Com o
cenário desafiador que as empresas vêm enfrentando por conta das medidas de
isolamento social e a pandemia, é normal que os empresários fiquem apreensivos
e preocupados com o futuro incerto que ronda a economia. Por isso, em tempos de
crise, é essencial ter estratégias que permitam que os negócios continuem
prosperando, mesmo que em um patamar menor que o habitual. A criatividade nesse
momento é uma das chaves para driblar as dificuldades que surgem.
Uma das
alternativas que tem se mostrado eficiente para as empresas que vendem produtos
ou serviços que não são considerados essenciais é a comercialização de
vouchers. Essa é uma solução que funciona, pois permite manter o fluxo de caixa
da empresa e ainda a fidelidade dos clientes, para que tenham acesso aos
produtos depois que for restabelecida a normalidade.
Assinaturas
de serviços é outra forma que os empresários encontraram de reinventar os
negócios. Setores de alimentação, entretenimento, saúde e bem-estar, por
exemplo, estão mantendo as vendas por meio desses contratos a longo prazo.
Migrar o negócio para o atendimento on-line permitiu também que diversos
segmentos continuassem de portas abertas durante a pandemia. Aplicativos de
delivery, de comunicação, redes sociais, se tornaram ferramentas de vendas em
tempos de isolamento social.
A maioria
das academias e clínicas de fisioterapias, por exemplo, trabalhavam apenas com
atividades presenciais e com a pandemia, precisaram se recriar. Para continuar
com os atendimentos, algumas começaram a ofertar treinamentos por vídeo e
atendimentos virtuais via apps que possibilitam a realização de conferência
remota.
Outra
modalidade adotada por alguns comerciantes foi o envio de produtos para a casa
das pessoas, como, calçados e roupas, e caso o cliente não optassem pela
compra, o produto era recolhido.
Esses são
exemplos de algumas saídas encontradas por empreendedores para sobreviverem à
crise do coronavírus. Mas como desenvolver a habilidade de ser criativos em
períodos de instabilidade econômica?
Para isso, é
essencial conhecer o nicho de mercado que o negócio está inserido, quanto tempo
de existência a empresa possui, seu porte e o perfil do seu consumidor para
investir em alguma alternativa que funcione para o setor.
Outro método
que pode ajudar na hora de driblar a crise nas empresas é estar atento ao que
acontece em outros setores. Não é preciso “inventar a roda”, se já existe uma
alternativa ou estratégia que tem dado certo nesse período, por que não
implantar ou adaptar para o seu negócio?
Ainda não há
uma previsão de quando a pandemia chegará ao fim. Por isso, é preciso se
adaptar, criar e até se reinventar. Ver o que pode ser feito para manter o
negócio ou mesmo para desenvolver um novo. Afinal, é em momentos de crise que
aparecem as melhores oportunidades.
Flávio Vinte - empreendedor e CEO da
Vivaçúcar
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