Sucesso na área jurídica em muitos países afora, a
presença do robô de atendimento ainda engatinha no Brasil. Muitos escritórios
relutam em implantar a tecnologia porque até agora o robô-advogado só escrevia,
não “falava” em português. Mas a tendência é de mudanças, com a chegada no
mercado de um novo assistente de inteligência artificial capaz de atender e
responder rapidamente, em português do Brasil, 70% da comunicação com os
clientes do escritório por meio de telefone, skype, chat, redes sociais e
e-mail. Por meio do IBM Voice Gateway, que faz a integração aos sistemas
telefônicos e serviços de atendimento em nosso idioma nativo, o robô está apto
para fazer o primeiro atendimento com um cliente, marcar reuniões, dar
informações processuais e responder questões diversas, de acordo com a
especialidade da banca. A solução omnichannel – telefone, internet, rede
sociais – vem ao encontro às necessidades atuais de comunicação e libera o
tempo de advogados e funcionários para o verdadeiro propósito da advocacia:
analisar processos, gerar novas teses, desenvolver conceitos e crescer.
Além de oferecer uma recepção de excelência desde a
primeira ligação ou informação processual, a implantação desse tipo de
tecnologia no escritório promove uma verdadeira identidade de atendimento na
relação cliente-advogado, uma vez que o robô – conhecido por BOT – é “ensinado
e moldado” pelos sócios do escritório para o atendimento específico a cada
cliente, com a bagagem, experiência e os requisitos inerentes à capacidade
profissional da banca. E quanto mais intenso for o treinamento dos advogados
com o BOT melhor será o diálogo dele com os clientes do escritório e mais a
fundo ele poderá resolver questões que antes só um ser humano conseguiria. Isso
porque além das habilidades do IBM Watson – a mais avançada inteligência
artificial do mundo – o assistente virtual traz consigo a experiência da equipe
de advogados do escritório, somada à expertise de 19 anos em Gestão Legal da
equipe da Selem Bertozzi Consultoria, desenvolvedora do robô.
Conhecendo a linguagem dos clientes e o tratamento
que deve ser dispensado a cada um, o robô-advogado será rapidamente um artigo
indispensável no escritório. É usar a tecnologia estrategicamente para melhorar
o serviço e a qualidade das informações prestadas e ainda ter mais tempo para
análise de processos, idas ao Fórum e até mesmo para fazer a prospecção de
novos clientes. O BOT também tem capacidade de gerar relatórios
estatísticos para tomadas de decisões e criação de estratégias inovadoras de
marketing jurídico.
Rodrigo Bertozzi - sócio da
Selem Bertozzi Consultoria e integrante do Conselho de Administração do
Instituto Internacional de Gestão Legal (IGL); administrador e consultor
especialista em Estratégia de Mercado, Comunicação e Marketing Jurídico (bertozzi@estrategianaadvocacia.com.br).
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