Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de junho de 2020

Brincadeiras para fazer com o pet em casa


Assim como os humanos, os animais também necessitam 
de um momento de descontração 

Independente da raça – seja de pequeno, médio ou grande porte – os cães precisam de uma série de cuidados básicos para sobreviverem e se desenvolverem saudáveis e felizes no seu lar. 
Alimentação balanceada, vacinação, visitas frequentes ao veterinário, passeios para realizar suas necessidades fisiológicas e até mesmo brincadeiras são essenciais no dia a dia do animal. 
Sendo assim, tão importante quanto oferecer um lar seguro, dar a devida atenção ao pet promovendo atividades e brincadeiras são fundamentais para mantê-lo ativo física e mentalmente. 
E, diante do atual momento de isolamento social, é normal que os pets apresentem problemas comportamentais devido ao acúmulo de energia e, saber como gastá-la da maneira correta vai ajudar o tutor a evitar inconvenientes neste período.
Confira uma série de brincadeiras que você pode fazer em casa com seu cão!

Importância de brincar com o cachorro

Além de ajudá-lo a gastar energia, realizar brincadeiras com o seu pet é fundamental para manutenção de sua saúde física e mental. Dentre os principais benefícios alcançados com a prática, podemos destacar: 
·         Se o seu cachorro costuma passar muito tempo sozinho, é normal que ele fique mais estressado e tenso por conta da solidão, condições que são facilmente aliviadas quando vocês brincam juntos;

·         Adotar brincadeiras que estimulam o cérebro do animal e o fazem pensar ajudam a aumentar sua inteligência;

·         Melhora a atenção e as habilidades naturais de cada animal;

·         Ajuda no desenvolvimento dos ossos e articulações dos filhotes;

·         Atua como prevenção de doenças na velhice;

·         Estimula o bom funcionamento do organismo;

·         Contribui para socialização com outras pessoas e animais;

·         É capaz de estreitar os laços entre os pets e os tutores.

Além dos benefícios citados é possível prevenir condições de obesidade e outras doenças relacionadas à falta de atividade física nos cães. 

Brincadeiras para fazer com seu cão em casa


1 – Cabo de guerra

Trata-se de uma brincadeira simples, mas que é capaz de manter o seu cão entretido por horas e para isso, você não vai precisar de nada além de uma corda. 
Basta enrolar a corda em uma de suas mãos e dar a outra ponta para que o animal morda. Embora seja uma brincadeira saudável, é preciso estabelecer limites para que ela não se torne uma verdadeira guerra com o cão. 
Mostre para ele que você só quer brincar. Assim, você evita que ele passe dos limites e acabe te mordendo. 

2 – Bolhas de sabão

Ideal para fazer no quintal de casa, as brincadeiras com bolha de sabão também agradam muitos animais e podem deixá-los felizes e animados durante um dia mais quente. 
Solte as bolhas próximas ao animal (tome cuidado para que elas não atinjam seus olhos) e ensine-o a perseguir as bolinhas pelo ar. 

3 – Esconder seus brinquedos favoritos

Com o objetivo de aguçar a sua curiosidade e estimular a inteligência, esconder os brinquedos favoritos do seu animal de estimação também pode ser uma brincadeira divertida, que irá entretê-lo por um bom tempo. 
Espalhe-os por diferentes cantos da casa e instigue-o a encontrá-los sozinho. Por possuírem um olfato muito aguçado, certamente seu cão cumprirá essa tarefa rapidamente.
Para deixar a brincadeira ainda mais interessante, sempre que ele encontrar um objeto, você pode bonificá-lo com seu biscoito ou petisco favorito.

4 – Brincadeiras com a bolinha




A boa e velha bolinha, apesar de tradicional ainda é a brincadeira favorita de alguns pets, portanto, vale a pena dedicar um tempo para essa atividade no dia a dia. 
Atire a bolinha para que o animal pegue-a e a traga de volta, ou ainda, explore o objeto para encontrar novas formas de estimular o animal. 

5 – Esconde-esconde 

Outra brincadeira adaptada para o universo animal, o esconde-esconde também pode ser uma das brincadeiras para fazer com cachorro no dia a dia para que ele gaste mais energia e se sinta mais feliz. 
A regra é simples: basta se esconder em algum cômodo da casa e depois chamá-lo para que ele te procure. A dica é optar por lugares onde normalmente você não iria para tornar a brincadeira ainda mais interessante. 
Além disso, você também pode oferecer recompensas quando ele te encontrar: petiscos e guloseimas saudáveis podem motivá-lo a continuar a brincadeira. 

6 – Aposte nos brinquedos 

Quando o tutor não tem muito tempo disponível para brincar com o pet, o ideal é apostar em brinquedos para cachorro variados para divertir o animal e mantê-lo entretido por um bom período. 
No mercado pet, existem diferentes opções disponíveis, que vão desde dos tradicionais brinquedos mastigáveis e bolinhas, até opções comestíveis e interativas que soltam petiscos conforme o animal vai descobrindo. 
Escolha o brinquedo que mais tenha a ver com personalidade do seu amigão e presentei-o sempre que achar necessário. 

Cuide da saúde e do bem-estar do seu animal!

Capazes de proporcionar mais saúde e bem-estar para os animais, as brincadeiras para fazer com cachorro em casa também são uma boa oportunidade de aproveitar o tempo livre e estreitar os laços com o pet. 
No entanto, também é preciso se lembrar dos cuidados diários: "ofereça uma alimentação adequada e equilibrada com os nutrientes que ele precisa, dê todas as vacinas necessárias e não deixe de levá-lo nas consultas com o veterínario", recomenda Lívia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados