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terça-feira, 29 de outubro de 2019

Pequena empresa é responsável por quase 94% de todo o comércio varejista de combustíveis, dados são do Empresômetro


Em um país com mais de 65 milhões de veículos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT, abastecer toda essa frota parece ser um bom negócio.
Dados do Empresômetro, empresa de inteligência de mercado, indicam que, em atividade, estão mais de 58 mil postos de combustíveis em todo o Brasil. Desse total, 34% estão concentrados na região Sudeste, com as capitais São Paulo e Rio de Janeiro responsáveis por quase 3 mil negócios.
A região Nordeste vem em segundo lugar com 27%, isto é, um pouco mais de 15,5 mil revendedores de combustíveis (varejo). A cidade de Fortaleza e Recife são as com mais empresas do setor, 413 e 318 respectivamente.

4731-8/00 Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
Região
Empresas
Norte
        5.149 
Centro-Oeste
        5.562 
Sul
        11.933 
Nordeste
        15.586 
Sudeste
        19.848 
Total Geral
        58.078 


O crescimento do setor é lento. Nos últimos seis anos foram abertos somente 12,9 mil novos negócios, sem contar os fechamentos. 

4731-8/00 Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
Cidade
Empresas
SÃO PAULO
             2.083 
RIO DE JANEIRO
                 864 
CURITIBA
                 502 
BRASÍLIA
                 486 
MANAUS
                 458 
PORTO ALEGRE
                 425 
GOIÂNIA
                 424 
FORTALEZA
                 413 
BELO HORIZONTE
                 400 
RECIFE
                 318 

“É algo notável, mas plausível, pois é uma atividade que demanda um investimento alto e que nem sempre garante o retorno desejado, visto todo o caminho percorrido pelo combustível até a bomba”, diz o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Pé no freio
Para o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a alta carga tributária do combustível é um dos motivos para o empresário ter cautela ao assumir a atividade. 
“Produtos com 30% ou mais de tributos, com uma margem pequena de lucro e tudo isso atrelado a fatores externos à economia, como política, seja interna ou externa, faz com que qualquer investidor pense duas vezes antes de abrir sua carteira”, diz Olenike.
Ainda assim, os dados do Empresômetro mostram que os pequenos investidores são os que mais procuram a atividade de venda de combustíveis. As pequenas empresas, aquelas com faturamento entre 360 mil e 4,8 milhões, são 93,36% do total de postos de combustíveis do país, 54,2 mil.


 Empresômetro

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