Funcionários
passam por quarentena ao voltar de viagens; confira dicas da especialista para
manter a produtividade em casa
Na China o home office já é uma realidade para
evitar o contato e o deslocamento dos funcionários. A medida preventiva ajuda
no combate à disseminação do vírus. No Brasil, o sinal de alerta se acendeu
definitivamente com o primeiro caso confirmado e algumas empresas já estão
adotando as recomendações da Organização Mundial da Saúde. A OMS, em documento
oficial, aconselha algumas estratégias preventivas, entre elas o home office.
Para quem for ficar em casa trabalhando, a
especialista em produtividade Tathiane Deândhela, autora do livro “Faça o tempo
trabalhar para você”, dá dicas de como manter o foco e fazer o tempo render
fora da empresa. “Para algumas pessoas isso pode ser um desafio, porque em casa
temos mais distrações e outros afazeres nos chamando, mas é preciso fazer o
tempo trabalhar a seu favor”, comenta.
Confira as dicas:
- Crie uma agenda eficiente
Existem algumas etapas principais que devem ser
consideradas ao elaborar uma agenda eficiente. É fundamental que a pessoa
perceba a importância de estabelecer e cumprir os horários que propôs para si
mesmo. Caso contrário, é muito fácil distrair-se e acabar não realizando nada
durante o dia.
É válido lembrar que uma agenda não deve ser
elaborada sem levar em consideração tempos de atraso ou intervalos. Quanto mais
rígida a sua agenda, maior as chances de frustrar-se tentando segui-la.
- Tenha um lugar próprio para trabalhar
Para ser produtivo trabalhando em casa, é preciso
definir um lugar apropriado para realizar as atividades. Deitar na cama com o
notebook no colo vai dar sono e, com certeza, a tentação de se permitir alguns
cochilos virá – o que não é nada produtivo!
Opte por lugares claros e frescos,
preferencialmente isolado. Mantenha o ambiente sempre organizado e limpo: mesmo
estando em casa, não convém trabalhar em uma mesa suja. É preciso ter suas
ferramentas prontas e a postos: papeis, canetas, post-its, régua, fita durex,
grampeador e o que mais necessitar. Organização é fundamental para que o
trabalho seja realizado de maneira mais tranquila e totalmente necessária para
a concentração.
- Encontre técnicas de foco
Definir períodos de descanso é muito importante e
períodos de ação também. A técnica do pomodoro pode ser uma das que se tornam o
melhor amigo do home office. Consiste em inserir intervalos curtos a cada 20-30
minutos de trabalho, segundo os seguintes passos:
- Liste as tarefas que precisam ser feitas;
- Inicie o cronômetro (geralmente 25 minutos);
- Escolha a tarefa inicial;
- Trabalhe na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anote e volte o foco imediatamente à tarefa;
- Quando o alarme tocar, se houver finalizado completamente a tarefa, marcar um “x” na lista;
- A cada 2 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos). Beba uma água, espreguice, vá ao banheiro etc.
- A cada 4 “x” marcados, fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos).
- Zere o cronômetro e a contagem de marcações.
- Retorne ao passo 1.
Essa técnica é ótima para manter o cérebro
descansado e estimular-se a produzir o máximo que você conseguir em períodos
curtos.
- Não se distraia!
As distrações para quem trabalha em casa são tantas
que é quase impossível evitá-las. Redes sociais, jogos e apps, família, TV,
animais de estimação, a música do vizinho, tarefas da casa etc. Trabalhar assim
requer adaptação e apoio da família para dar certo. Converse com as pessoas que
moram com você e explique que, assim como qualquer emprego, você tem tarefas a
cumprir.
Caso tenha filhos, defina escalas para ver quem
fica com eles e combine para que não haja interrupções. Delegar (e fazer!)
tarefas da casa também é crucial para ter resultados acima da média no
trabalho.
- Descubra ferramentas para aumentar a produtividade
Ao trabalhar em casa, o cuidado para ser mais
produtivo deve ser triplicado. Felizmente, hoje em dia existem inúmeras
ferramentas que podem ajudar com isso. Abaixo segue uma lista de alguns
programas que a especialista recomenda, mas é bom pesquisar também outros —
cada pessoa se adapta de maneira diferente, e uma ferramenta que pode ser ótima
para uns talvez não seja para outros.
- Evernote
- Wunderlist
- Aprovado
- Trello
- Google Agenda
Apesar de todo o conteúdo gratuito que pode
encontrar na internet, não deixe de investir em si mesmo. “Desenvolver-se e
ampliar seus conhecimentos pode gerar resultados extraordinários. Aproveite a
economia de tempo de deslocamento e procure cursos e livros que agreguem ao
trabalho e ao desenvolvimento pessoal e profissional. Fazer o tempo render a
seu favor pode ser uma grande vantagem”, finaliza a especialista Tathiane
Deândhela.
Tathiane Deândhela é especialista em Marketing
(FGV), Negociação (Universidade de Harvard), Liderança (Universidade de Atlanta
e Universidade de Ohio). Como especialista em Produtividade escreveu o
best-seller: “Faça o tempo trabalhar para você”.
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