O
mercado de moda é um dos principais motores da economia brasileira e, assim
como outros setores, vêm sofrendo, cada vez mais, com o enfraquecimento dos
elos de sua cadeia produtiva. Empresas e indústrias do setor precisam estar
atentas às boas práticas no processo de fabricação de seus produtos, evitando
serem responsabilizadas por problemas ocorridos não apenas em suas instalações,
mas também em sua rede de fornecedores.
Para
garantir a procedência de seus produtos, assim como a boa imagem de suas
marcas, muitas empresas têm buscado na auditoria de responsabilidade social uma
ferramenta para identificar possíveis falhas dentro das unidades fabris, bem
como na conduta de seus fornecedores.
Focada
em diferentes aspectos, este tipo de auditoria oferece às empresas uma imagem
fiel das condições de trabalho e processo industrial da data em que foi
realizada, avaliando inclusive os subcontratados envolvidos na fabricação dos
produtos de determinada marca ou empresa. No caso das fabricantes do ramo
têxtil, são inspecionados também os fornecedores de corte, costura, tingimento,
estamparia, gráficas, entre outros.
A
análise é minuciosa e compreende desde as condições de trabalho e atendimento à
legislação em relação aos funcionários, quanto a forma como a empresa lida com
o meio ambiente – se o descarte de resíduos é realizado de forma correta, para
que não comprometa a natureza; e questões relacionadas à saúde e segurança,
como a checagem do espaço físico; estado de conservação dos equipamentos e
mobiliário utilizados pelos colaboradores; vistoria de laudos técnicos e de
segurança, como de bombeiros, por exemplo; entre outras variáveis.
Durante
a auditoria são realizadas ainda várias entrevistas sigilosas com os
trabalhadores, visando encontrar possíveis irregularidades em relação à forma
de contratação, imposição de horas adicionais à jornada diária ou condições de
trabalho insalubres. Esta etapa é crucial para identificar qualquer
discrepância ou tentativa de fraude em relação à documentação, relatórios de
ponto e folhas de pagamento que a empresa é obrigada a fornecer para
verificação.
Pouco
a pouco, a prática da auditoria tem se tornado uma exigência de mercado e
requisito para a venda para algumas redes varejistas, principalmente entre os
maiores players. Porém, muitas empresas já se conscientizaram em relação ao
importante papel que este tipo de auditoria desempenha no sentido de colaborar
também para a melhoria das condições de trabalho e produção em todos os níveis
da cadeia têxtil, independente de tamanho ou qualquer tipo de exigência
externa.
Em
função disso, a procura voluntária por este tipo de serviço tem crescido consideravelmente,
e produzido reflexos positivos no mercado de moda, como a melhoria do ambiente
de trabalho e consequente aumento da motivação e produtividade entre os
funcionários em diversos setores. Trata-se de uma ferramenta que só contribui
para o crescimento e transparência do mercado têxtil e de moda, ajudando a
enaltecer as iniciativas que valorizam as boas práticas comerciais, ao mesmo
tempo em que força a adequação das empresas que ainda não trabalham dentro dos
parâmetros éticos e legais da sociedade brasileira.
Bruna Amorim dos Santos - graduada em
química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em gestão
estratégica de negócios pela mesma instituição e gerente-comercial na área de
business assurance na Intertek.
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