Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Seconci-SP alerta sobre as doenças de inverno e como preveni-las


Pneumologista da entidade explica os impactos das baixas temperaturas no sistema imunológico


A chegada do inverno não traz somente as baixas temperaturas, mas também doenças características, transmitidas por bactérias, fungos e vírus. Devido ao frio, a estação reduz a imunidade do corpo e facilita o surgimento de patologias como gripe Influenza, resfriado, dermatite, pneumonia, bronquite, asma, meningite, entre outras. Nesse contexto, a pneumologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Marice Ashidani, explica como se prevenir durante o período.

“No inverno, as vias respiratórias ficam mais vulneráveis e o ar frio e a poluição são fatores que diminuem a eficiência do sistema de proteção do corpo. Esses canais são revestidos de muco ciliar, que são células que movimentam agentes biológicos e poluição para fora, e o ar seco deixa essa camada menos espessa, fazendo com que essa barreira de proteção perca eficiência”, explica a dra. Marice. Ela ressalta que as pessoas com maiores chances de sofrer com estas doenças são as crianças e os idosos, por terem o sistema imune mais fragilizado.

Com as temperaturas mais baixas, a tendência é que as pessoas fiquem, cada vez mais, em ambientes fechados e, por vezes, mal ventilados para se aquecerem. A ventilação do local é fundamental para que o ar possa circular para evitar possíveis contaminações. Também é importante manter-se hidratado e bem alimentado, priorizando frutas e verduras frescas, bem como manter a casa higienizada a fim de evitar o pó e o mofo. “Vale lembrar que pessoas com problemas respiratórios devem manter uma ‘etiqueta respiratória’, que envolve cuidados básicos de higiene, para não contaminar outras”, ressalta a médica.

É recomendada ainda a vacinação anual contra a gripe, capaz de proteger contra os principais vírus causadores da doença no período. A vacinação é especialmente importante para pessoas com maior risco para o desenvolvimento de quadros mais graves de gripe e pneumonia viral, como idosos, crianças, gestantes, diabéticos e portadores de doenças pulmonares, cardíacas ou autoimunes.

E em tempos de pandemia de um vírus que ataca as vias respiratórias, como o novo coronavírus, é preciso estender os cuidados básicos de higiene para o ambiente de trabalho. O Seconci-SP tem atuado para mitigar os riscos de doenças contagiosas por meio de seu Programa SOS - Seconci-SP Obra com Saúde. A iniciativa disponibiliza um profissional de enfermagem nos canteiros de obra para medir a temperatura corporal, dar orientações, entrar em contato com os médicos da entidade, se necessário, e acompanhar os afastamentos dos casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados