Pesquisar no Blog

sábado, 29 de maio de 2021

Quem disse que sopa não é janta?


Estão chegando os dias mais frios e a vontade de tomar uma boa sopa só aumenta, certo? E não precisa vir com aquele papo de que sopa não é janta.
 

A sopa pode ser janta, pode ser almoço e está muito longe de ser comida de doente ou de criança. E para que você saiba mais sobre esse prato presente em todos os cantos do planeta, não deixe de ler!

 

A sopa na história 



Sopa é um alimento líquido ou pastoso, que pode ser feita com água, cereais, hortaliças e carnes de diversos tipos. 

Ela está presente na alimentação humana desde a pré-história, desde que o homem encontrou um meio de aquecer a água para cozinhar os alimentos e percebeu que as carnes duras ficavam mais macias e saborosas quando cozidas em água com ervas. 

A partir daí, a sopa nunca mais nos abandonou e todas as civilizações incorporaram a sopa em sua alimentação. E não é por acaso, trata-se de um prato fácil e acessível, de considerável valor nutritivo e energético. 

A Bíblia nos conta que os hebreus, no Egito, preparavam suculentos caldos. Em Atenas, a sopa de lentilhas era um sucesso. Na China, os camponeses tomavam sopas de arroz e favas. Em Roma era comum a sopa de farro (grão típico da Itália, semelhante ao trigo mas de consistência mais dura) e grão de bico, com verduras, legumes, frutas e queijos. 

Já na Idade Média, os abades eram grandes adeptos do prato e era comum encontrar nos mosteiros de 5 a 6 sopas distintas diariamente. E, na mesa do pobre, ela era, de longe, o alimento mais importante. De ovos, favas, abóbora, alcachofra, alho-poró, ervilha, couve, rabanete e outras hortaliças, era ela que ajudava a engolir o pão duro e escuro dos camponeses. 

Foi também na Idade Média que as sopas conquistaram a nobreza. Mas para os reis, os caldos eram fartos em carnes e condimentados com muitas especiarias. 

Mais tarde, nas mãos dos mais célebres chefs franceses, as receitas reais se enriquecem e, no século 19, por toda a Europa, as sopas passam a abrir o menu dos jantares das boas mesas.

 

As sopas mais famosas do mundo 

Entre as sopas mais famosas do mundo podemos citar:


Canja de galinha 

Canja é uma sopa típica portuguesa, feita à base de arroz ou macarrão, que tem, segundo a cultura popular, grandes propriedades medicinais, em particular no tratamento da diarreia de modo a combater a desidratação. No mais, em certos locais, existe a tradição de dar apenas canja às mulheres depois do parto.

Pesquisas apontam que essa sopa é originária da China onde é chamada congee e é muito provável que tenha sido trazida da China por portugueses devido, precisamente, às suas propriedades reconfortantes e medicinais. No entanto, outra versão, aponta sua origem na Índia, na Costa de Malabar, porto de Calicute, onde Vasco da Gama aportou em 1492. Era chamada de kenji (ou kenge), palavra que designava um caldo quente e salgado, ao qual os portugueses acrescentaram a galinha.

Por influência portuguesa, a canja é muito consumida no Brasil.


Caldo verde 

Outro clássico da culinária portuguesa, o caldo verde ganhou o mundo e é uma atração em festas populares de Portugal e também no Brasil.

Ele surgiu em meados do século XV no norte de Portugal, especificamente na região do Minho e com o passar do tempo, a receita foi adaptada de acordo com as regiões em que era preparado. A mistura teria surgido por causa dos lavradores, que utilizavam ingredientes baratos, provenientes de suas terras para a produção de um caldo. 

O caldo verde é uma sopa deliciosa, que pode, sozinha, valer por uma refeição completa, principalmente nos dias mais frios. Sua receita leva couve picada fina, batata, cebola e linguiça portuguesa ou paio e fica muito bem quando acompanhada de uma broa de milho e um bom vinho tinto.


Capeletti in brodo


Cappelletti in brodo é uma sopa típica italiana.

Ela é feita com um caldo (brodo) aromático e muito saboroso que pode ser à base de carne, frango ou legumes com massa do tipo capeletti, com o recheio de sua preferência. Ela é ótima para aquelas noites frias de inverno, ainda mais se acompanhada de uma taça de vinho.

E por curiosidade, o nome ‘cappelletti’ vem de um chapéu medieval. Cappello, em italiano, significa chapéu e cappelletti é seu diminutivo, massa típica da Emilia Romagna, região setentrional da Itália.

Ficou com água na boca? Pois saiba que essas sopas deliciosas, juntamente com o creme de mandioquinha, estão no meu cardápio de inverno. Entre em contato www.achefemcasa.com.br e faça já o seu pedido

 


Chef Bianca Folla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados