Lidar com a perda é sempre doloroso, ser o portador da
notícia do falecimento de alguém não é coisa mais confortável desse mundo.
Muitas vezes, nos pegamos nesse papel, e a situação pode ser ainda mais
delicada quando temos que dar essa notícia para um idoso ou criança.
Muitas vezes, o idoso já está refletindo sobre a
finitude da vida, inclusive da sua própria. Certamente, ele já perdeu outras
pessoas ao longo da vida e normalmente já está mais preparado para lidar com a
perda. É importante que valorizemos a dor do idoso no momento da perda e que
permitamos que ele viva essa dor, que escutemos as histórias do passado que
façam ele reviver o convívio com a pessoa que se foi, pois fazem parte do
registro de memórias dele e são importantes para ele.
Quando a pessoa que recebe a notícia da perda é uma
criança, é necessário verificarmos se ela vai ter apoio para sustentar essa
morte e permitir que ela viva esse luto e elabore isso a seu tempo.
Para as crianças a ideia da morte ainda é muito
distante, vemos isso nos desenhos animados, em que o personagem morre mil vezes
e renasce mil e uma. A finitude destes seres é diferente, e por isso se torna
confuso para as crianças entender e assimilar a perda. Mas, como o tempo vai
passando e a pessoa que faleceu não volta, as crianças começam a se deparar com
a notícia real da morte e entendem que a pessoa não vai mais voltar.
Crianças maiores, a partir dos cinco ou seis anos,
entendem melhor a perda e geralmente são mestras e nos ensinam muito a como
reagir diante das frustrações da vida. O importante no momento de dar a notícia
é atender a qualquer tipo de sentimento que apareça, estar pronto para acolher,
se colocar à disposição, não julgar, porque cada um lida com a morte de uma
maneira diferente. Uns entendem, aceitam, outros ficam revoltados e questionam,
há quem prefira não falar sobre o assunto. Usar crenças que as crianças já
tenham, por exemplo, pode ajudar, mas não fará sentido dizer que "fulano
virou estrelinha ou que foi morar com o papai do céu", se a criança não
tiver nenhuma vivência religiosa anterior.
Na morte de pai e mãe, que são os responsáveis pela
função educativa, falar a verdade é sempre a melhor opção e é necessário que o
amparo venha de alguém que não esteja tão envolvido com a perda, que tenha
maior equilíbrio, pois a criança tende a reagir de acordo com a reação de quem
a está amparando, portanto, é necessário dar a notícia de maneira suave e
acolhedora.
Quando a ordem natural se inverte.
Diz o velho ditado que um pai jamais deve enterrar um
filho. Fato é que todos estamos vulneráveis à vida. Perder um filho trata-se de
um luto grave, sem diminuir os outros lutos, porque dor não se mede. Muitos
pais transformam o momento da perda de um filho em uma oportunidade de luta, de
refazerem as suas vidas, criando ONGs e muitas vezes abraçando causas em
homenagem àquele que se foi. Mas obviamente isso depende muito da capacidade de
lidar com a dor de cada um e com a resiliência, que é a capacidade de voltar ao
seu estado normal após um grande trauma ou mudança.
O importante é acolher com amor quem passa pelo momento
da perda. Por isso, o Grupo Jardim da Saudade oferece o Grupo de Apoio ao
Enlutado - Vivendo o Luto, cujas reuniões acontecem sempre no primeiro domingo
de cada mês. Lá, procuramos amparar quem está passando pelo difícil momento da
perda. Destacamos, em nossas reuniões, que é importante passar por todas as
fases do luto para saber conviver com a dor da perda e com a ausência, porque
falar de dor, saudade e luto, é falar de amor. A morte só é significativa
quando a gente amou muito, porque a saudade tem diretamente a ver com o nosso
vínculo com essas pessoas.
Michele Maba - psicóloga, especialista em
luto e coordena o Grupo de Apoio ao Enlutado - Vivendo o Luto do Grupo Jardim
da Saudade. As reuniões acontecem sempre no primeiro domingo de cada mês às 11h
e são realizadas no Crematorium Jardim da Saudade, em Pinhais (Avenida
Maringá, 3379 - Jardim Atuba). Os encontros são abertos à comunidade e não têm
custo. Não é necessário realizar algum cadastro ou inscrição.
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