Um
texto para analisar como foi o cumprimento do seu plano estratégico em
2019 e corrigir os erros para 2020
2 meses para
2020 e já dá para visualizar os empreendedores correndo atrás da
produção do planejamento de marketing para o ano que vem. No entanto, o
especialista em marketing digital, tráfego e audiência pela internet, Samuel
Pereira, quer convidar todo os empresários para pensar criticamente nos anos
anteriores de seus negócios. "O planejamento feito foi bem executado e
trouxe os frutos esperados? Se o planejamento foi bem executado, quão difícil
foi para a empresa conseguir seguir à risca todo processo estratégico? E, por
último: quantas alterações (ou quantos 'planos B' improvisados) nesse
planejamento precisaram ser feitas durante o ano todo?"
É muito provável
que nem tudo tenha saído como esperado para maioria das empresas neste
ano tão... agitado; uma vez que não é possível ter pleno controle sobre,
absolutamente, os 365 dias do ano. Contudo, evitar alguns tropeços e desviar de
obstáculos com antecedência não só é possível como essencial para quem não quer
deixar a peteca cair em 2020.
Para isso, o
expert separou os três pilares que norteiam o planejamento anual da própria
empresa e vai explicar como aplicá-los no seu negócio. Para melhor
visualização, ele sugere esquematizar esses pilares em uma tabela simples
de três colunas. Com a palavra, Samuel Pereira:
"O
primeiro pilar: minhas metas. Além das metas que
ultrapassam um ano para serem alcançadas, é preciso definir os objetivos de
curto e médio prazo. Só assim o seu negócio terá uma direção para caminhar
durante 2020. Para definir essas metas, o primeiro passo é definir o que
realmente é importante para sua empresa. Um exemplo é ter como meta algum
projeto só porque 'está na moda'. Estude e conheça o que você está pensando em
aplicar. Só assim terá uma análise mais realista para julgar se é importante ou
não. Outra dica é trabalhar com metas grandes. Mas cuidado: planeje apenas três
delas para o ano todo, no máximo. Além das ações rotineiras, invista no
trabalho mais árduo dos grandes objetivos, sempre encaixando as estratégias
menores (planos de ação) como 'degraus' para a grande meta.
O segundo
pilar: meus recursos. Metas definidas, é importante
entender do que você precisa para ter essas metas cumpridas. Tanto o que é
palpável como os recursos abstratos. Se eu preciso faturar 1 milhão de reais,
detalho quais são as ferramentas e recursos que eu vou utilizar para trazer os
clientes necessários para gerar essas vendas, quais as fontes de novos
clientes, fontes de tráfego nas redes sociais. Muitas pessoas focam apenas nas
metas, que é a parte mais gostosa de se pensar, porém esquecem de pensar
em quais recursos ela vai utilizar para alcançar essas metas. Recursos são
ferramentas que vão te levar às conquistas.
O terceiro
pilar: as pessoas que vão me ajudar a chegar
lá. Sabe aquela frase: 'sozinho vou mais rápido, mas juntos vamos mais longe'?
Tenha-a sempre em mente. Você quer chegar mais rápido onde outros
empreendedores como você já chegaram ou você quer conquistar um terreno que
ainda não foi alcançado? Todas as pessoas envolvidas em qualquer plano de ação
da sua empresa precisam estar constantes no planejamento.
Uma vez alinhados
os três pilares, você é capaz de construir um bom planejamento, e não uma
decepção.
Finalmente, uma última
reflexão: tente recordar o cenário da internet em janeiro de 2019 e
compare-o com o nosso cenário recorrente. Encontre as semelhanças e as
diferenças. Além de relativamente novo, o mundo do marketing digital é efêmero
e nada engessado. Por isso, não há motivos para o seu planejamento ser desse
jeito também. Esteja aberto a mudanças, mas esteja sempre no controle."
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