"Escolher não
falar sobre algum tema não significa negar a importância e nem a gravidade do
assunto, apenas quer dizer que os temas em alta na mídia não qualificam alguém
para falar deles", diz a influenciadora digital, que usa a internet para
um ativismo bem-humorado do desenvolvimento pessoal.
É preciso ter opinião para tudo nas redes
sociais? Esta pergunta assombra boa parte dos influenciadores digitais ou
qualquer usuário com um perfil na web. Nem sempre acender discussões ou criar
polêmicas pode ser algo positivo. Pensando no assunto, a influenciadora digital
Tati Sincera, que usa a internet para um ativismo
bem-humorado do desenvolvimento pessoal, listou algumas dicas que todos
deveriam pensar e seguir antes de sair opinando e polemizando na web. Ela
ressalta a importância de se questionar sobre o sentido de “gritar no barulho”
sem ter base teórica, histórica ou experiência sobre o assunto.
“Somos bombardeados por informações e opiniões de
todos os lados o tempo todo. Isso mais confunde do que ajuda. Quando escolhemos
não falar de qualquer assunto, não negamos a importância e nem a gravidade do
tema. Não acho positivo assumir o papel de 'agente no caos'”, destaca Tati, que
completa: “Não quero que as pessoas baseiem suas ideias nas minhas. O ideal é
que as pessoas se capacitem para formar suas próprias opiniões e percepções. E,
se por um acaso, eu tenha a mesma estrutura de pensamento de meus seguidores,
ótimo, se não, tudo bem também.”
Tati lembra que não apenas “influenciadores
digitais com muitos seguidores” são afetados quando dão opiniões de tudo, mas
todos nós. Uma opinião política pode afetar a relação no trabalho, com os
chefes e colegas, e um embate por conta de uma bandeira ou outra pode vir
carregado de desinformação, prejudicando muito mais do que ajudando e
orientando seus seguidores.
“Nunca se sinta pressionado a justificar,
explicar, ou se posicionar por coisas que, em poucos dias, serão reveladas pela
realidade diária e não por frases soltas ou cheias de efeitos, que impressionam
ou decepcionam quem alcança. Cuidado quando ouvir que você 'precisa' se
posicionar, que 'tem' que fazer comunidade e que 'precisa' ter uma causa. Se
você é referência em uma área, você já é naturalmente posicionado porque formou
uma comunidade e vive por uma causa. Quem te conhece sabe disso e não vai te
cobrar, nem pode.”
A ativista bem-humorada do desenvolvimento
pessoal cita ainda o caso de influenciadores digitais que levantam bandeiras e
temas polêmicos sem profundidade de causa, porque muitos estão fazendo isso
apelas pela autopromoção. Tati Sincera foge disso: “Tenho muito medo de ganhar
seguidores pela fragilidade do momento com discursos que as preencha num
momento assim. Não quero ser um formador de opinião que fala aqui o que o outro
quer ouvir, mas sim por toda a minha trajetória. Um formador de opinião tem
base para sustentar aquilo que ele é especialista e não para falar de tudo que
está em pauta na mídia.”
Veja mais dicas de Tati
Sincera para fugir de embates desnecessários na web:
1) Falar sobre política vale
a pena? - Se você não é um especialista político e nem está
concorrendo a nenhum cargo político, não. Política é algo bem delicado, ainda
mais no momento em que estamos vivendo. A desinformação e as ‘fake news’ estão
a solta. Não é melhor deixar que especialistas no assunto passem as
orientações? Assim você evita entrar em conflitos que podem te afetar diretamente,
como por exemplo com colegas de trabalho e familiares. Caso você queira muito
falar sobre política, um grande conselho: estude antes. E muito. Política não é
fácil.
2) Repensar sobre desafios
ou hashtags da moda – Mais uma vez vale se questionar: Esse desafio ou
essa hashtag me representa? Eu domino esse assunto? É o assunto que está no meu
lugar de fala? Existem muitas hashtags que podem vir carregadas de informações
e muitas vezes desconhecemos todo o significado dela. Aderir a temas só porque
estão na moda é muito delicado.
3) Não cair na cobrança de
outros influenciadores - Influenciador que cobra posicionamento de
outros influenciadores não entende o principal: os seguidores do seu colega não
são os seus. Você não pode definir o que ele fala, faz ou entrega de conteúdo
para o público dele. O relacionamento estabelecido entre você e seus pares não
compete a outro.
4) E a cobrança dos
seguidores? - Um seguidor real tem total abertura para 'pedir'
(não cobrar) uma opinião de seus influenciadores sobre qualquer tema. Ele deve
estar aberto a ouvir o que de fato a pessoa pensa sobre o tema, e não apenas
para ver se a pessoa pensa como ele. O influenciador pode ou não responder,
depende se ele se sente confortável e habilitado para fazer tal coisa.
5) Cabeça quente pode dar
ruim! - Responder sobre qualquer assunto de cabeça quente nunca é uma boa
ideia. Se o assunto for polêmico então, pior ainda. Por isso, caso seja
provocado sobre algum tema, seja nos comentários, mensagens ou em marcações,
espere o melhor momento para responder. Respire. E, se sentir necessidade,
estude sobre tal tema para saber exatamente como passar a melhor informação.
Evite entrar em embates virtuais de graça para não perder a razão.
Tati Sincera
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