Conhecer seus
significados ajuda a preservar as peças, durante sua limpeza e manutenção
As roupas, tapetes, cortinas e peças de cama, mesa
e banho precisam de cuidados especiais para uma melhor preservação de seu
material. Para isso, os fabricantes utilizam etiquetas que disponibilizam
orientações importantes para o momento da higienização e conservação das peças.
Entretanto, muitas pessoas não sabem traduzir o que cada um dos símbolos dessas
etiquetas significa e como eles indicam o que pode ou não ser utilizado durante
a limpeza.
Em meio a tantas simbologias, Leandro Silva, CEO e
fundador da rede de franquias Lavateria, destacou 10 símbolos importantes que
merecem atenção durante o processo de lavagem, alvejamento, secagem (natural ou
tambor) e passadoria, sendo eles:
Recipiente
com água, com retângulo grande embaixo e o número 30: temperatura máxima de limpeza de 30° em processo suave;
Triângulo
com dois riscos: permitido alvejamento somente com oxigênio. Não é
permitido utilizar alvejante clorado;
Quadrado
com círculo no meio e um ponto: há possibilidade
de secar no tambor em baixa temperatura;
Quadrado
com uma linha na vertical e um risco: a secagem
deve ser feita em posição vertical na sombra;
Quadrado
com uma linha na horizontal e um risco: a secagem
deve ser feita em posição horizontal na sombra;
Ferro de
passar com um ponto no meio: a temperatura
máxima da base do ferro de passar deve ser 110°. Ferro a vapor pode causar
danos irreversíveis à peça.
Existem ainda informações para roupas com lavagem profissional, como não limpar a seco, não limpar a úmido, indicações de agentes específicos e temperaturas que as peças podem ou não receber.
Leandro Silva ressalta que é de extrema importância
conhecer e seguir as recomendações das etiquetas e que um simples erro pode
comprometer a qualidade da peça. “A utilização errada de um alvejante pode manchar as
roupas. Infelizmente, esse é um erro comum e muitas vezes fatal para o item.
Outro ponto importante que as pessoas devem se manter atentas é na hora de
passar a roupa para não deixar o ferro mais quente que o recomendado, evitando,
assim, danificar a peça”, explica.
Leandro Silva - CEO e fundador da Lavateria, uma franquia de
lavanderia moderna que conta com 30 unidades comercializadas em todo o Brasil.
Com um extenso know-how na área comercial e marketing, ele já atuou como
diretor comercial na empresa Saúde Dental Brasil e gestor comercial das
empresas Hoken Água e Claro S/A. e gestor de grandes marcas brasileiras e usa
toda sua expertise aplicada ao seu negócio, contribuindo para o crescimento do
segmento de serviços e negócios. Ele é o responsável por toda a gestão e
direcionamento da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário