), talks sobre nutrição, saúde e comportamento, performance de taiko com Shamissen, apresentação de música e DJ, espaço para exposições com a temática gatos, entre outras atividades.

Entre as grandes atrações, destaque para a central de adoção (Rua Gonçalo Afonso s/n), promovida pela ONG House of Cats, e para a vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos, fornecida pela vigilância ambiental da subprefeitura da Lapa/Pinheiros, que acontecerá exclusivamente no sábado (8), das 9h às 16h. Quem adotar um gatinho, além de levá-lo vacinado contra a raiva, ganhará também um kit com ração e granulados da Kets.

O evento também vai contar com a Cat Parade, um desfile e concurso de fantasias onde vale soltar a criatividade em roupas e maquiagens para celebrar o universo felino, além de exposição de obras de 12 artistas que vão homenagear, valorizar e destacar suas cats arts, cada um no seu estilo e interpretações.

Promovido pelo aplicativo de comida asiática Vou de Nekô, em parceria com a Ziv Gallery, o Sampa Cat Fest vai acontecer nos dias 8 e 9 de junho, no Beco do Batman, tradicional reduto artístico com exposições gratuitas pelas vielas do beco, na Vila Madalena, em São Paulo.

A expectativa dos organizadores é que o evento receba mais de 30 mil pessoas durante os dois dias de celebração. “Será um mix de saúde pública, bem-estar animal, muitas comidinhas, lojinhas da temática, artistas e informação de qualidade para cuidarmos melhor dos bichanos”, revela Marisol.

Confira a programação:

 

08/06 | Sábado

 

Ponto A

Rua Medeiros de Albuquerque

9h às 16h - Vacinação de cães e gatos antirrábica

11h - Abertura oficial

11h às 11h30 - DJ Pauluk

11h30 às 12h30 - Mattyan まっちゃん

12h30 às 13h - DJ Pauluk

13h às 16h - Harada & Scabin (2 intervalos com DJ)

16h às 18h - Juliane Hooper

18h às 19h - DJ Pauluk

 

Ponto B

Gonçalo Afonso, s/n - portão azul

11 às 18h - Adoção

Talks

11h às 11h50 - CatYoga

13h às 13h45 - Condições clínicas

14h às 15h - Oficina de arte, customização de máscara com o artista Kleverson Maariano

15h15 às 16h - Nutrição felina

16h às 18h - Oficina de mangá

 

Ponto C

Galeria ZIV - R. Gonçalo Afonso, 119

11h às 19h - Exposição 12 Gatos - 12 artistas expressando sua arte e visão felina

 

 

09/06 | Domingo

 

Ponto A

Rua Medeiros de Albuquerque

11h às 12h - DJ

12h às 13h - Saxofonista

13h às 14h - Maria Preu

14h15 às 15h - Shamissen & Taiko - Neko

15h às 16h - Bateria de Rua e concurso

16h às 19h - DJ

 

Ponto B

Gonçalo Afonso, s/n - portão azul

11h às 18h - Adoção de gatinhos SP e RS

11h às 11h50 - CatYoga

13h às 13h45 - Sinais corporais/comportamentais

14h às 14h45 - Como encontrar gatos perdidos

15h às 15h45 - Adoção responsável

16h às 16h45 - Talk gatinhos paraplégicos: como cuidar

17h às 17h45 - O poder curativo dos gatinhos

 

Ponto C

Galeria ZIV - R. Gonçalo Afonso, 119

11h às 19h - Exposição 12 Gatos - 12 artistas expressando sua arte e visão felina

 

Serviço

Sampa Cat Fest

Data: 8 e 9 de junho (sábado e domingo)

Horário: das 11h às 19h

Local: Beco do Batman – R. Medeiros de Albuquerque - Pinheiros

Entrada: Gratuita

Instagram: www.instagram.com/nekofest_oficial



Junho é marcado por apresentações musicais gratuitas para os visitantes do Parque Ibirapuera

Programa Música no Parque, realizado pela Urbia e pela Escola de Música do Parque Ibirapuera, desde 2022, contará com agenda de shows nos dias 8, 15 e 22 do mês

 

Permeando diversos estilos musicais, como samba jazz, bossa nova, pop e MPB, o programa Música no Parque, promovido pela Urbia, vem conquistando um público fiel que é atraído por cada espetáculo apresentado no palco da Arena da Marquise do Parque Ibirapuera. O projeto, que teve início em 2022, é um dos frutos da Escola de Música do Parque Ibirapuera (EMPI) e faz parte do curso de Formação em Música, trazendo apresentações gratuitas semanalmente, sempre com grupos formados por artistas que sejam estudantes, professores ou ex-alunos da instituição. 

Durante a trajetória da iniciativa, que completará 115 apresentações até o final de junho, a consistência e alta qualidade dos shows foram capazes de gerar sentimento de orgulho, por parte de quem acompanha o crescimento e aprendizado dos alunos, e de admiração, dos que se deparam e são tocados pelas apresentações musicais durante os passeios de fim de semana pelo parque. Apenas em 2023, foram promovidas 22 apresentações para mais de 4 mil pessoas. 

Incorporado a agenda multicultural do Ibirapuera, que é composta por eventos e atividades para todos os públicos e gostos variados, a Urbia anuncia a programação gratuita de todo o mês de junho do programa Música no Parque. Confira abaixo:
 

Marsares Trio

Data: 8 de junho

Horário: 11h30

Descrição: homenagem ao lendário compositor e cantor Djavan, com músicas que fazem parte do samba jazz e da bossa nova.

Artistas: Gabrielle Soares, pianista; João Oliveira, baterista; Tuco Cerutti, baixista.

Convidados: Paulo Prando, percussionista; Olivia Monaco, cantora; Erick Shil, violonista.

 

Guetto Brass

Data: 15 de junho

Horário: 11h30

Descrição: apresentação com música pop das décadas de 80, 90 e 2000. O repertório abrange uma seleção de clássicos que vão desde "Billie Jean", até "Anunciação" e "Morena Tropicana".

Artistas: Valquíria Braz, trompista; Caetano Farias, saxofonista; Gabrielle Almeida e Tawane Brandão, trombonistas; Kaique Passáros e Palloma Limas, trompetistas; Luizito Lopes, baterista; Vitor Neves, percussionista.

 

Grupo Vocal da Escola de Música do Parque Ibirapuera

Data: 22 de junho

Horário: 11h30

Descrição: espetáculo com os clássicos da canção popular brasileira e uma imersão em compositores fundantes da sonoridade popular, como Djavan, Tom Jobim e Milton Nascimento.

Artistas: Ana Cecília Santos Maciel e Júlia Constantino Gonçalves, cantoras contralto; Artemis Vítor Lima Fonseca e Karolina Barbosa Mesquita, cantores mezzosoprano; Giulia Ribeiro, Melina Bastos, Milla Maia Magalhães e Maria Fernanda, cantoras soprano; Klaus Aldrovanti, cantor tenor; Daniel Reginato, regente.

 

Construcap, a Urbia Gestão de Parques

Site
Instagram
Facebook
Linkedin

 

Parque Bondinho Pão de Açúcar® prepara programação especial para a Semana do Meio Ambiente

Parque Bondinho Pão de Açúcar na Semana do Meio Ambiente 2024
Crédito: Grupo Iter


O Parque Bondinho Pão de Açúcar® está se preparando para a comemoração da semana mais importante dentro do calendário de Sustentabilidade: a Semana do Meio Ambiente. Entre os dias 1º e 7 de junho, a agenda do Parque estará 100% voltada para os temas de sustentabilidade, biodiversidade e educação ambiental com atividades todos os dias. Muitas ações, como a degustação de mel de abelhas nativas e a apresentação teatral infantil com ReciclaCirco, serão abertas a todos os visitantes. Outras atividades são dedicadas a comunidade do entorno, como o Avistamento de Avifauna, com membros do projeto Passarinhar e a edição especial do Educa Bondinho para colaboradores e seus familiares.

Neste ano, o Parque Bondinho realiza uma parceria inédita com a Abralatas, associação que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil e coordena o projeto Cada Lata Conta, iniciativa de educação ambiental que incentiva o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A ação Cada Lata Conta trata da importância e fomento à reciclagem de latas, embalagem mais sustentável do mundo, e ocorrerá no Parque Bondinho no dia 7 de junho, das 10h às 12h. A iniciativa acontece em diversos pontos turísticos ao redor do mundo. 

Segundo Gustavo Maciel, gerente geral do Parque Bondinho, uma das propostas da programação em homenagem à Semana do Meio Ambiente é conscientizar e engajar tanto os visitantes do Parque quanto os seus colaboradores e parceiros, abordando a importância da preservação ambiental. “Somos uma empresa que enaltece e prioriza as ações ligadas ao meio ambiente. Temos 111 anos e muita história boa para contar: adotamos 40mil m² de áreas verdes da unidade de conservação do morro do Pão de Açúcar, dentre elas a trilha do Morro da Urca e a Pista Cláudio Coutinho; trouxemos diversas práticas sustentáveis para o nosso dia a dia; transformamos resíduos sólidos em matéria prima e adubo; recebemos mais de 10 mil alunos e professores todos os anos no nosso programa de educação ambiental; utilizamos sistema regenerativo de energia no transporte e energia renovável no complexo turístico; e muitas outras ações”, comenta Gustavo Maciel, gerente geral do Parque Bondinho Pão de Açúcar®. 

Todos os detalhes da Semana do Meio Ambiente do Parque Bondinho Pão de Açúcar® podem ser encontrados no blog do Parque: Link.

 

Programação completa, aberta aos visitantes, do dia 1º ao dia 07 de junho:

01/06 – Sábado
Aniversário do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa) - Distribuição de bottons comemorativos - 08:00 - 17:00 - Mirante Maria Ercília
‎   ‏‍
04/06 - Terça-Feira
Bee Day - Degustação de meles nativos - 09:00h – 16:00h - Morro da Urca – Jardim do Mel
‎   ‏‍

05/06 - Quarta-Feira - Dia do Meio Ambiente
Palestra com Projeto Baleia Jubarte - 10:00h – 11:30h – Anfiteatro
Espetáculo Teatral com ReciclaCirco  - 15:00h – 16:30h - Anfiteatro

06/06 - Quinta-Feira
Sensibilização sobre descarte de resíduos
Palestra com Light Recicla- 16:00h – 17:00h – Anfiteatro
‎   ‏‍
07/06 - Sexta-Feira
Sensibilização sobre reciclagem - Caminhada Ecológica com alunos da UNIRIO - 08:00h – 10:00h - Pista Claudio Coutinho e Trilha Morro da Urca
Sensibilização sobre Reciclagem com Abralatas - 10:00h – 12:00h - Morro da Urca


 

SERVIÇO - PARQUE BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR:

Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca

Horário de funcionamento:
De segunda a quinta das 9h às 20h, com entrada de visitantes até as 18h30
De sexta a domingo, das 8h às 21h, com entrada de visitantes até as 19h30

Valor dos ingressos:
Bilhete Bondinho: R$ 185,00 (inteira) / R$ 92,00 (meia)
Bilhete Bondinho Promo Brasil*: R$ 150,00
Bilhete Carioca Maravilha**: R$ 80,00 (adulto)
Bilhete Carioca Maravilha Criança: R$ 40,00 (3 a 12 anos)
Bilhete Acesso Rápido: R$ 285,00 (inteira) / R$ 142,00 (meia)

Para a visita, a orientação é adquirir o bilhete antecipadamente no site. Todas as informações estão disponíveis no perfil oficial do Parque Bondinho no Instagram (@parquebondinho) ou no site oficial do Parque Bondinho.

*O bilhete Bondinho Promo Brasil é um bilhete promocional para adultos brasileiros e não é cumulativo com outros descontos.

**Abrangência de municípios do Grande Rio para promoção Carioca Maravilha: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá, Petrópolis, Cachoeira de Macacu e Rio Bonito.

 

COM INVESTIMENTO DE R$ 30 MILHÕES, MUSEU DA IMAGINAÇÃO ESTREIA NOVAS INSTALAÇÕES EM SÃO PAULO

Com novas exposições interativas e inclusivas, o Museu da Imaginação oferece uma jornada enriquecedora em um ambiente educativo e estimulante para crianças e adolescentes

‎   

Créditos de Daniel Cancini

 

O Museu da Imaginação, reconhecido como um dos principais centros de criatividade e aprendizado lúdico para o público infantojuvenil, anuncia a abertura de seu novo espaço na Rua Virgilio Wey, 100, em São Paulo. Este novo capítulo na história do Museu se caracteriza por uma expansão significativa para 7.000 m² , um espaço interativo dedicado à ciência, arte e tecnologia, prometendo revolucionar a maneira como arte, ciência e tecnologia são apresentadas às novas gerações. 

Com a inauguração oficial marcada para o dia 1º de junho, o novo museu oferece 13 novas mostras interativas, incluindo a "Formigas em Ação", "Dentro do Cérebro", e "Plantando o Futuro", que proporcionam experiências educativas envolventes e estimulantes. Uma das adições mais notáveis é a Sala do Silêncio, pensada especialmente para visitantes do espectro autista, o que reforça o compromisso do Museu com a inclusão e a acessibilidade. 

"Nosso novo espaço foi meticulosamente projetado para não apenas dobrar nossa capacidade de visitação, mas para aprofundar a experiência educativa de cada criança e adolescente que nos visita. As novas instalações e mostras interativas são um convite para explorar sem limites a criatividade e a curiosidade", fala Vanessa Lima, diretora executiva do Museu da Imaginação. 

Este projeto de expansão, que representou um investimento de R$ 30 milhões, contou com o apoio de parceiros renomados como Deca, Grupo Multi, Merck, Multikids, Unipar e Suzano, além do suporte do Ministério da Cultura. O Museu também estabeleceu uma parceria com a loja PikurruchA'S Brigadeiros, oferecendo um sabor especial à experiência dos visitantes. 

O Museu da Imaginação foi inicialmente inaugurado em janeiro de 2017 e rapidamente se estabeleceu como um espaço fundamental para o aprendizado lúdico e a conscientização sobre a importância das ações presentes para o futuro. A curadoria interna das exposições, liderada por uma equipe técnica dedicada e pelos colaboradores Alexandre Ostrowiecki e David Feffer, garante que cada instalação seja não apenas educativa, mas também profundamente inspiradora.


   ‏‍
 

As Atividades do Museu da Imaginação 

O novo Museu da Imaginação oferece uma série de exposições e atividades interativas projetadas para estimular a criatividade e o aprendizado das crianças. Confira algumas das principais atrações:

• Formigas em Ação: um megaformigueiro interativo onde as crianças podem aprender sobre a complexa vida social das formigas.

• Dentro do Cérebro: uma jornada pelos cinco sentidos humanos, oferecendo uma experiência imersiva dentro da mente.

• Plantando o Futuro: simula uma trilha de arvorismo em um bioma de floresta cenográfica, incentivando o conhecimento sobre ecologia.

• ImaginEinstein: experimentos eletrizantes, incluindo um gerador de Van de Graaff.

• Mondrian: imersão nas obras e estilos de Piet Mondrian, estimulando a apreciação artística.

• Escalando o Mundo: uma aventura que desafia as habilidades físicas e mentais através de escaladas lúdicas.

• Biomáquina: como o corpo humano funciona como uma máquina através de instalações interativas.

• Agriventura: uma exploração da agricultura através de uma abordagem divertida e educativa.

• Pequenos Construtores: uma zona de construção onde as crianças podem montar e criar estruturas.

• Matemágica: a magia dos números e formas através de jogos e puzzles.

• Imagination Playground: um espaço lúdico que incentiva o jogo livre e a criatividade.

• Suas escolhas, seu futuro: uma exposição interativa que ensina sobre as consequências de nossas escolhas diárias.

• Baby Sensorial by Multikids: espaço dedicado para bebês, focado no desenvolvimento sensorial através de atividades adaptadas.

• Espaço Oficinas: atividades práticas que variam desde artes até ciências, proporcionando aprendizado hands-on.

• Sala do Silêncio: um ambiente calmo e acolhedor especialmente projetado para visitantes do espectro autista.
‎   ‏‍
Essas atividades são apenas uma parte do que o Museu da Imaginação tem a oferecer. Cada espaço foi cuidadosamente planejado para garantir que os visitantes de todas as idades e habilidades possam desfrutar de uma experiência educativa e divertida.
‎   ‏‍
O novo espaço também inclui uma cafeteria, loja de souvenirs, e um estacionamento espaçoso com entrada para ônibus escolares, facilitando o acesso para grupos maiores e visitas escolares.

 

Sobre o Museu da Imaginação: 

O Museu da Imaginação é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a proporcionar um ambiente onde a educação encontra a fantasia. Com exposições interativas e instalações imersivas, o Museu estimula a curiosidade e o desenvolvimento criativo de crianças e adolescentes. Estabelecido pela primeira vez em 2017, o Museu é um espaço vibrante de atividade e imaginação, comprometido com a criação de experiências educativas divertidas e inspiradoras, acessíveis a todas as crianças e famílias.


Serviço:
Museu da Imaginação
Rua Virgilio Wey, 100 - Água Branca, São Paulo - SP, 05036-050
museudaimaginacao.com.br
Instagram oficial
‎   ‏‍

Museu de Arte Contemporânea de Goiás recebe Presente e Futuro – Exposição Coletiva


Dalton Paula


II Módulo do Projeto Arte Plena ocupa MAC acontecerá de 28 de maio a 30 de junho, é aberto ao público e gratuito

 

Goiânia, maio de 2024 - Com uma expografia que propõe-se o olhar para aspectos como territorialidade, relações de afetos e resíduos atemporais, a Presente e Futuro – Exposição Coletiva trará uma mostra composta por 38 artistas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com idades e identidades distintas, revelando a riqueza da diversidade e pluralidade da região, no MAC - Museu de Arte Contemporânea de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. De 28 de maio a 30 de junho, artistas convidados e nomes incluídos como homenagens póstumas, como o caso da artista carioca, radicada no Mato Grosso, Vitória Basaia, falecida no dia 15 de maio deste ano, poderão ser apreciadas. Durante toda a exposição, haverá ação educativa e visitas guiadas para grupos, conduzindo o público e otimizando a experiência da fruição da arte.


Vitória Basaia

Segundo o coordenador de projetos da Arte Plena e curador Sandro Tôrres, que compartilha a assinatura desta curadoria com Aldones Nino (vive em Arévalo, Espanha), Antonio da Mata e Nei Vargas (vive na capital paulista), a exposição coletiva foi pensada a partir de premissas prementes e na perspectiva de construir diálogos entre poéticas, no sentido de instar verossimilhanças de territórios e revelar contextos particulares de produção.

“Essa exposição fecha um ciclo iniciado, no mês de março, com o primeiro módulo e a exposição Percursos Plurais – individuais simultâneas e coletiva de gravuras, seguida da FARGO, com 30 espaços expositivos e agora com o segundo módulo, a coletiva Presente e Futuro, dentro do projeto ARTE PLENA OCUPA MAC, que é uma parceria do MAC - Museu de Arte Contemporânea de Goiás e a Arte Plena Produção em Cultura celebrada através de edital de fomento da Lei Paulo Gustavo, sob gestão da Secretaria de Cultura e Secretaria da Retomada de Goiás, que consiste na ocupação do museu, situado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com uma série de mostras e ações relacionadas”, afirma Tôrres. 

Ainda sobre a ocupação, complementa a produtora Wanessa Cruz: “ocupar um museu público demanda a responsabilidade de pensar na diversidade e nas múltiplas formas de expressão”. A curadoria olhou para os acervos particulares e públicos, para as questões consonantes e para as formas de expor as narrativas, cuidando da preservação de legados e futuras postulações. Antonio da Mata, outro curador do projeto lembra sobre o eixo curatorial que “procurou contemplar questões consonantes às contemporaneidades, mas com recorte ampliado, trazendo para as luzes do museu alguns artistas locais que transcenderam seus legados como personagens emblemáticos e vanguardistas em seus contextos”. 

Desta forma, visitantes podem viver uma imersão nas obras de: Adir Sodré, Adriano Braga, Adriano Figueiredo, Ana Maria Pacheco, Anahy Jorge, Anna Behatriz, Antonio Obá, Camila Soato, Carlos Monaretta, Dalton Paula, Edney Antunes, Elias de Aquino, Evandro Prado, Fernando Costa Filho, Flavia Fabiana, Francisco Sérgio, Helena Vasconcelos, Helô Sanvoy, Hortência Moreira, Humberto Espíndola, João Angelini, Leonam Fleury, Luciana Paiva, Ludmila Lima, Marcelo Solá, Nancy de Melo, Nilson Pimenta, Paul Setubal, Pitágoras, Priscilla Pessoa, Raísa Curty, Sallisa Rosa, Seo Antônio, Siron Franco, Sophia Pinheiro, Talles Lopes, Vitória Basaia e Waldomiro de Deus.


Siron Franco

“O museu é aberto a todos os públicos, gratuito, e está em um dos cartões postais da cidade, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, palco de várias outras manifestações artísticas do Estado. A Arte Plena, gestora do projeto, tem orgulho de realizar essa ocupação em um espaço que conhece tão bem e onde já esteve várias vezes em tantos projetos”, celebra Wanessa Cruz.  

Além dos produtores titulares, a Arte Plena conta com um time grande de colaboradores, entre curadores, fotógrafos, montadores, coordenadores de conteúdo e ação educativa, montadores, profissionais de expografia, jornalistas e tantos outros profissionais que fazem parte de seu elenco, somando experiências e habilidades.
 

Marcelo Solá

SERVIÇO

Presente e Futuro – Exposição Coletiva- Módulo II- ARTE PLENA OCUPA MAC

Curadoria: Aldones Nino, Antonio da Mata, Nei Vargas e Sandro Tôrres

Local: MAC GOIÁS – CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER, GO 020, KM 01

Abertura: 28 de maio, às 19h

Visitação: 29 de Maio a 30 de Junho de 2024 – das 14 às 20h

Entrada gratuita

Instagram: @casaarteplena 

Ricardo Siri e Deborah Engel apresentam a exposição Arapuca, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Obras sobre a beleza das interconexões e armadilhas da vida a dois serão expostas a partir do dia 8 de junho


Deborah Engel e Ricardo SIRI Crédito: Rudy Huhold

 

Os artistas visuais Ricardo Siri e Deborah Engel, juntos há 27 anos, assinam uma exposição em conjunto pela primeira vez. Arapuca chega ao Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica no dia 8 de junho, colocando em evidência as intrincadas teias da vida cotidiana e da criatividade compartilhada. Com a curadoria de Marcello Dantas e inspiração na proposta artística dos penetráveis de Hélio Oiticica, as obras de até 5 metros convidam o público para integrar de modo ativo as arapucas dispostas pelo espaço. Entrada gratuita.

 

“Em uma arapuca, você tem que participar. Quando conheci a Deborah, não foram dois egos que se encontraram, foram duas pessoas que fizeram do encontro a construção de uma história. É essa construção que sustenta a nossa arapuca. Ela simboliza não apenas as armadilhas e desafios que a vida a dois pode apresentar, mas também a beleza das interconexões e do trabalho conjunto”, explica Siri sobre a relação entre casamento e o título da exposição. Juntos, eles abriram o ateliê “Duplex” em 2023, elegendo esta exposição como precursora da nova fase de criações.

 

Cada peça é uma metáfora visual do entrelaçamento da trajetória pessoal e artística de ambos, refletindo os momentos de captura e liberdade, de tensão e harmonia. Uma das obras tem como ponto de partida um espelho que reflete a imagem do espectador, propondo um diálogo interno e pessoal sobre os riscos do aprisionamento do ser pelo próprio ego humano. Outro destaque vai para a instalação de uma cama de casal no centro da arapuca com um vídeo de SIRI e Deborah projetado. O casal tem flores nas mãos e arrancam as pétalas em uma brincadeira de “bem me quer, mal me quer”.

 

“Colocamos uma nota do piano para tocar em sintonia com cada pétala que é arrancada, formando uma música. No final, há um reverse no vídeo, as pétalas voltam e uma nova música é formada”, explica Deborah Engel sobre a criação. “É uma referência sobre o ritmo da vida, sobre a dança do desejo e a arapuca da atração”, completa.


Crédito:Rudy Huhold)

 

O curador Marcello Dantas chama a atenção para a complementaridade das obras de Siri e Deborah nesta primeira exposição em conjunto. Para ele, que há 5 anos começou a observar o diálogo entre as duas práticas artísticas, Deborah traz obras sobre o olhar e suas transformações, enquanto a obra de Siri propõe um desconectar e um engajamento entre as pessoas e as espécies - referindo-se aos trabalhos do artista com abelhas.

 

“Essa é a primeira colaboração entre práticas distintas que se influenciaram durante muito tempo e agora se transformam numa obra para fisgar o público literalmente.  O trabalho do SIRI é a arapuca e o da Deborah é a isca. A Deborah te distrai enquanto siri te coloca dentro de uma situação”, destaca Marcello Dantas.

 

O curador ainda chama a atenção para o aspecto metafórico das obras que utilizam a potência da arte para falar sobre os relacionamentos humanos e sobre a necessidade de encontrar um ninho, tema frequente nas obras de SIRI. “De certa forma nós queremos nos aprisionar, há um desejo latente nas pessoas de se aprisionar em alguma coisa. Há um desejo de encontrar esse ninho”, acrescenta.

 

Além de uma celebração do amor e da parceria, Arapuca é uma homenagem à resiliência e à capacidade de transformar os desafios em arte e beleza. A ideia é convidar o público para participar do diálogo visual sobre a vida compartilhada e as tramas da vida moderna.

 

Sobre Ricardo Siri:

Artista multidisciplinar, Siri nasceu no Rio de Janeiro e começou sua carreira como músico. Lançou cinco álbuns autorais vencendo o Prêmio da Música Brasileira no ano de 2010. Sua carreira expande para as artes plásticas realizando exposições no Brasil e exterior como em Victoria and Albert Museum (Londres), NBK Gallery (Berlim), Portikus (Frankfurt) e Cité des Arts (Paris), além de participar da XX Bienal de Cerveira (Portugal) e Bienal Sur 2024 (Argentina).

 

Sobre Deborah Engel:

Nascida em Palo Alto, nos Estados Unidos, Deborah Engel vive e trabalha no Rio de Janeiro. Propõe em sua pesquisa uma reinvenção da contemplação, explorando a fotografia expandida, a experimentação da perspectiva e do enquadramento e o cinetismo. Em 2011, recebeu os Prêmios Artista Revelação e Aquisição pela XVI Bienal de Cerveira, Portugal. Já realizou exposições no ABC no Rio (NY), Centre D’ Art Santa Monica (Barcelona, Espanha), Instituto Camões (Vigo, Galícia) e MAM Rio.  

 

SERVIÇO ARAPUCA:


Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, Prç. Tiradentes, 68)

De 8 de junho a 9 de julho

12h às 20h - 2ª, 4ª e 6ª

10h às 18h - 3ª, 5ª, sábado e feriados

Gratuito

Classificação Livre



Posts mais acessados