Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

6 dicas para manter o pet no peso ideal


Excesso de peso pode afetar a saúde do animal e até mesmo reduzir seu tempo de vida; a veterinária da ComportPet, Nathalia Balharte, lista dicas de como manter o pet mais saudável e com o peso ideal


Muitos tutores encaram o excesso de peso de seus pets como algo fofinho ou apenas sinal de uma boa alimentação, porém, é preciso ficar bastante alerta sobre essa questão. A obesidade em cães pode causar problemas como o aumento de colesterol, a elevação da pressão sanguínea, a possibilidade de diabetes e até dores articulares. Além disso, o pet pode se tornar sedentário e isso faz com que ele viva mal e, muitas vezes, menos tempo. 

Para evitar o surgimento desses quadros prejudiciais são necessários alguns cuidados, que não podem ser deixados de lado. Para a veterinária da ComportPet, Nathalia Balharte, é essencial ter atenção redobrada sobre o peso do animal. “O peso ideial do cachorro pode parecer de pouca importância, mas é algo que pode desencadear muitas doenças graves, seja em animais que estejam abaixo do peso ou acima dele”, explica.

Confira dicas para manter o pet saudável e no peso ideal:

1 - Leve o animal ao veterinário
O principal passo que deve ser tomado é levá-lo regularmente ao veterinário para fazer acompanhamentos de rotina. As consultas ajudam na prevenção de diversos problema de saúde que o pet possa ter, não somente no tratamos do excesso de peso.

Porém, é essencial que o tutor leve o animal de estimação ao veterinário assim que notar indícios que ele possa estar com excesso de peso. “Dificuldade ao andar, falta de fôlego, movimentação lenta e perda de cintura são alguns sintomas que podem ser observados em cães que desenvolvem a obesidade. É importante destacar que o peso ideal do cachorro varia de acordo com o tamanho e a raça, e o veterinário saberá dizer com precisão se o pet está ou não acima do peso”, explica Balharte.


2 - Faça exercícios com o pet
Passeios longos e diários são de extrema importância para a saúde do cão. A falta de tempo hoje em dia não é um empecilho, já que é possível contratar um dogwalker --profissional que realiza caminhadas com o animal. O dinheiro investido não será nada comparado ao bem-estar que essas atividades irão causar ao pet. Além de ajudar com que ele se mantenha saudável, sair para caminhar faz com que o animal fique mais desestressado.

“Se o animal está com problemas de peso, levá-lo para passear é uma dica básica que deve ser seguida. O tutor pode levar o cão para um parque, de preferência onde há um espaço específico para cães. Ele irá se distrair, correr, se divertir com os outros amigos pets e esse exercício será fundamental para ajudá-lo a manter-se saudável e com o peso ideal e necessário”, diz.


3 - Mantenha uma alimentação regrada
Oferecer uma alimentação balanceada, de boa qualidade e na quantidade correta, é essencial para a saúde do animal --só é necessário ter cuidado com o que dar à ele. Muitos tutores pensam que não tem problema dar a mesma comida para os cães, mas este é um tema que precisa de bastante cuidado. Os alimentos consumidos pelas pessoas são cheios de temperos e carboidratos, que fazem mal aos cães.

“Se o tutor tiver essa vontade de alimentar o pet com outra coisa que não seja ração, ele precisa fazer uma pesquisa extensa sobre o que o cão pode ou não comer, e fazer essa comida somente na água, sem sal, óleo ou qualquer outro condimento. A orientação veterinária é essencial quando falamos da alimentação do cão, pois o médico saberá indicar exatamente o que ele pode ou não comer, e o que fará bem para ele no seu quadro atual”, conta. 


4 - Estipule horários para dar comida
Alimentar o cão em horários diferenciados, sem um padrão, também interfere no peso do animal --por isso, é essencial definir um horário para dar comida a ele. É importante que ele tenha um horário exato para o almoço e para o jantar. A quantidade de alimento deve ser adequada nesses dois horários.

“O tutor não pode dar comida de menos e nem em excesso. A quantidade exata é perfeita para que ele não coma demais e nem passe fome durante o dia. Também é necessário que a comida não fique exposta durante todo o dia. Alguns animais não sabem dosar a quantidade de alimento e comem mais do que deveriam, o que só influencia no excesso de peso”, explica a veterinária.


5 - Sono e descanso de qualidade

Pode parecer bobagem, mas um sono bom e de qualidade é extremamente importante para um cãozinho. Se eles não dormem direito, acabam ficando estressados e cansados, o que faz com que não sintam disposição o suficiente para sair para caminhar ou brincar. Além disso, esse estresse pode fazer com que o pet comendo ainda mais, principalmente se o tutor deixar a comida exposta para ele durante todo o dia. 

“Em relação ao sono, é quase como acontece com os humanos: Eles precisam dormir bem, para conseguirem ter um dia cheio de energia e sem estresse. Caso contrário, os pets acabam se cansando muito rápido, deixam de brincar durante o dia e comem mais do que deveriam, o que apenas influencia no excesso de peso deles”, explica a médica.


6 - Estimule com brinquedos para animais
Como já foi falado, o exercício físico é muito importante para que os animais percam peso e fiquem mais saudáveis. Mas, às vezes, não é tão fácil assim chamar a atenção de um pet para brincar. Nesse caso, é necessário usar coisas que eles gostem para que sintam-se estimulados a correr e a brincar. A melhor dica para isso são os brinquedos para pets, que os animam e, além de evitar a obesidade e o sedentarismo, evitam que os pets adquiram hábitos incorretos quando estão entediados.

“Brinquedos interativos e quebra cabeças à disposição do pet são ótimas formas de fazer com que ele se exercite o suficiente para manter-se saudável. A dica é usar bolinhas com ração dentro, uma garrafa com brinquedo ou até mesmo uma caixa de papelão com furos e um brinquedo. Isso vai estimular a curiosidade e o interesse do animal. Como já falei, são métodos que podem ser usados não somente para ajudar o cão a emagrecer, mas também para combater o sedentarismo e manter o corpo e a mente do cão saudáveis”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados