Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Bruxa Tânia Gori explica a origem dos rituais e superstições da virada do ano




 Imagem Reprodução Pinterest

Final de ano, época em que não importa a religião, classe social ou econômica, todas as pessoas de todo planeta têm sempre superstição para fazer ou para dar sorte, afinal é um momento de renovação de energia e também de esperança. A vida deve ser curtida sempre, e as coisas boas devem minimizar os dissabores, essa é a lição da passagem de ano. 

Vocês sabiam que pular as sete ondas, por exemplo, significa equilibrar os nossos 7 campos energéticos, chamado de chakras . Mergulhando na mitologia da antiga Grécia, encontramos Oceano, filho da Terra e do céu, ou dos deuses Gaia e Urano. Oceano casa-se com Tétis e teve três mil rios e três mil ninfas como filhos. Essa origem mitológica corresponde a consciência humana da divindade da água. O conceito que o oceano é a origem da vida, logo na tradição judeu-cristã, hindus, chineses e gregos todos acreditam na purificação e na harmonia através das águas. 

Outra tradição muito legal e jogar flores ao mar, essa tradição vem do Haiti e da Dinamarca onde fazias banhos com ervas no mar e nos rios para resolver problemas ou dificuldades no dia a dia, ou ainda jogar flores brancas e vermelhas para atrair a força e a determinação para o próximo ano. 

Já em rituais de alimentos temos a Romã, símbolo da fartura e fertilidade, devido seus números grãos. De origem africana a Romã chega no Brasil com a tradição que sete caroços de Roma sejam chupados e guardados nos cantos da casa, para que o ano que entra ser repleto de fartura e prosperidade. Na tradição crista é símbolo de esperança. Vem da Dinamarca a tradição dos 12 caroços chupados no dia 31 para atrair saúde, paz e dinheiro. 

As sementes entraram nas tradições de final de ano, pois a semente de forma geral, é símbolo mágico do ciclo infinito da vida. Simbolizando riqueza, fertilidade e abundância, encontramos no Japão a tradição do arroz pela sua cor branca ser comparado a ser algo divino e transcendental. Assim em uma ceia para o ano novo não pode faltar o Kagamimochi (bolinhos de arroz). 

A Tradição da uva foi introduzida no Brasil por volta de 1532 quanto foi trazida a primeira videira, a uva na maioria dos pais e usada como símbolo de boa sorte. Um dos rituais mais comuns e comer três uvas brancas virando-se de costas para a lua, antes de come-las eleva-se cada uma dela aos céus e faz-se um pedido. 
As lentilhas são grãos considerados sagrados, citado no Gênesis, no episódio em que Esaú e Jacó negociam o direito a primogenitura por um prato de sopa feito de lentilhas, trazem a simbologia de renovação e renascimento para o novo ano. 

Até mesmo os fogos de artifícios têm uma origem muito especial, na Letônia, El Salvador e no Chile, são usados para afastar os maus espíritos, contem nesse ato uma mensagem ancestral muito profunda. 

E sempre bom saber um pouco mais sobre nossas tradições e costumes. 


Previsão para os Signos em 2020 

2020 é o ano de Sol. Tudo se torna mais brilhando e propicio ao sucesso e, por isso mesmo, os signos de fogo (Aries, Sagitário e Leão) podem ser mais favorecidos, uma vez que estão mais acostumados a lidar com o lado de sucesso e prático da vida. 

Já Touro, virgem e capricórnio ligados ao elemento terra, devem perceber que nem tudo pode se realizar de acordo com suas ideias, necessitando, acima de tudo, planejar e programar-se. 

Os signos de ar (Gêmeos, Libra e Aquário) precisam trabalhar o lado da comunicação, interagindo de forma responsável e assumindo compromissos. 

E, finalmente, com o elemento água (Câncer, Escorpião e Peixes), é preciso transformar os sentimentos. Câncer tende a ser levado a se desapegar; Escorpião, a buscar caminhos mais saudáveis na afetividade, evitando manipulação; e Peixes, a trabalhar suas crenças para não se decepcionar com facilidade. 


2020 … 

Ano de Sucesso e Brilho!  

Início de uma nova conscientização planetária! 

Em 2020 será um ano muito próspero. Devemos ter cautela nos negócios, e colocarmos os limites necessários ao convívio mais harmonioso com as pessoas a nossa volta. 

Será um ano muito bom para grandes empresas. 
Não confie demais em sócios ou camaradas, que não apresentarem as propostas de maneira muito solidas. 

Procure terminar tudo que você começar em 2020 pois todas suas conquistas serão suas. 


Previsões astrológicas para 2020 – O Ano de Sol 


Aquário – De 21 de janeiro a 19 de fevereiro – Signo do ar, regido por Saturno e Urano. Se você espera por uma herança ou o fim de um inventário, talvez isso não se resolva tão cedo. Podem ocorrer complicações com os documentos ou desentendimentos entre os herdeiros. Para seus desejos realizar busque no ar sua inspiração, sopre ao ar sete punhados de orégano, mentalizando seus desejos.  Sua flor é o balsamo. 


Peixes – De 20 de fevereiro a 20 de março – Signo de água, regido por Júpiter e Netuno. Antes de se deixar levar por essas impressões, procure manter o pé no chão e não despreze a realidade Sua vida social e seu relacionamento com as pessoas passará por momentos de mudanças bruscas. O casamento ou a sociedade comercial poderão ser abalados por alguma decepção que você tenha. Magia para a entrada do ano: Pelos seus belos sentimentos e sua grande compreensão, receba da água sua proteção, coloque em um copo de água sementes de maçã juntamente com pétalas de rosa amarela, espere 3 horas e beba o elixir do amor. Sua flor é o lírio. 


Aries – De 21 de Março a 20 de abril – Signo de Fogo, regido por Marte. Você vai estar ousado e propenso a se arriscar em negócios ou investimentos. Se você souber manter o controle da situação, pode tentar uma especulação financeira. Será preciso ter muita ponderação e calma para colocar as coisas no lugar sem maiores prejuízos. Em uma noite de lua cheia acenda uma vela vermelha, colocando no pé da vela pétalas de rosa vermelha, a cada pétala deseje a realização de seus pedidos. Sua flor é à Hibisco. 


Touro – De 21 de abril a 20 de Maio – signo de Terra, regido por Vênus. Nas relações afetivas, poderá haver bastante sensualidade, mas com um componente agressivo. Para quem trabalha com artes ou outra atividade criativa, será um período de muita energia e iniciativa. Será bom para se dedicar a novos projetos. Magia para entrada do ano: Sua prosperidade, harmonia e amor vêm do elemento terra, aproveite essa energia para que esse ano seja um ano de muita fartura, em um vaso plante sete sementes de sálvia, mentalizando seus desejos a cada semente plantada. Sua flor é à a flor de amora. 


Gêmeos – De 21 de Maio a 20 de junho – Signo de ar, regido por Mercúrio. Você estará mais recolhido e quieto que o normal. Será um bom período para estudos filosóficos ou esotéricos. Se você nunca se dedicou a isso, de repente pode ter interesse pelo assunto. Magia para a entrada do ano: Pela sua flexibilidade e comunicação, seu elemento só podia ser o ar. Mentalize seus desejos e com um pouco de Artemísia seca em suas mãos, sopre as ao vento. Sua flor é a alfazema. 


Câncer – De 21 de Junho a 21 de Julho – Signo da água, regido pela Lua. Quem trabalha com pesquisas também terá um bom período, com bastante produtividade. Pode ter problemas crônicos de saúde, com o fígado ou a circulação arterial. Não é um bom período para lidar com contratos e assuntos legais. Eles poderão se complicar e dar maus resultados. Magia para a entrada do ano: A água é seu elemento, rege toda sua vida, para ter sorte, amor e saúde, coloque uma pedra da lua em um copo de água em uma lua cheia ou crescente, espere 24 horas e beba esse elixir do equilíbrio. Sua flor é a azaléia. 


Leão – De 22 de Julho a 22 de Agosto – Signo de fogo, regido pelo Sol. Talvez você tenha dificuldades com sua família neste ano. Seus pais podem ter problemas de saúde, ou passarem por situações difíceis que vão preocupá-lo bastante. Magia para a entrada do ano : Seu brilho e sua garra são oferecido-lhe pelo fogo, acenda uma vela laranja ungida com óleo de girassol, pedindo para que a mãe lua lhe traga a realização desejada. Sua flor é a angélica. 


Virgem – De 23 de agosto a 22 de setembro – Signo de Terra, regido por Mercúrio. Pode ser um período em que você se interesse mais por assuntos imobiliários e resolva comprar uma casa. No entanto, saiba que esse tipo de negócio tende a ficar amarrado e demorar demais a se resolver. Magia para a entrada do ano: A terra é sua companheira, enterre uma raiz de gengibre e um cristal branco em uma noite de Lua cheia, agradecendo tudo que você já pediu. Sua flor é o orégano. 


Libra – De 23 de setembro a 22 de outubro – Signo de ar, regido por Vênus. Estará pensando em coisas progressistas, em autodidatismo, mas sua mente também estará indisciplinada. Será um bom período para o estudo de coisas como Astrologia, Meteorologia ou outros assuntos originais. Magia para a entrada do ano: Como seu elemento é o ar, use e abuse da força dos incensos, escolha um incenso de jasmim, ou rosas, ou ainda calêndula para perfumar sua casa, e também mentalizar seus desejos. Sua flor é a margarida. 


Escorpião – De 23 de outubro a 21 de novembro – Signo da água, regido por Plutão e Marte. Terá queda na vitalidade e sensação de maior envelhecimento. Suas ideias vão mudar bastante. Você estará mais revolucionário e liberal. Talvez rompa a amizade com alguém ou comece novos contatos inesperadamente. Magia para a entrada do ano: Em uma noite de Lua minguante, limpe toda energia que você não deseja mais em seu caminho, coloque em um copo com água mineral, um pouco de essência de eucalipto e cedro e limpe sua casa. Sua flor é a camélia. 


Sagitário – De 22 de novembro a 21 de dezembro – Signo de Fogo, regido por Júpiter. Se você tem sócio, prepare-se para ter dificuldades financeiras, não por problemas com o seu dinheiro, mas com o dele. Você estará mais místico que o seu normal, e terá várias intuições e premonições. Magia para a entrada do ano: Pelo seu espírito livre e aventureiro, você recebe a proteção do fogo, escreva em um papel seus desejos e em seu caldeirão coloque fogo, dançando e pedindo a sua realização. Sua flor é a dente de leão. 


Capricórnio – De 22 de dezembro a 20 de janeiro – signo de terra, regido por Saturno. Você provavelmente terá chances de fazer viagens aéreas ao exterior, em viagens que podem trazer novos ares à sua mente. Magia para a entrada do ano: Pela sua sabedoria e persistência. Comece seu feitiço abraçando uma arvore, depois agradeça a energia recebida, distribuído a quem precisa sete moedas de qualquer valor. Sua flor é a hera. 

Reprogramação mental é técnica importante a fim de alcançar objetivos necessários para 2020



A hipnoterapeuta Juliana Casagrande recomenda cinco dicas e um exercício mental com o objetivo de facilitar a reprogramação mental e as mudanças almejadas para o próximo ano


O final de ano é sempre um período de reflexões, no qual as pessoas fazem um balanço do que viveram no período. Aproveitam o descanso proporcionado pelas festas de Natal e Ano Novo para analisarem os prós e os contras do ciclo que está prestes a terminar. Perante aquilo visto como negativo para suas vidas, buscam transformações, traçando metas e planos que as façam atingir os objetivos propostos. Mas para a maioria é muito difícil mudar, pois estão presas nos hábitos que as fazem agir frequentemente da mesma maneira, mesmo quando essa atitude só traz infelicidade.

De acordo com a hipnoterapeuta, reprogramadora mental quântica e decodificadora de mente corpo, Juliana Casagrande, um modo eficaz de conseguir se livrar das amarras inconscientes que impedem as modificações reais e necessárias da vida é a reprogramação mental. Para Juliana, reprogramar a mente é antes de tudo reprogramar os sentimentos. "A fim de que consigamos manifestar qualquer transformação positiva na nossa vida é preciso que experimentemos sentimentos bons e elevados. Quando fazemos isso, o nosso campo eletromagnético muda, a nossa frequência energética se eleva e as mudanças ocorrem mais rapidamente", diz.

A seguir Juliana fornece algumas dicas para tornar mais fácil a reprogramação mental e consequentemente as mudanças de vida almejadas para 2020.

A primeira delas é se ater ao lado positivo dos acontecimentos: enxergar o lado bom de qualquer situação, por mais desafiadora que seja, buscando aprender com todos os momentos possíveis, mesmo aqueles que sejam percebidos, em um primeiro momento, como nocivos. "Como dito, focar nos aspectos positivos e ter sentimentos bons são necessários para elevar a nossa frequência energética e acelerar as transformações", destaca Juliana.

Esquecer o passado e ficar atento ao momento presente é a segunda recomendação da hipnoterapeuta para que se consiga reprogramar-se mentalmente. "Quando focamos no que está acontecendo ao nosso redor, a tendência é de que prestemos mais atenção em nossos pensamentos e sentimentos", explica. Dessa maneira, a pessoa já deu o primeiro passo para mudar seu comportamento e se tornar mais plena e feliz.

O próximo passo é consequência e ao mesmo tempo causa das duas dicas anteriores. Conforme Juliana, quando se exercita a gratidão, as pessoas costumam focar no lado bom dos acontecimentos e da mesma forma não se alimentam das mágoas do passado, visando apenas ao presente.

A quarta dica é perdoar. Também trata-se de passo importante para que as outras sugestões consigam ser colocadas em prática. Ao exercitar o perdão as pessoas colocam as mágoas do passado de lado, exercem a positividade e cultivam a gratidão. "Carregamos muitos sentimentos de rancor, de raiva e de ódio e quando perdoarmos os outros e a nós mesmos, conseguimos reprogramar a mente e os sentimentos, fazendo com que a vida flua sem obstáculos", enfatiza a hipnoterapeuta.

Por último, Juliana recomenda a prática de exercícios. Com atividade física o ser humano gera endorfina, hormônio produzido na glândula hipófise que traz sensação de recompensa e bem-estar ao organismo. "Melhorando sua disposição física e mental, o indivíduo aumenta os pensamentos positivos e o sentimento de felicidade, transforma o campo eletromagnético e eleva a frequência energética, dando grandes passos para conseguir as modificações de vida almejadas", declara.


Respirar, perdoar, mentalizar e afirmar

A hipnoterapeuta sugere um exercício mental para que as pessoas consigam reprogramar a mente de maneira mais eficaz e, dessa forma, colocar em ação as transformações de hábitos necessárias para uma vida mais feliz em 2020. Trata-se de um exercício com enfoque no perdão. "Quando não conseguimos perdoar uma pessoa ou a nós mesmos, a nossa mente fica voltada totalmente para aquela situação negativa e não consegue abrir espaço para a reprogramação", reitera.

Para colocar em prática esse exercício, Juliana sugere que, inicialmente, a pessoa encontre um local tranquilo, em que possa isolar-se. Encontrado esse lugar: "Feche os olhos, respire profundamente três vezes e se imagine frente a frente com quem mais lhe magoou em 2019. Essa pessoa pode ser você mesma", esclarece. Idealizada a situação, comece a desabafar, retirando de dentro de si todo o rancor em relação ao outro ou a si próprio. "Fale tudo, até não sobrar mais nada, até se sentir realmente leve", orienta.

Após o sentimento de paz instalar-se, siga para a etapa seguinte: a elaboração de suas aspirações para o ano vindouro. "Comece a construir mentalmente o que você deseja para 2020", aconselha Juliana. Não imagine somente, mas sinta, como se já fosse realidade. "Seja qual for o seu objetivo – um amor, mais saúde, prosperidade financeira etc. - idealize alcançando-o e se regozijando com ele", recomenda.

O exercício começará a se concluído com a idealização de expressões assertivas a respeito das metas para 2020. "Diga, mentalmente, por exemplo, que as mudanças já ocorreram", exorta a hipnoterapeuta. Conforme Juliana, a mente subconsciente – responsável pela reprogramação - é muito conservadora. Diante de expressões evasivas como "espero que funcione" ou "vou tentar", ela tende a permanecer onde está, dificultando as mudanças. Para terminar o exercício e só inspirar mais um vez, profundamente, e abrir os olhos. Feliz 2020!

Cinco dicas infalíveis para guardar dinheiro em 2020


Especialista garante que cuidados podem evitar perrengues no ano novo


O ano mal acabou e já tem muita gente preocupada com as contas que vão surgir logo no começo de 2020. Despesas como IPVA, IPTU, matrícula escolar e dívidas contraídas por conta das festas de fim de ano são suficientes para devorar todo o orçamento, deixando para trás qualquer ideia de economia.
Mas, mesmo com tantas contas inevitáveis pela frente, Victor Loyola, sócio e coCEO da fintech Consiga+, mostra que é possível se organizar e colocar em prática o tão desejado sonho de começar o ano guardando dinheiro. A seguir, ele compartilha cinco dicas infalíveis para isso:


1) Priorize suas despesas

Se você já sabe que janeiro é um mês abarrotado de boletos, o ideal é se programar e deixar garantido o dinheiro necessário para pagar essas contas.
O fim do ano é sempre um momento de tentação para qualquer consumidor: são promoções, descontos e queima de estoque; festas de Natal e Ano Novo, além das viagens. Todos gastos extras que podem comprometer o orçamento do começo de 2020. Para que isso não aconteça, estabeleça um limite do que você pode gastar no fim de ano e pesquise bem antes de fazer qualquer aquisição.


2) Cuidado com o cartão de crédito

Já parou para pensar que o cartão de crédito nada mais é do que uma falsa ilusão de que temos dinheiro?

O limite do cartão é sempre maior do que nosso salário, o que, num primeiro momento, causa até certo alívio. Mas aí a fatura vem e pega muita gente de surpresa. Isso acontece porque a maioria das pessoas utiliza o cartão de crédito para pagar despesas do dia a dia e contas muito pequenas, como um cafezinho, por exemplo.

O ideal é usar o cartão apenas para pagar valores altos, que precisamos parcelar. Pense o seguinte: para que deixar para pagar o cafezinho só no mês que vem se você já o consumiu? Faz mais sentido pagar prestações de uma geladeira, por exemplo, um bem que vai durar por muito tempo, até mesmo depois de pagar todas as parcelas.

E no parcelado, todo cuidado é pouco. Quando se menos espera, você pode ter seu limite comprometido por muito tempo com os parcelados e isso vai gerar dificuldades para que pague a fatura integral. Jamais entre no rotativo do cartão!

O recomendado é trocar o cartão de crédito pelo débito ou até mesmo por dinheiro vivo. Você tem ideia do quanto gasta em uma semana? Se toda sua despesa fica em R$ 300, a melhor opção é sacar esse dinheiro. Assim você gasta apenas o necessário e consegue ter uma ideia mais real sobre seus gastos ao ver o dinheiro, literalmente, indo embora.


3) Entenda seus gastos

Ao deixar de usar o cartão de crédito para pagar qualquer coisa fica muito mais fácil entender para onde seu dinheiro está indo.

Se você não consegue anotar todos os gastos em uma planilha nem guardar o recibo das compras que faz no débito, pelo menos tente anotar suas principais despesas, aquelas que aparecem todo mês.

É necessário ter na ponta do lápis gastos com alimentação, combustível, contas de luz, aluguel (se for o caso) e outras parcelas fixas do mês. A soma desses gastos é o valor que será debitado da sua conta, ou seja, parte do seu orçamento já está comprometido e tem destino certo. O que sobrar desse valor é o que você pode gastar com lazer: sair com os amigos, comprar aquele produto que tanto queria ou investir.

Caso o orçamento esteja apertado, aprenda a dizer não! Talvez esse não seja o momento ideal para comprar mais um par de tênis ou sair para comer fora no fim de semana.


4) Guarde o que sobrar

Muitas pessoas têm aquela ambição de conseguir poupar bastante no final do mês, mas aí percebem que gastaram mais do que deveriam e acabam não guardando nada.

Mesmo que não tenha atingido a meta de guardar R$ 200, por exemplo, tente colocar na poupança ou em algum fundo de investimento pelo menos um pouco. Assim, além de aprimorar sua educação financeira, você cria uma reserva de emergência, que defenda seu orçamento de imprevistos.


5) Se precisar de empréstimo, opte pelo crédito consignado

Economizando ou não, imprevistos podem acontecer. E se você precisar de dinheiro, nem pense em usar o cartão de crédito como muleta! O rotativo do cartão de crédito possui a maior taxa de juros do mercado e, ao invés de solucionar o problema, aumenta ainda mais a dívida.

A melhor opção para quem precisa de dinheiro é a modalidade de crédito consignado. Além de possuir taxas bem menores do que as do cartão de crédito, o consignado é descontado diretamente da folha de pagamento. Assim, o devedor sabe exatamente quanto de seu orçamento está comprometido, sem se deparar com surpresas no fim do mês.



Consiga+

Réveillon 2020 deve movimentar R$ 5,6 bi em quatro dos principais destinos brasileiros


Setor hoteleiro espera ocupação recorde, com taxas que chegam a até 100%


Pular sete ondas, ver a queima dos fogos de artifício e fazer aquele famoso brinde na hora da virada. Quem aí ainda não pensou onde realizar algumas dessas programações de final de ano para começar 2020 com o pé direito? De norte a sul, o país conta com atrativos para todos os tipos de turistas. Segundo levantamento da Agência de Notícias do Turismo, em pelo menos quatro destinos - Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza -, a festa deve registrar uma movimentação econômica de R$ 5,6 bilhões.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), divulgados na última sexta-feira (27.12), comprovam o grande interesse dos turistas nas festas de Réveillon do país. Segundo a entidade, as regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste trouxeram números positivos da ocupação hoteleira para o período. A expectativa é que esta temporada apresente crescimento em diversos destinos do país.

"Os números são extremamente positivos e mostram como grandes eventos como o Réveillon podem contribuir para a economia e geração de renda em todas as regiões do nosso país. O ano de 2019 foi extremamente importante para o turismo brasileiro, com conquistas históricas, e para o próximo ano seguiremos com o propósito de avançar ainda mais", afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Confira as programações e expectativas da virada do ano em alguns dos principais destinos brasileiros:


RIO DE JANEIRO (RJ) – Pode parecer até clichê, mas a capital fluminense possui uma das maiores festas de final de ano do país. Além dos famosos fogos, os turistas que tiverem virando o ano na cidade poderão assistir shows de artistas renomados, totalmente gratuitos. Para este ano, são esperados mais de 2,8 milhões de pessoas em Copacabana, palco da maior queima de fogos de artifício do país. Deste total, a Riotur estima que entre 1,7 e 1,9 milhão sejam turistas. A ocupação média durante o período está em 90%, podendo chegar a 100% nos bairros mais procurados.  O impacto financeiro esperado é de cerca de R$ 3 bilhões.


SALVADOR (BA) – A capital do Axé também não ficará para trás e, desde o último sábado (28.12), oferece shows de diversos ritmos para todos os gostos. Para este período, a prefeitura espera uma movimentação de R$ 407,2 milhões na economia da cidade. Serão quase 500 mil turistas. A ABIH espera 100% de ocupação nos hotéis durante o réveillon. A maioria dos hóspedes brasileiros esperados são provenientes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros, franceses e norte-americanos são destaques.


SÃO PAULO (SP) - Na maior cidade do país, o palco da festa será a tradicional Avenida Paulista, onde são esperadas cerca de dois milhões de pessoas. Na programação, marcada para começar às 18h, shows das duplas Anavitória, Marcos e Belutti e o cantor Lulu Santos, que fará a contagem regressiva na passagem de ano. Fazem parte da festa, ainda, o grupo Chiclete com Banana e a escola de samba Rosas de Ouro. O impacto financeiro esperado é da ordem de R$ 600 milhões.


FORTALEZA (CE) - A capital cearense espera 650 mil turistas para brindar a chegada de 2020. Entre as atrações que se apresentarão no Aterro da Praia de Iracema nomes como Jorge Ben Jor, Calcinha Preta, Matheus e Kauan, Alok, Fagner, Nando Reis e a dupla Simone e Simaria. Segundo a secretaria de turismo de Fortaleza, a taxa de ocupação hoteleira é de 96% com a previsão de movimentação econômica de R$ 1,6 bilhão.


RECIFE (PE) – A ABIH-PE registra uma ocupação superior a 96% na rede hoteleira de Recife durante o período de Réveillon. Segundo a Prefeitura Municipal da capital pernambucana, mais de um milhão de pessoas devem acompanhar a programação da virada em dois polos na orla de Boa Viagem. O local, principal cenário da festa na cidade, terá um show pirotécnico de 15 minutos, com 21 toneladas de fogos de artifício de baixo impacto sonoro. Além de Boa Viagem, que vai ser palco de um show da cantora Gaby Amarantos, as celebrações ocorrerão nos bairros do Ibura, Várzea e Lagoa do Araçá, com uma agenda que reúne cerca de 40 atrações.


BELÉM (PA) – Na virada de ano, a Estação das Docas é um dos principais pontos para quem quer curtir a queima de fogos. O local terá dois palcos com grandes atrações musicais e 15 minutos de show pirotécnico na baía do Guajará. A entrada na festa é gratuita nas áreas comuns da Estação das Docas. Outra atração na noite de Ano Novo em Belém são os shows ao ar livre no Portal da Amazônia. Os turistas ainda podem conferir o espetáculo Fogos na Torre, realizado há quase 30 anos no estado. A expectativa da ABIH-PA é de crescimento de 18% para o réveillon e de 4% para janeiro, comparados com o ano passado.


PORTO ALEGRE (RS) - O Réveillon 2020 – “POA Pra Frente, Feliz Ano Novo Pra Gente” marcará a virada do ano na capital gaúcha. A festa, que será realizada na orla Moacyr Scliar, espera receber mais de 140 mil pessoas. Entre as atrações estão um espetáculo pirotécnico de cerca de 10 minutos e shows musicais com os vencedores do 14º Festival de Música de POA. Em todo o estado, o cenário é de otimismo quando se fala em ocupação hoteleira. O réveillon nos três principais balneários do estado terá taxas de ocupação de até 100%, assim como na famosa cidade de Gramado. Em janeiro, a expectativa é que as reservas para hospedagem nessas localidades atinjam 85% da capacidade.


Promessas de ano novo, por que nunca funcionam?

Divulgação



Todos os anos, vivemos a mesma história: vamos investir mais em nós mesmos, começar uma dieta, fazer mais exercícios, colocar mais limites, fazer mais do que gostamos. O ano passa e seguimos com as mesmas atitudes. E, obviamente, os mesmos resultados. O fisioterapeuta que trabalha com Saúde Integrativa, Sérgio Bastos Jr, questiona: por que as promessas de ano novo nunca funcionam?


 “Com raríssimas exceções, a grande maioria das nossas promessas de ano novo continuam sendo promessas, réveillon após réveillon. Quem aí pode dizer o contrário? Por que será que, quando temos uma data importante, uma virada de ano, nos enchemos de energia e vontade e, de repente, todo esse gás vai embora, sobrando apenas o dia a dia de sempre?”, questiona Sérgio Bastos Jr, fisioterapeuta que realiza um trabalho de Saúde Integrativa.

Segundo ele, quando menos percebemos, estamos vivendo as mesmas coisas, tomando as mesmas atitudes e, geralmente, fazendo as mesmas reclamações. Por que será que isso acontece? Sérgio explica: “geralmente, porque as promessas de ano novo não passam do estágio um, ou seja, seguem sendo apenas promessas. A grande questão é que precisamos vencer nossos medos e nossos traumas para mudar as nossas atitudes.”

“Muitas vezes, nós desejamos a mudança”, enfatiza Sérgio, “queremos, com profundidade, mudar, mas não conseguimos enxergar o que nos impede. Esse é o que podemos chamar de “o pulo do gato”. Descobrir quais crenças e memórias são bloqueadores daquilo que precisamos fazer diferente para conseguir novos resultados”, lembra.


Ficar nas promessas de ano novo é uma tradição?

Sérgio também foca no costume: “fazemos sempre a brincadeira de “segunda feira eu começo a dieta”, não é mesmo? Ou seja, já estamos acostumados a prometer. É como se a promessa fizesse parte do ritual, e, talvez, lá no fundo da nossa mente, podemos pensar que, se atingirmos nossos objetivos, não teremos mais como seguir com a tradição. Ledo engano. É preciso abrir espaço para o novo”.

Sérgio lembra que é exatamente por isso que a Saúde Integrativa é tão importante: “descobrir quais são as nossas crenças, os nossos bloqueios, quais são os muros que nos impedem de sair da promessa e partir para a ação, é o que nos faz crescer e ser maiores do que as nossas dores. Por isso, antes de fazer sua lista de promessas de ano novo, reveja todas aquelas que já foram escritas, faladas e desejadas. Observe o que pode estar faltando para que elas se tornem conquistas reais”, finaliza ele.




Biointegral Saúde


IOUU dá dicas de como criar um planejamento financeiro empresarial para 2020


Fintech traz dicas para nano, micro, pequenos e grandes empresários que estão em busca de melhorar sua organização financeira para o próximo ano


Embora ainda não seja — nem de longe — prática de todo empresário, o planejamento financeiro para o seu negócio é pré-requisito para que o sucesso do empreendimento não dependa apenas da sorte. 

De acordo com a IOUU, fintech de peer-to-peer ou P2P lending que propõe alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito, no lado financeiro, isso é ainda mais importante. Vai impedir que você seja pego de surpresa com despesas não previstas e vai trazer clareza sobre seus custos.

“Desse modo, você pode planejar o futuro da sua empresa com mais segurança e ter as bases para crescer e alcançar a tão sonhada lucratividade”, explica Bruno Sayão, CEO da IOUU. 

Confira abaixo os principais pontos para a elaboração de um bom planejamento financeiro.


FAÇA O FLUXO DE CAIXA DA SUA EMPRESA

O fluxo de caixa nada mais é do que um controle das entradas e saídas da sua empresa. Portanto, ele permite prever qual será o saldo da organização no período que você determinar.

Liste todas as receitas e despesas previstas. Nessa conta devem entrar tudo o que se possa prever, como água, luz, aluguel, salários, comissões de vendas, impostos, custos com matéria-prima. Semelhantemente, faça a mesma coisa com as receitas.

Em seguida, ao longo do tempo, deve-se marcar se o que estava previsto se concretizou. Assim a diferença entre as projeções e a realidade ficará mais clara.

“O fluxo de caixa permite ao empresário planejar suas ações e é um instrumento importante para auxiliar na tomada de decisão”, diz Bruno.


CALCULE O CAPITAL DE GIRO DE QUE VAI PRECISAR

Capital de giro é o recurso do qual a empresa precisa para dar continuidade às suas operações.

Assim, os itens que o compõem vão depender da natureza do negócio. Podem ser incluídos gastos com insumos, manutenção de estoques, recursos para financiar os clientes ou outros gastos.

Saber qual o capital de giro que a sua empresa demanda permite analisar para onde estão indo os recursos e, se necessário, fazer ajustes. Além disso, é fundamental para que o empresário se planeje para conseguir honrar seus compromissos.


FAÇA UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA

Para planejar o futuro, é preciso relembrar o passado e conhecer o presente. Não existe uma fórmula única para fazer a análise financeira do seu negócio, mas você deve observar como foi o histórico da sua empresa até o momento, para entender por que está na situação atual.


DEFINA AS METAS A SEREM ALCANÇADAS

Sendo assim, analise se as projeções de gastos e de receitas que você tinha se concretizaram e, em caso negativo, o que saiu diferente do previsto. Veja como está o nível de endividamento da sua empresa e informe-se se existem opções para melhorar o perfil da dívida, como encontrar soluções com juros mais baixos.

A IOUU, por exemplo, oferece crédito com taxa de juros de a partir de 1,3% ao mês no modelo Peer to Peer que é quando um investidor aporta capital diretamente nas empresas em que ele decide, como um crédito coletivo ou de impacto. 

“Além disso, não esqueça de estabelecer metas para o seu negócio. Existe um conceito em administração de empresas, que são as metas SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-Bound). É uma sigla em inglês que diz que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais”, explica. 

Ou seja, não adianta você estabelecer que quer aumentar as vendas em 50% no ano se não for possível conseguir esse resultado. Portanto, ao estabelecer uma meta:
  • seja o mais específico possível;
  • estabeleça uma forma de medir o resultado;
  • certifique-se de que a meta é alcançável;
  • tenha certeza de que ela é relevante para o negócio; e
  • estabeleça um prazo para alcançá-la.
Esses passos já são um enorme avanço para o planejamento financeiro em pequenos negócios e vão ajudar a sua empresa a estar mais preparada para a retomada da economia.


Bancos não abrirão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro



Bancos não abrirão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro


Quem precisar fazer alguma transação financeira nestes dois dias, deverá usar os canais alternativos de atendimento bancário


Na próxima terça-feira, dia 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro, as agências bancárias não vão abrir para atendimento. A informação é da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.

Quem precisar fazer alguma transação financeira nestes dois dias, deverá usar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Se você tiver carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone, que forem vencer no feriado, não se preocupe, pois eles poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Outra solução, é agendar os pagamentos ou pagá-las nos próprios caixas automáticos, se tiverem código de barras.

Então, o último dia útil do ano para atendimento ao público vai ser na segunda-feira, dia 30 de dezembro. Até lá, os bancos vão funcionar normalmente.






Posts mais acessados