A gamificação se tornou muito comum dentro de corporações
que buscam um clima mais humanizado e uma forma de engajar funcionários;
especialista pontua os principais mitos e verdades sobre o tema
As empresas, atualmente, para se inovarem têm investido na
gamificação, ou seja, implementam técnicas de jogos para engajar colaboradores.
Para se se ter uma ideia, de acordo com o IEEE (Instituto de Engenheiros
Eletricistas e Eletrônicos), em 2020, 85% das atividades serão compostas por
elementos de games. Então, é possível perceber que é uma tendência para este
ano.
Mas quais as principais características da gamificação? Como
podemos implementar? Segundo Tomás Camargos, sócio-fundador da VIK,
startup que oferece um programa de saúde gamificado para as empresas, essa é
uma forma lúdica de engajar e trazer leveza para os colaboradores que,
muitas vezes, encontram-se estressados com as tarefas do dia a dia. “Games
proporcionam interação, amizade, momento de descontração e ainda uma motivação,
pois sempre deve haver uma premiação no final”, comenta o empresário.
Confira abaixo os principais mitos e verdades sobre o tema:
Traz motivação para os colaboradores: Verdade. A gamificação pode ser aplicada de diversas formas, como
um programa que promove saúde, por meio da atividade física, em que é possível
criar uma competição saudável entre os membros de uma equipe, com uma premiação
no final para quem fizer mais pontos. “Não importa como o game será aplicado,
ele sempre terá o intuito de promover uma maior interação e fazer com que os
colaboradores não se tornem robôs. Hoje, os colaboradores buscam felicidade
acima de tudo”, complementa o especialista.
Em 2020, vão aparecer em aplicativos móveis: Verdade. Uma tendência para este ano é que os programas de
gamificação poderão ser controlados por dispositivos móveis. O público consome
notícias e conteúdos por meio dos smartphones e os aplicativos têm dominado o
mercado com a chegada de novas startups. “Em 2020, essa será a tendência
que as pessoas procurarão”, pontua.
Melhoria no raciocínio lógico: Verdade. Jogos exigem concentração, foco e outras diversas
habilidades que também precisamos ter no ambiente de trabalho. Assim, é uma
forma de proporcionar isso para os membros de uma equipe, de uma forma
prazerosa. ” Hoje as pessoas querem trabalhar em um lugar leve, que usufrua de
suas habilidades e intensifique seus pontos positivos”, diz Tomás.
Não é possível medir resultados: Mito. Como citado acima, os programas gamificados para empresas
tendem a migrar para o mundo digital. E, junto com a tecnologia, surgem formas
de medir os resultados daquele determinado game. “Na VIK, por exemplo, enviamos
um relatórios de pontos de cada colaborador, o engajamento e índices no final
do desafio. É uma forma de mostrar a importância desses jogos para o bem-estar
geral das corporações”, finaliza Tomás.
VIK
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