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quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Como incrementar vendas no mercado de alimentação e atrair mais clientes


Especialista dá dicas para empreendedores do setor que querem se diferenciar da concorrência


O cliente chega no seu estabelecimento. Pode ser uma cafeteria, lanchonete ou restaurante. Ele está com fome. A primeira coisa que você precisa saber é se ele está a trabalho ou lazer.

Você pode até me perguntar por que saber isso faz diferença. Porque saber isso faz toda a diferença! Explico melhor: quando um cliente frequenta uma empresa deste ramo, ele vai avaliar três coisas: a qualidade da comida, o atendimento e o ambiente.

Se você descobre qual o propósito do cliente, você pode direcionar um desses valores para impactá-lo da forma adequada. Se o cliente veio porque tem fome, a qualidade da comida importa mais. Se veio a trabalho, o ambiente fica em primeiro plano e, se for por lazer, o que mais importa é o atendimento.

Mas como identificar o real motivo?

O cliente chega, senta-se e pega o cardápio: Está com fome!

O cliente chega e começa a mexer no celular: Veio a trabalho, para um encontro de negócios e talvez até está aguardando mais uma pessoa!

O cliente chega e fica olhando em volta: Veio a lazer.

E como fazer o cliente sair satisfeito, voltar e ainda indicar seu estabelecimento para os outros?

Se está com fome, explique todo o cardápio. Descreva algumas opções, sugira promoções e abra espaço para ele discutir com você qual a melhor opção para ele. Assim ele vai comer mais tranquilo e ficar feliz com o que escolheu, afinal, teve a sua consultoria!

Se está a trabalho, ofereça a senha do wi-fi antes dele pedir. Use uma forma criativa para lhe entregar a senha como, por exemplo, eu um papel que foi rabiscado para ele descobrir o que tinha sido escrito no papel que tinha em cima, como se fosse um segredo. Faça o cliente sorrir, assim ele relaxa e consome mais!

Se o momento é de lazer, entretenha-o! Converse com ele. Sugira alguns pratos de forma descontraída. É uma ótima oportunidade para conhecer esse cliente, saber quais são suas preferências e transformá-lo em um freguês, assim ele voltará por sua causa!

É fundamental manter o foco no cliente, não no produto!  Assim o resultado vai ser nem mais saboroso!





Roni Szuchman - atua como consultor focado em Expansão de Mercado, Abertura de Canais de Vendas e Marketing Criativo. Unindo sua experiência no mundo do marketing com expertise em estratégia de vendas, ajuda as empresas a ampliar seus mercados e obter resultados através da abertura de novos canais e ferramentas de vendas.  Possui mais de vinte e cinco anos de experiência nas áreas de Marketing, Publicidade e Propaganda com atuação em agências de propaganda e startups. Atua há mais de dez anos como palestrante sobre Marketing.


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