Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de outubro de 2017

31 de outubro - Dia mundial da poupança



Dificuldade para poupar dinheiro? Você não está sozinho


Planilhas de gastos, poupança, planejamento financeiro. São várias as opções para ajudar a equilibrar as contas e ainda assim cerca de 30% dos jovens brasileiros estão com dificuldade nesse assunto. De acordo com a pesquisa realizada em 2016 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as justificativas mais utilizadas são a falta de costume em poupar, e não saber como conduzir ou aplicar o dinheiro.

Para ajudar as pessoas que querem sair do vermelho, o diretor de desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Félix de Sá, preparou algumas dicas de educação financeira.


1)    Adaptar o salário ao estilo de vida

É importante ser realista. Não se pode gastar mais do que se tem. Se o desejo for fazer um investimento alto no futuro, é necessário realizar um planejamento antes -  e não simplesmente gastar.


2)    Identificar os gastos

Para equilibrar as contas, é importante saber quais serão os gastos fixos do mês e quais são desnecessários, que podem ser cortados para não atrapalharem nas finanças.


3)    Construir objetivos

Quando se tem uma meta de guardar dinheiro para a faculdade, para comprar um carro ou fazer a viagem dos sonhos, por exemplo, é mais fácil poupar.


4)    Investir na poupança

Guardar dinheiro em casa ou embaixo do colchão não é uma alternativa eficiente. Com o aumento dos juros, essa renda pode perder valor de compra. Por isso, a alternativa mais segura é investir na poupança, onde o dinheiro fica seguro e ainda rende.


5)    Separar o dinheiro assim que receber o salário

Criar esperanças de guardar o dinheiro que sobra no final do mês nem sempre dá certo, porque não é sempre que ele vai sobrar. Se o objetivo realmente for poupar, o dinheiro deve ser separado logo quando ele é recebido, para evitar gastos desnecessários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados