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O
Carnaval chegou, e a empolgação para a viagem costuma vir acompanhada de
muitos planejamentos, o que pode prejudicar a organização de elementos cruciais
para o embarque, como: documentação das crianças, contratação do seguro viagem
e dinheiro extra. Esses detalhes, muitas vezes, acabam sendo deixados de lado e
são lembrados apenas em situações de imprevisto. O que muitos não sabem é que é
possível escapar desses “perrengues” facilmente.
Portanto,
para ajudar nessa tarefa, Renato Rotta, executivo da Allianz Travel, empresa
líder em seguro viagem, que, no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros
no segmento viagem, listou cinco itens que o viajante deve se atentar:
1. Regras de bagagem diferentes entre companhias
As regras
para mala de mão e peso das bagagens podem variar de companhia para companhia,
o que deixa o viajante, que não quer pagar por excesso de bagagem, confuso.
Antes de viajar, se a franquia das bagagens é a mesma para as companhias aéreas
escolhidas. Evitar este tipo de surpresa desagradável é a melhor solução para a
viagem caber no bolso.
2. Viajar com crianças sem documentação
Dentre
os principais pontos do planejamento, a documentação deve ser prioridade. A
autorização de embarque exige rigidez, principalmente ao se tratar de menores
de idade. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas
(ABEAR), os pais ou responsáveis da criança que viaja desacompanhada devem
providenciar as autorizações necessárias. O documento judicial é sempre exigido
pelas empresas aéreas, devendo ser apresentada a autorização do Juizado da
Infância e da Adolescência.
Para
voos dentro do Brasil, a autorização deve conter informações como: origem e
destino, data da viagem e validade do documento. Também são necessários os
dados da criança e do responsável, bem como o respectivo grau de parentesco
entre esses. Além disso é preciso incluir as informações da pessoa que vai
receber a criança no local de destino.
3. Não se informar sobre seus direitos quando a
companhia aérea adia ou atrasa o voo
Muitos
desconhecem a assistência material, que pode vir a ser oferecida gratuitamente
pelas empresas aéreas em alguns casos: atraso, cancelamento, interrupção ou
preterição do voo. Entretanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
determina tal benefício. O viajante deve se informar no site do órgão sobre as
condições dessa assistência, de acordo com o tempo de espera.
4. Não levar dinheiro de reserva e realizar pequenos
saques
Imprevistos
podem custar além do planejado. Não estar prevenido pode causar problemas
pós-viagem, como estourar o limite do cartão de crédito e sofrer com juros
altos. É fundamental ter algum dinheiro em espécie reservado para usar nestas
emergências e evitar futuras dores de cabeça.
5. Não contratar um seguro viagem
Outra
dica é adquirir um Seguro Viagem, independente do destino. Mesmo que a
viagem seja curta, para lazer ou negócio, a contratação do seguro viagem é de
extrema importância, pois irá resguardar o viajante em caso de acidentes,
extravio de bagagem, entre outras coberturas, além de oferecer benefícios na
locação de veículos e compra de produtos, por exemplo.
Allianz Travel
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