Empreender
na área de saúde, sem dúvidas, é um desafio. Lidar com um tema tão sensível
para a população requer planejamento, previsão e disposição para assumir
riscos. Entretanto, para quem se dispõe, esse é um mercado com enormes
possibilidades e sempre carente por melhores serviços.
Entender
as peculiaridades e as demandas do setor é essencial para se destacar e se dar
bem. Com uma ampla experiência em saúde - em empreendimentos como clínicas e
laboratórios -, Antoine Maleh passa três dicas principais para quem quer ter
sucesso no segmento.
Defina
um nicho
Assim
como ocorre em qualquer setor, na saúde, é impossível atirar para todos os
lados. O segredo é foco. “Eu, por exemplo, investi em hospitais de transição e
em clínicas de bem-estar. Se fosse um hospital com uma clínica de bem-estar
acoplada, eu não acreditaria nesse modelo de negócios”, afirma Maleh, sócio das
redes Royal Care e U.Clinic.
Maleh
explica que a falta de crença em um negócio que promete todas as soluções em um
só lugar está na dificuldade de recrutar bem os funcionários, treiná-los,
retê-los, além de lidar com tantos diferentes processos. “Um negócio com
públicos muito variados, tende a ser muito mais difícil de administrar e requer
muitos investimentos variados”, salienta. “É melhor ter vários negócios
diferentes do que ter um único negócio para vários públicos”, garante.
Considere
as tendências
Empreender
em qualquer setor exige preparação e atualização para atender às demandas do
mercado. E isso não é diferente com a saúde. Os negócios de Maleh, por exemplo,
eram impensáveis há algumas décadas quando os hospitais eram apenas os gerais e
bem-estar era investimento limitado a pouquíssimas pessoas. “Hoje as pessoas
vivem mais e se cuidam mais. Estar atento a esses movimentos é essencial para
começar e para sobreviver em um negócio” afirma.
Além
de observar tendências de mercado no Brasil e, também, no exterior, o
empresário recomenda atualizações e cursos constantes, além de contatos com
outros setores e com outros empreendedores do mesmo ramo de atividade.
3.
Use o marketing a seu favor
Embora
a área de saúde limite a permissão para ações de marketing, algumas delas são
muito eficientes e ajudam a fortalecer o nome e a reputação da marca. Com ações
de marketing digital, por exemplo, é possível tornar uma marca conhecida,
atingir os clientes atais e também os potenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário