Até alguns anos atrás, toda a informação gerada e
divulgada acontecia de maneira off-line, através de cartas (mala direta),
matérias em televisão, rádio, publicações em revistas, jornais, folhetins, folders
e ligações (telemarketing). Aos poucos, esse cenário foi mudando e a informação
começou a chegar por diversas frentes, o tempo todo.
Se por um lado isso facilitou a comunicação, por
outro, há exagero na dose. Pelo menos é o que eu ando acompanhando no meu dia a
dia. Com o aumento da tecnologia e com a chegada das redes sociais, a maneira
de se relacionar passou por uma revolução e hoje são os consumidores e os
influenciadores digitais que ditam as regras. São eles que falam abertamente o
que pensam e o que não pensam; são eles que interagem com as empresas atestando
ou reprovando determinados produtos ou serviços.
E embora eu acredite que algumas mudanças sejam
inevitáveis e irremediáveis, é preciso ficar atento a dose, já que estas
mudanças podem ser proporcionalmente drásticas se não forem bem trabalhadas,
principalmente no que diz respeito a comunicação. O que parece ser ideal para a
sua marca, pode ser considerado invasivo aos olhos do seu consumidor e toda a
estratégia de marketing irá por água baixo.
Tudo está se transformando e ainda não temos a
dimensão como isso será no futuro. Com base no meu modelo de negócio, posso
afirmar que as ações online, quando executadas com parcimônia estão trazendo
cada dia mais, resultados efetivos para os meus clientes. Mas também estamos o
tempo todo, nos reinventando e tentando acompanhar essa evolução.
Até porquê, o aprimoramento constante das
tecnologias, o acúmulo de dados e a informação (BIG DATA) favorecem esse quadro
de transformação e acabamos tendo muito mais informação e conteúdo armazenado,
do que imaginávamos lá trás. Poucas as informações que estão conseguindo ficar
oculta aos olhos das máquinas e algoritmos, que avançam a cada vez que
alimentamos browsers com buscas e curiosidades; eles são inteligentes o
suficiente para conhecer nossos desejos e nossos próximos passos no mundo
virtual.
O que quero realmente compartilhar com vocês é
que hoje não somos os mesmos que éramos ontem e como empresários, temos a
missão de analisar e tentar prever quais diretrizes teremos amanhã, com a
tecnologia que estamos criando. Precisamos mudar nossos conceitos, assim como a
tecnologia tem mudado a nossa maneira de se comunicar.
Marcos Alex Rodrigues - Presidente
da Central Mailing List, (www.centralmailinglist.com.br)
é um cientista de dados que há mais de 20 anos inseriu a comercialização de
banco de dados no mercado. Hoje, além desse serviço, a empresa também trabalha
com a correção, atualização, enriquecimento de database (banco de dados),
disparos de e-mail marketing inteligente, SMS e geração de leads. Tudo isso, de
maneira consciente, fazendo o uso coerente das informações e seguindo as regras
de mercado com altos níveis de segurança. Projetos de consultoria mercadológica
para a definição de público alvo atendendo as demandas dos departamentos de
marketing, vendas, prospecção, retenção, fidelização, cobranças, pesquisas, TI
e RH também faz parte da portfólio da empresa.
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