Sabe-se que as escolas inovadoras procuram, hoje, desenvolver as metodologias ativas, por considerarem a inteligência em todos os aspectos, não somente o acadêmico, mas também o social, emocional e comportamental.
Tais metodologias colocam os alunos em
contato com as habilidades do futuro, devido a suas participações ativas. São
elas: pensamento crítico e aprendizagem ativa; criatividade e originalidade; resolução
de problemas complexos; flexibilidade cognitiva; inteligência emocional;
trabalho em equipe; gestão de pessoas; negociação; tomada de decisões e
orientação a serviços.
Vários estudos apontam que os alunos
assimilam melhor os conteúdos estudados por meio da prática, tornando mais
consolidada a aprendizagem. Os métodos ativos são os que apresentam
melhor resultado quanto à aquisição de conhecimento e consolidação da
aprendizagem. Dessa forma, preparam os alunos para desenvolverem seus projetos
de vida tanto naquilo que eles querem ser quanto o que eles vão fazer em certos
momentos de suas vidas.
O projeto de vida na escola faz parte da
metodologia de projetos, de aprendizagem ativa de valores, competências para
que cada estudante encontre relevância, sentido e propósito no seu processo de
aprender e o integre dentro das suas vivências, reflexões, consciência, visão
de mundo. A colaboração dos pais é fundamental para o sucesso da escola nesta
visão de um currículo personalizado, baseado em projetos, com o eixo no projeto
de vida.
Quanto mais avançarmos em conhecimento,
valores, competências e práticas de vida, mais ajudaremos nossos alunos a
perceberem que eles também podem desenvolver suas próprias trilhas de
aprendizagem ao longo das suas vidas.
Maria Zélia Dias Miceli - Educadora Colégios Santa Amália, em São Paulo, instituição mantenedora da Liga
Solidária.
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