Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de junho de 2020

CHEGOU O FRIO E COM ELE, AS DORES NAS ARTICULAÇÕES!



Frio e Dores Articulares - Entenda a Relação!


 
Você já percebeu que as dores nas articulações pioram bastante no frio? Sim, e não depende da idade. Quem tem problemas nas articulações sabe que no inverno, naqueles dias mais frios, as articulações ficam mais doloridas e mais sensíveis.


Porque isso acontece e como temos que lidar com isso para minimizar as dores?

Em primeiro lugar, precisamos entender o que são dores articulares.
Dores articulares são dores nas juntas. Pode ser no ombro, Joelho, no quadril, no tornozelo, nos Punhos, e tem origem de diversas causas, entre elas, as mais comuns são: artrose, artrite, doenças reumatológicas, históricos de lesões traumáticas e fraturas.

Na verdade, existe uma infinidade de doenças podem ser as causas das dores nas articulações e aí quando chega o inverno, esses dias mais frios, os consultórios de especialistas ficam lotados de pacientes reclamando de que as dores pioraram no frio.

O motivo mais comum destas dores articulares no frio, se deve em primeiro lugar, ao fato de ficarmos mais parados no inverno; mais imóvel e mais contraídos e com isso a musculatura também fica mais enrijecida e a articulação acaba sentindo essa rigidez da musculatura e da articulação e isso gera mais dor, explica o ortopedista, especialista e referência em cirurgias do joelho e trauma do esporte, Dr. Samuel Lopes.

Existem também duas questões mais técnicas que podem explicar o porquê da pior das dores articulares com frio, diz o Dr. Samuel Lopes.

A primeira delas é que o líquido sinovial, que fica dentro das articulações para ajudar a lubrificá-las, fica um pouco mais espesso e a alteração da viscosidade deste líquido, gera mais rigidez na articulação, causando naturalmente mais dor, explica o especialista.

A segunda questão são as alterações de circulação.
Na circulação periférica, mãos e pés principalmente, que são os locais que mais sofrem com essas alterações, pode existir uma diminuição da circulação periférica e isso vai gerar mais dor.

Isso acontece somente com alguns pacientes, que podem ter alterações circulatórias e em alguns casos alguns pacientes com a doença de Renault, que é uma doença que não é muito comum, mas que causa alteração da circulação periférica e geram dedos roxos, por exemplo, explica o Dr. Samuel Lopes, que alerta para que as pessoas observem se podem estar diante deste problema.

E o que fazer para minimizar as dores articulares no frio?

#1 – Fazer Movimento e Manter Rotina de Exercícios
Para minimizar essas dores que pioram com o frio, o primeiro ponto é procurar não ficar parado o tempo todo e se movimentar. Fazer algum tipo de exercício físico, um alongamento, uma caminhada, mesmo que dentro de casa e manter uma rotina de exercícios de preferência, orientada por um profissional, que é o ideal.

#2- Mantenha-se Agasalhado, Hidratado e Consuma Alimentos Quentes
Mantenha-se sempre agasalhado nos dias nos dias mais frios e procure consumir alimentos mais quentes. E não esqueça de manter o corpo hidratado. Beba bastante líquido, mesmo os quentes, porque eles também vão ajudar no controle da dor.

#3- Não Pratique a Automedicação.
Não podemos falar de dor sem lembrar de algumas coisas muito importantes e a primeira delas é não fazer a automedicação. Tomar remédios anti-inflamatórios pode ser a pior decisão que você vai tomar, explica o Dr. Samuel Lopes, pois você corre o risco de ter os efeitos colaterais dos medicamentos e criar outros problemas até mais sérios.
Contudo, se você sente que não está conseguindo, não tente ficar lidando com a dor. Procurar o profissional. Se você tem dor e se esta dor é persistente, se já está te incomodando há algum tempo, procure um especialista para que ele possa te avaliar e dar o diagnóstico e tratamento corretos.

É necessário identificar a origem e a causa da dor e aí sim atacar na origem do problema e não só ficar lidando com a dor. Mas, isso, somente um profissional poderá fazer. 







Dr. Samuel Lopes - Médico ortopedista, especialista em cirurgias do joelho e trauma do esporte. Membro efetivo da sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Juiz de Fora – MG. Reabilitação -Tratamento – Ortopedia – Medicina Esportiva – Saúde
Instagram@ drsamuellopes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados