segunda-feira, 31 de maio de 2021

Mestra em Educação afirma que "a pandemia evidenciou a necessária transformação que o sistema educacional precisa"

Professora debate o papel do educador no ensino durante esse período de adaptações e o mapeamento dos impactos da pandemia no desempenho dos estudantes


A pandemia desafiou as instituições de ensino que se viram diante dos desafios de migrar todo o material do ensino presencial para o online, mas só isso não seria suficiente. Dessa forma, escolas de ensino básico, médio e universidades, do setor público e privado, precisaram se adaptar ao novo cenário para evitar prejuízos à aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a UNESCO, existem 4 pilares de aprendizado que devem ser construídos com os alunos, no decorrer da vida escolar, sendo eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. Mas as barreiras impostas pela pandemia, tais como:  distanciamento, isolamento e mudança na rotina escolar afastou os alunos do saber, conhecer e interagir.

O ensino a distância, evidenciou que a falta de interação no espaço escolar e contato com colegas e professores resultou no desempenho escolar de Jovens que pretendem cursar o ensino superior. Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), pela FRM e outras instituições, foi possível fazer um mapeamento dos impactos da pandemia nos aspectos da vida desses jovens e consequentemente em seu desempenho em aula. De acordo com a pesquisa, 56% dos jovens estão muito preocupados com seu desempenho na próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); 67% não estão conseguindo estudar para o Enem desde que as aulas foram suspensas; 49% já pensaram em desistir da prova.

“A pandemia de Covid-19 apenas evidenciou a necessária transformação que o sistema educacional precisa passar. Valorizava-se muito o saber em uma folha de papel, mas vale lembrar que o conhecimento não está apenas nas provas ou atividades, que são importantes. Ele também está no olhar, na conversa, na habilidade física e motora, dentre outras características que o estudante apresenta. É necessário compreender que o desempenho não será o mesmo. As escolas ainda precisam aprender com seus alunos e valorizar o saber individual de cada um.” aponta a mestra em Educação e professora da Universidade São Judas, Paula Margues.

Além do pedagogo, a família também é muito importante na contribuição do aprendizado do estudante. A professora ressalta que as instituições e os familiares devem andar juntos, em harmonia, para que possam se ajudar dentro ou fora do ambiente escolar, que agora compreende todos os espaços do lar. Ela ainda enfatiza a necessidade de uma boa relação do pedagogo com a família, adotando uma postura transparente, de acolhimento, ouvindo e aconselhando diante dos problemas e dificuldades enfrentados.


 

São Judas


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