Ao
criar um negócio, todo empreendedor busca se diferenciar no mercado, ter um
produto ou serviço único e ser bem-sucedido. Antes, porém, quem começa um novo
negócio encara algumas, ou muitas, dificuldades dentro e fora da empresa.
Mentores do Braskem Labs, programa de aceleração de empreendedores da Braskem,
apontam os obstáculos e as falhas mais comuns e as melhores dicas para
superá-las, para fazer a empresa dar os primeiros passos.
1
– O problema do cliente
Muitas
startups falham por falta de clareza sobre qual é o problema do cliente e se
ele, de fato, precisa daquela solução ou produto. Portanto
o primeiro passo é ter a percepção do mercado – é mais fácil quando já se tem
conhecimento do setor -, por meio de entrevistas com potenciais parceiros,
identificação de padrões e, por fim, diagnóstico das dores reais que precisam
ser solucionadas para o cliente.
2
– O perfil do cliente
Quando
o empreendedor é questionado sobre quem é seu cliente, é bastante comum que
responda com dados demográficos ou perfis genéricos. Mas saber apenas se são
homens ou mulheres, a faixa de idade e a profissão é pouco. Para desenvolver
soluções certas e responder às necessidades do mercado, o ideal é criar uma
“persona”, algo como um estereótipo do cliente. Pode-se criar um personagem do
qual se conhece todas as características - a idade exata, a faculdade em que se
formou, onde trabalha e há quanto tempo, como se relaciona com o chefe, como
trata os subordinados e até o que gosta de fazer nas horas vagas. Com esse
perfil em mente, fica muito mais fácil desenhar estratégias de comunicação e de
vendas, por exemplo.
3
– Validação do produto
Um
trabalho constante para qualquer novo negócio é a validação de produtos e
serviços. Muita gente se encanta tanto com a própria ideia que resolve
colocá-la no mercado sem ter certeza de que funcionará. O trabalho de validação
- que vai desde criação de pequenos testes para ver como eles funcionam na
prática até entrevistas com clientes reais e potenciais - é o melhor caminho
para não investir muita energia em propostas que não trarão o resultado
imaginado.
4
– Definição de métricas
Um
dos grandes problemas de empreendedores é a falta de conhecimento das métricas
que impactam o negócio. Muitos se encantam com as chamadas “métricas de
vaidade”, likes no Facebook e acessos no site, por exemplo, e se
esquecem de mensurações que fazem a diferença no negócio, como a conversão de
visitantes em clientes e as taxas de cancelamento. Conhecer bem as métricas que
devem ficar no radar, e ter elas sempre à mão, é uma lição fundamental.
5
– Equipe e liderança
Para
que um novo negócio se desenvolva é muito importante que conte com uma boa
equipe. Ninguém constrói uma grande empresa sozinho. Um erro que muitos
empreendedores cometem é terceirizar competências e operações fundamentais do
negócio. Esse é um erro estratégico que pode afetar os resultados rapidamente.
Além de um time competente, é preciso que os papeis de cada colaborador sejam
claros. É comum, por exemplo, que ninguém assuma a posição de líder com medo de
ofender os sócios, mas ter alguém no comando é essencial para tomar as decisões
que vão determinar os rumos da empresa.
Fontes:
Braskem e ACE
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