Levantamento da
companhia toma como base o faturamento de janeiro a dezembro de vendas online
realizadas no país. Para 2020, a projeção é de crescimento de 21% sobre o valor
de 2019
A crise passou longe do e-commerce durante o ano
passado. As vendas realizadas de janeiro a dezembro de 2019 somaram faturamento
de R$ 75,1 bilhões, alta nominal de 22,7% em relação ao ano de 2018. As
informações são do relatório NeoTrust, que analisa o varejo digital
trimestralmente com base em dados coletados pelo Compre&Confie, empresa de
inteligência de mercado focada em e-commerce.
De acordo com o estudo, o poder aquisitivo do
consumidor não variou significativamente no período: o valor médio das compras
realizadas foi de R$ 420,40 (incremento de apenas 0,2% em relação ao ano
anterior). Portanto, a alta significativa está relacionada principalmente ao
volume de pedidos realizados: em 2019, foram feitas 178,5 milhões de compras,
valor que representa aumento de 22,5% em relação a 2018.
O ano de 2019 foi de forte recuperação para o
varejo digital. Registramos diversos fatores que impulsionaram o crescimento,
com destaque para consolidação do modelo de marketplace no país, maior
integração multicanal, além do aumento do número de consumidores que realizaram
pelo menos uma compra on-line.”, afirma André Dias, diretor executivo do
Compre&Confie.
Quem compra mais
Ainda segundo o estudo, o público feminino foi
responsável por 52,1% dos pedidos de compra feitos no país durante o ano de
2019. Apesar de comprar mais, as mulheres gastaram menos: o gasto médio foi de
R$ 371,70 por compra, enquanto os homens gastaram R$ 473,60 em média.
Segmentando todos os consumidores por faixa etária,
é possível perceber que os que têm entre 36 e 50 anos realizaram o maior volume
de compras (33,6% do total dos pedidos feitos durante o ano). Logo atrás, estão
os que têm entre 26 e 35 anos, com 31,8% das compras. Por fim, estão aqueles de
até 25 anos (19,5%) e aqueles com mais de 51 anos (15,1%).
Na análise por região, é possível notar que o Sudeste
é responsável pela maior parte dos pedidos realizados. Durante o ano de 2019,
66,2% das compras feitas em território nacional vieram desse local. Entretanto,
embora o Nordeste ainda represente 11,9% das vendas no e-commerce brasileiro, é
a região que apresentou um crescimento maior nas vendas de 2019 em relação a
2018.
Em seguida, estão as regiões Sul (14,1%) e Nordeste
(11,9%). Por fim, Centro-Oeste e Norte completam o ranking, com 5,8% e 2% do
total de compras realizado, respectivamente.
Número de consumidores únicos
aumentou 40,6% em relação a 2018
Outro crescimento importante está no número de
consumidores únicos (aqueles que realizaram ao menos uma compra online no ano).
Em 2019, este público aumentou 40,6% em relação a 2018, chegando a 31,4 milhões
de pessoas.
Em 2020, expectativa é a de
que varejo digital movimente R$ 90,7 bilhões
O Compre&Confie estima que as compras online
gerem faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, crescimento de 21% em relação a
2019. O aumento deve estar relacionado tanto ao número de pedidos – que deve
ser de 210,8 milhões, aumento de 18% - quanto ao maior gasto dos consumidores.
A companhia estima que o tíquete médio deve aumentar 2%, chegando aos R$
430,00.
“Alguns fatores que explicam o otimismo do
brasileiro com o comércio online em 2020 são programas de fidelidade mais
atraentes, melhor experiência através de dispositivos móveis e, principalmente,
preços extremamente atrativos devido a recuperação econômica e inflação sobre
controle”, conclui Dias.
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