Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O que nos deixa inférteis? Conheça fatores e tratamentos.



Existem inúmeros fatores que levam à infertilidade e, por consequência, acabam atrapalhando o sonho de quem deseja ter um bebê. Mas, apesar disso, a Reprodução Assistida oferece uma série de opções de tratamentos.
Abaixo estão listadas algumas doenças e condições que podem causar infertilidade e possíveis alternativas de tratamento para quem deseja uma gravidez.

Síndrome dos ovários policísticos
Doença caracterizada pela alteração hormonal na qual a mulher geralmente não ovula e tem sintomas como: distúrbios no ciclo menstrual er muitas vezes acompanhados de acne e aumento da quantidade de pelos. A obesidade é mais comum neste grupo de pacientes, Há  mulheres que engravidam de forma natural, mesmo portando a síndrome. A maioria engravida apenas com medicações. Casos mais resistentes podem precisar de Fertilização In Vitro - FIV.

Endometriose
A infertilidade é uma das principais conseqüências. A doença é caracterizada pela presença do endométrio - camada que reveste o interior do útero - fora da cavidade uterina, podendo acometer vários órgãos O sintoma mais comum é a cólica forte e prolongada. Nem toda mulher com endometriose será infértil, por isso é importante consultar um especialista.  

Clamídia
É uma doença sexualmente transmissível – DST causada por uma bactéria. Ela age provocando inflamações e sequelas que comprometem o funcionamento dos órgãos reprodutivos femininos, em especial, as trompas de Falópio. O tratamento é feito com antibióticos. Mesmo depois de controlada a infecção, as sequelas podem levar à infertilidade. Nos casos mais avançados, pode ser necessária a retirada das trompas, e a única opção para engravidar são os métodos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

Obesidade
A obesidade pode provocar problemas cardiovasculares, afetar a estrutura anatômica e também despertar um desequilíbrio hormonal. Esse desequilíbrio resulta na alta incidência de disfunções menstruais e falta da ovulação, causando um risco de subfecundidade e infertilidade. Antes de se iniciar qualquer tratamento indicado pelo médico, é aconselhável a perda de peso com acompanhamento multidisciplinar.

Fator idade
A mulher já nasce com todos os óvulos e, com o passar do tempo, existe uma diminuição na quantidade e uma piora na qualidade. Dessa forma, a partir dos 35 anos, a chance de gravidez começa a diminuir gradativamente até que a reserva ovariana se esgote.

Quimioterapia
A quimioterapia pode provocar uma diminuição nas células germinativas tanto na mulher (óvulos) como no homem (espermatozoides), o que pode resultar em infertilidade. A manutenção da fertilidade pode ser programada através do congelamento prévio dos gametas, antes de se submeter ao tratamento contra o câncer. Para, depois, recorrer à FIV.

Outros fatores

Estresse: não causa infertilidade, mas pode alterar os hormônios e isso poderá dificultar a fertilidade.

Cigarro: extremamente prejudicial ao casal que deseja engravidar, pois pode diminuir a fertilidade tanto na mulher quanto no homem, bem como trazer complicações na gravidez ou até mesmo aborto.
Ainda existem outros fatores que podem diminuir a fertilidade, tanto feminina quanto masculina. É importante lembrar que as chances de estar infértil são as mesmas para homem e mulher. Para começar a investigar a dificuldade para engravidar é importante observar se as tentativas superaram o período de um ano, considerando, nesse tempo, relações sexuais periódicas sem métodos contraceptivos. Em todos os casos, a busca por um profissional de reprodução assistida é muito importante.

Cláudia Navarro - especialista em reprodução assistida. Graduada em Medicina pela UFMG em 1988, titulou-se mestre e doutora em Medicina (obstetrícia e ginecologia) também pela UFMG. Atualmente, atua na área de reprodução humana, trabalhando principalmente os seguintes temas: infertilidade, reprodução assistida, endocrinologia ginecológica, doação e congelamento de gametas.  

Um comentário:

  1. Existem alguns remédios naturais que podem ser usados ​​na prevenção e eliminação total do diabetes. No entanto, o aspecto mais importante de um plano de controle do diabetes é adotar um estilo de vida saudável, Paz Interior, Dieta Nutritiva e Saudável e Exercício Físico Regular. Um estado de paz interior e autossatisfação é essencial para desfrutar de boa saúde física e bem-estar geral. A paz interior e a auto-satisfação são apenas um estado de espírito. As pessoas com diabetes costumam usar medicina complementar e alternativa. Eu diagnostiquei diabetes em 2000. Estava no trabalho me sentindo estranhamente cansado e sonolento. Peguei um glicosímetro emprestado de um colega de trabalho e testei 760. Fui imediatamente ao meu médico e ele me deu prescrições como: Insulina, Sulfoniluréias, Tiazolidinedionas, mas não consegui a cura, em vez de reduzir a dor e trazê-la de volta. Encontrei um testemunho de mulher com o nome Comfort online de como o Dr. James curou o HIV dela e também entrei em contato com o médico e depois de tomar sua medicação conforme as instruções, agora estou completamente livre de diabetes pelo medicamento fitoterápico do Dr. James. Portanto, os pacientes com diabetes estão lendo este testemunho para contate seu email drjamesherbalmix@gmail.com ou seu número +2348152855846 Ele também usa suas ervas para doenças como: MORDIDA DE ARANHA, ESQUIZOFRENIA, LÚPUS, INFECÇÃO EXTERNA, FRIO COMUM, DORES ARTICULARES, EPILEPSIA, PICADA, TUBERCULOSE, DOENÇA ESTÔMAGO. ECZEMA, PROGÉRIA, TRANSTORNO ALIMENTAR, INFECÇÃO RESPIRATÓRIA INFERIOR, DIABÉTICA, HERPES, HIV / AIDS, ALS, CÂNCER, MENINGITE, HEPATITE A e B, ASMA, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA. NÁUSEA VÔMITOS OU DIARRÉIA, DOENÇA RENAL, EREÇÃO FRACA. MENSTRUAÇÃO DOLOROSA OU IRREGULAR. James é um bom homem e cura qualquer corpo que venha até ele. aqui está o e-mail drjamesherbalmix@gmail.com e seu número +2348152855846

    ResponderExcluir

Posts mais acessados