Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Cães na folia: Como aproveitar o carnaval com o pet?


Médica veterinária responde as principais dúvidas dos tutores para que os foliões caninos possam aproveitar a festa com segurança


O clima de folia já se espalha pelo Brasil, e a festa mais aguardada do ano também é muito esperada pelos pets. O crescente número de bloquinhos pet friendly têm estimulado, cada vez mais, a presença dos animais no evento.

Para muitos tutores curtir a folia na companhia do pet já virou uma tradição. Mas, antes de colocar a fantasia e aproveitar esse momento especial ao lado do companheiro canino, são necessários alguns cuidados. Por isso, a médica veterinária e Gerente de Produtos da unidade Pet da Ceva, Priscila Brabec, listou e respondeu as oito dúvidas mais comuns na hora de aproveitar o Carnaval com o pet.


Todo cão pode participar do evento?

É preciso levar em consideração o temperamento e o bem-estar do animal. Alguns cães não se sentem à vontade em locais com aglomeração e ficam estressados ou com medo nessa situação. Neste caso, é melhor evitar a folia, pois o momento que seria de diversão se transformará em uma situação estressante para o pet. Se for um cão mais tranquilo e acostumado com pessoas e outros animais, a folia está liberada, mas é importante respeitar os limites do cão quanto ao tempo de permanência.


Posso fantasiar o meu cão?

Muitos tutores adoram fantasiar os pets, o uso do item é liberado, mas deve sempre priorizar o bem-estar do animal. Por isso, evite itens com adereços que possam machucar ou causar incomodo no pet. Leve em consideração também a temperatura, evite roupas muito quentes ou apertadas.


O uso de glitter é liberado?

O uso do item não é recomendado, pois os pets têm o hábito de lamber a pelagem e isso pode causar a ingestão excessiva do produto e, posteriormente, algum desconforto intestinal. Além disso, a retirada do glitter é difícil, e pode lesionar a pele se houver muita fricção na hora do banho. 


Preciso levar algum tipo de identificação do animal?

A plaquinha de identificação é um acessório indispensável. O item deve trazer informações, como nome do tutor e do pet, telefone para contato, e-mail e endereço. Mesmo em animais microchipados o item deve sempre ser utilizado.


O cão pode comer normalmente antes do evento?

Sim, mas é indicada uma alimentação mais leve, em menor quantidade. Também é fundamental manter o animal hidratado durante a folia. Para isso, aposte em um bebedouro portátil e ofereça água em abundância para os cães durante todo o evento.


A presença do animal é liberada em qualquer horário?

O tutor precisa ficar atendo a temperatura durante as atividades do cão. Além do desconforto térmico, o calor pode trazer transtornos para as patas. O ideal é verificar com a mão se o chão está muito quente. Além disso, observar se o cão não fica com a respiração ofegante, esses podem ser sinais de que o calor está muito intenso. Nesses casos, tome cuidado, o ideal é oferecer “sombra e água fresca” para diminuir a temperatura corporal.


O barulho pode incomodar o pet?

Sim, pois a audição dos animais é melhor que a dos humanos, ou seja, eles ouvem os barulhos com mais intensidade. Por isso, durante a folia mantenha o pet longe de caixas de sons e locais com música muito alta ou barulhos. 


Posso deixar o pet sozinho no carro para descansar em alguns momentos da folia?

Não, mesmo que por alguns instantes esse comportamento colocará o animal em risco. Os cães não transpiram como nós e podem sofrer de hipertermia. Caracterizada pelo aquecimento corpóreo anormal, que em casos graves pode levar o animal ao óbito. Por isso, nunca deixe o cão sozinho no carro!




Ceva Saúde Animal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados