O carnaval passou, o ano finalmente começou e ainda
dá tempo de desenhar como será a sua atuação este ano. O planejamento
estratégico funciona como uma espécie de bússola para que toda a equipe siga em
uma direção única, em busca do objetivo proposto pela empresa.
E como fazer este
planejamento?
Todo planejamento
começa por um bom diagnóstico. Assim como um médico que avalia seu paciente
para prescrever o tratamento mais adequado, o plano estratégico de uma empresa
deve ser criado de acordo com seu estado geral, levando em conta seu histórico
e visão para o futuro.
Existem diversas
ferramentas que podem ser usadas para o Diagnóstico. Alguns bons exemplos
detalhados didaticamente no Guia da Gestão são: o Canvas, para análise do
modelo de negócio, e a análise SWOT, que demonstra os pontos fortes, fracos,
oportunidades e ameaças da empresa.
Com o Diagnóstico
de sua empresa em mãos, é preciso definir quais os objetivos da empresa a
curto, médio e longo prazos. Onde a empresa quer chegar? Como estarão suas
vendas? Qual será seu principal produto? Quem será seu público? Como será seu
posicionamento no mercado?
A partir da
definição dos objetivos estratégicos, consegue-se definir os objetivos táticos
– que direcionarão a atuação da empresa em prazo menor – e então, estabelecer
as metas. Metas devem ser realizadas em, no máximo, um ano e mensuráveis, para
que o acompanhamento seja efetivo. O Guia da Gestão disponibiliza um
infográfico que detalha o método SMART para orientar a criação de metas.
Com as metas do
próximo período definidas, é chegada a hora de analisar os recursos necessários
para executá-las. Recursos contemplam profissionais, parcerias, infraestrutura,
finanças, ou seja, vamos definir todos os investimentos da empresa e, assim,
fechar o orçamento para o próximo período.
A maioria das
pequenas e médias empresas do Brasil não realiza o planejamento estratégico ou,
se o fazem, não realiza todas as etapas e nem acompanha sua execução.
Montar um painel
de monitoramento de todas as ações previstas no Planejamento é tão importante
quanto as demais etapas realizadas. Nele, cada ação deve ter um responsável,
prazo de execução e status. E, periodicamente, o responsável deve prestar
contas da execução de suas atividades e resultados.
O planejamento
estratégico pode ser realizado a qualquer momento, no entanto, ele se mostra
mais efetivo para iniciativas de curto e médio prazos. Em um cenário de
economia estável, o planejamento pode ser realizado anualmente e revisto
semestralmente, para que ajustes sejam efetuados.
Se você precisa de
um norte para desenvolver seu planejamento estratégico, o Guia da Gestão traz o
melhor da gestão empresarial para você transformar a estratégia de sua empresa
e conquistar ótimos resultados!
Fernanda Rosino - consultora de marketing e estratégia empresarial, especialista em startups, pequenas e médias empresas. Graduada em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduada em Administração pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas. Atuou, por mais de 10 anos, em grandes empresas - instituições financeiras e telecomunicações -sempre nas áreas de Marketing e Estratégia.
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