Em tempos de transformação digital, muito tem se
falado sobre blockchain, mas como essa e outras tecnologias podem, de fato,
contribuir para que tenhamos um transacionamento de dados de trânsito de modo
cada vez mais seguro?
Você já deve ter ouvido falar sobre blockchain. De
forma simplificada, podemos dizer que se trata de um registro de transações de
dados capaz de criar um histórico resgatável e imutável que acompanha as
informações de maneira criptografada. Cada transação é validada pelo conjunto
dos usuários. Assim, uma vez registrada e validada, a informação não pode mais
ser alterada.
Em outras palavras, é uma tecnologia disruptiva
relacionada à segurança e confiança que está mudando radicalmente a forma como
fazemos transações de dados na internet. Sua principal contribuição é atender
os objetivos da segurança da informação: confidencialidade, integridade,
disponibilidade, autenticidade e auditabilidade.
Grandes organizações entenderam a oportunidade por
trás do blockchain e já começaram a utilizar a tecnologia. Em um futuro
próximo, o blockchain estará muito além das moedas digitais: será uma
ferramenta tão importante para segurança dos dados que, segundo relatório da
Accenture, fará com que os bancos economizem de 8 a 12 bilhões de dólares em
gastos com infraestrutura.
Quem viveu a expansão da internet, e sua
popularização nos anos 1990, assistiu a uma revolução tomar conta do planeta e
transformar para sempre a maneira como os dados são compartilhados. Apenas duas
décadas depois, o blockchain promete protagonizar uma nova transformação
global, de impacto tão grande quanto o gerado pela rede mundial de
computadores.
No final das contas, o que a internet fez pelas
comunicações, o blockchain está fazendo pela transmissão de dados com valor. Os
impactos da ferramenta estão sendo sentidos em uma ampla variedade de setores,
entre os quais logística, comunicações, serviços financeiros, indústria
automobilística, agricultura, gestão pública, saúde, contabilidade, ajuda
humanitária, varejo e cultura.
De acordo com levantamento da Federação Mundial de
Anunciantes (WFA), apenas 3% das empresas de marketing e publicidade investiram
em blockchain até 2017. Um recente levantamento feito pela Gartner, o 2019 CIO
Agenda Survey, entrevistou mais de 3.000 CIOs (Chief Information Officers) e
trouxe um dado revelador: 11% dos executivos indicam que suas organizações já
implementaram ou estão planejando ter projetos a curto prazo com a tecnologia
Blockchain. Atualmente, 61% das empresas digitais de alto nível em todo o mundo
estão investindo em blockchain, de acordo com um relatório da empresa de
gerenciamento de identidade Okta.
O conceito de blockchain é revolucionário e, por
isso mesmo, não é fácil entendê-lo rapidamente. A tecnologia tem como premissa
trazer a segurança necessária para o transacionamento de dados com possibilidades
de escalabilidade, privacidade e performance.
Não dá para ignorar: o blockchain já é realidade e,
possivelmente, tudo passará a ser utilizado por meio dessa ferramenta, graças a
seu potencial de mudar de patamar a economia e a tecnologia da informação.
Gabriela Santana - vice-presidente de Operações e Negócios da Tecnobank
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