A
educação financeira é fundamental para a formação cidadã e vai muito além da
perspectiva matemática, com os cálculos de porcentagens e juros.
A
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca esse assunto como tema transversal
e, apesar de ser explicitado apenas em Matemática, deve também ser explorado
por outros componentes curriculares, de acordo com o consumo consciente, a
sustentabilidade e o planejamento financeiro.
Ao
trabalharmos inter e transversalmente é possível conscientizar os alunos sobre
diferentes aspectos desse tema. Por exemplo, que não devemos economizar apenas
dinheiro, mas também outros recursos que são limitados ou que causam impacto ao
meio ambiente, como água e energia.
Vale
destacar que as novas gerações são criativas e cheias de energia. Nunca se
abriu tantas empresas no Brasil, como acontece hoje. Mas, também, nunca se
fechou tantas. Isso porque o tão falado empreendedorismo vai muito além de o
fato de abrir empresas. É preciso saber geri-las nas áreas burocrática, fiscal,
econômica, de relacionamento com o cliente, modernização do produto e
administração de pessoal.
Assim,
a educação financeira em sala de aula deve trabalhar o autoconhecimento,
propondo conversas e debates sobre costumes, hábitos e ciladas de consumo
empregadas pelo comércio e campanhas publicitárias; a organização do orçamento
pessoal e familiar, com o uso de ferramentas tecnológicas, a criação de
planilhas e a interpretação de gráficos dos resultados; o planejamento, na
busca por objetivos e sonhos; e por fim a execução, aplicando diferentes
estratégias e ferramentas, conhecendo-se limites, calculando-se riscos e sem esquecer
de pensar além do objetivo.
Desta
forma, os estudantes poderão ter uma base para enfrentar a vida futura no que
diz respeito não só a planejamento financeiro, mas também à vida profissional.
A educação financeira é necessária para a sobrevivência de todos em qualquer
fase.
O
Colégo Marista foca a educação cidadã e o desenvolvimento de valores. Procura
formar pessoas críticas, cientes de sua importância e função na sociedade, além
de preparadas para a vida.
Thomas
Dall Acqua Carvalho - Professor de Matemática do Ensino Médio do Colégio
Marista Ribeirão Preto (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário