Brasil
é o terceiro país no ranking dos maiores usuários da rede profissional
Se
em um passado não tão distante o currículo de papel era o primeiro contato mais
frequente entre candidatos a uma vaga e as empresas, hoje o LinkedIn ocupou
esse espaço, tornando-se a principal ferramenta de comunicação profissional do
mundo – algumas empresas nem vêem mais as versões
impressas. Só no Brasil são cerca de 29 milhões de usuários nesta rede social, número superado apenas por
Estados Unidos e Índia. Por isso mesmo, a construção de um perfil atraente é
fundamental para colocação no mercado de
trabalho. Sócios da Vertico Human Capital com amplo conhecimento do mundo
corporativo, Roberta Giuliano e Jonathan Yung
listaram nove dicas para ter uma página perfeita no LinkedIn.
1) Experiência nenhuma, nem mesmo o
curso mais bacana do momento, consegue fazer com que os erros de português e
inglês sejam perdoados. Escrever corretamente é primordial;
2) Por mais interessante que se queira
deixar o perfil, mentir nunca é uma alternativa. Há vagas para todos os tipos
de profissional e, por isso, não há
necessidade de inventar cursos ou experiências anteriores, por exemplo;
3) Ser objetivo é fundamental e o
melhor caminho para chamar a atenção para o que se quer destacar no currículo;
4) Na hora de escolher uma foto para o
perfil, nada de imagens na praia tomando aquela cerveja com os amigos. O ideal
é apostar em fotografias com estilo corporativo ou em seu ambiente de trabalho;
5) Para facilitar a ação das empresas e
recrutadores, o melhor é sempre ter apenas um perfil no LinkedIn para evitar
que um desatualizado, por exemplo, acabe sendo consultado;
6) Toda vez que mudar de trabalho, realizar
algum projeto relevante ou iniciar/concluir um curso, por exemplo, é importante
atualizar o perfil. Mantê-lo em dia pode criar novas oportunidades;
7) Para os recrutadores é interessante
ver resultados concretos dos trabalhos realizados pelo dono do perfil. Nesta
hora, seja personalista e liste seus projetos e os resultados alcançados por
você;
8) É preciso ter em mente que o
LinkedIn pode ser o primeiro contato para aquela sonhada posição e que ele dará
ao recrutador as primeiras informações sobre quem você é. Por isso, atenção com
gírias, informalidade e experiências compartilhadas;
9) Para mostrar seus conhecimentos,
vale escrever artigos sobre temas relevantes para o segmento em que atua. Um
texto bem escrito e embasado pode ser um bom cartão de visitas.
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