Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Lipemia em exames veterinários: por que é um problema?


Durante a rotina em uma clínica ou hospital veterinário, é comum que os exames sejam realizados no momento da consulta. Por isso, o jejum necessário para alguns exames nem sempre é seguido à risca. Quando as amostras são coletadas após a alimentação do animal, por exemplo, sem o jejum mínimo de 12 horas, pode ocorrer a lipemia.
Trata-se de um erro pré-analítico que interfere nos resultados dos testes, comprometendo a confiabilidade dos exames e prejudicando, assim, a conduta do médico veterinário. “A lipemia ocorre quando o soro ou plasma estão turvos e leitosos, ao  invés de  límpidos e de cor amarelo-clara. Ela não é um indicativo apenas da falta de preparo para o exame; pode, também, ocorrer em animais com diabetes mellitus, hipotireoidismo e outras doenças “, comenta Juliana Bicalho, especialista de produtos VET da Labtest.

Remoção da lipemia

Juliana Bicalho explica também que a leitura de exames bioquímicos é realizada a partir da luz absorvida no meio reacional, em que estão amostra e reagentes. Com a lipemia, essa leitura fica comprometida, o que pode impactar diretamente nos resultados dos exames e que pode comprometer o diagnóstico realizado pelo Médico Veterinário.
Diante desse problema, a equipe de pesquisadores da Labtest desenvolveu um reagente para o pré-tratamento das amostras animais: o DelipVET. Ele é capaz de remover a lipemia de maneira eficiente e assegurar resultados confiáveis, evitando assim a necessidade de recoleta da amostra e possíveis erros nos resultados.

Reagente único no mercado

O desenvolvimento deste produto iniciou-se a partir de pesquisas na literatura sobre o assunto. Juliana Bicalho relembra que, durante o estudo, foram realizados ensaios que confirmaram a formulação adequada. ” Comparamos os resultados do DelipVET com o protocolo que previa a remoção física da lipemia. A ideia era investigar se era possível fazer a remoção da lipemia com o produto desenvolvido sem influenciar nos resultados dos exames bioquímicos”, comenta.
A grande vantagem do DelipVET é que se trata de um produto simples. Segundo a especialista, somente é necessária uma centrífuga, normalmente já presente nos laboratórios veterinários. Além disso, o DelipVET é único no mercado. “Muitas vezes, nos casos de lipemia, o exame precisa ser repetido. Mas, com esse reagente, a recoleta não é necessária”, explica ela.

Trabalho reconhecido

A Labtest Diagnóstica recebeu o segundo lugar do Prêmio Inova Talentos, na Etapa Nacional, na categoria Artigo Destaque, pelo desenvolvimento do produto DelipVET.  O INOVA Talentos é um programa que incentiva a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados.
Além do DelipVET, a Labtest tem uma linha de reagentes bioquímicos destinados exclusivamente para exames em animais. Conheça quais são estes produtos! Consulte também  nossos materiais gratuitos e assine nossa Newsletter para acompanhar as novidades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados