Costa Cruzeiros
conclui os testes técnicos em mar do sistema de propulsão por GNL (Gás Natural
Liquefeito) instalado no navio Costa Smeralda. A inovação irá garantir à
indústria de cruzeiros uma redução significativa em impacto ambiental; O
primeiro cruzeiro do Costa Smeralda parte de Savona (Itália) em 21 de dezembro
de 2019
O flagship Costa Smeralda, da Costa Cruzeiros,
concluiu com êxito os testes técnicos no mar de seu sistema de propulsão por
GNL (Gás Natural Liquefeito). Movido com o combustível fóssil mais limpo do
mundo, o Costa Smeralda representa uma inovação real para a indústria de
cruzeiros.
O Costa Smeralda é o primeiro navio de cruzeiro de
bandeira italiana e o segundo no mundo a usar esse tipo de combustível tanto no
porto quanto no mar, garantindo assim um baixo impacto ambiental. O primeiro no
mundo foi o navio AIDAnova, que também pertence ao Grupo Costa. O GNL permite a
eliminação total nas emissões de dióxido de enxofre e de material particulado e
uma redução significativa de óxido de nitrogênio e CO2.
O novo sistema de propulsão por GNL do Costa
Smeralda passou por uma série de testes no mar desde a semana passada. Foram
verificados o correto funcionamento dos equipamentos e motores.
“O abastecimento de navios de cruzeiro com GNL é
uma inovação na qual fomos os primeiros a acreditar quando encomendamos o Costa
Smeralda há cinco anos. Nos tornamos um exemplo para o setor que, por sua vez,
já foi replicado por outras empresas. É uma tecnologia segura e confiável, e
que atualmente é a solução mais eficaz e viável para garantir uma redução
significativa no impacto ambiental dos navios de cruzeiro no porto e no
mar”, declara Neil Palomba, presidente Global da Costa Cruzeiros.
Finalizados os testes no mar, o navio retornou ao
estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, para a conclusão das áreas internas. O
primeiro cruzeiro do Costa Smeralda parte de Savona no dia 21 de dezembro de
2019. O itinerário, que será repetido até 16 de maio de 2020, inclui Savona
(sábado), Marselha (domingo), Barcelona (segunda-feira), Palma de Maiorca
(terça-feira), Civitavecchia/Roma (quinta-feira) e La Spezia (sexta-feira).
A inovação do gás natural liquefeito está atrelada
a outras inovações tecnológicas a bordo, projetadas para reduzir ainda mais o
impacto ambiental do navio e fazer do Costa Smeralda uma verdadeira
"cidade inteligente" itinerante.
O navio pode produzir diariamente a água necessária
para o uso a bordo, convertendo diretamente a água do mar, e ainda irá
minimizar o consumo de energia por meio de lâmpadas LED. O Costa Smeralda
também está apto para recuperar o calor produzido pelos motores; conta com
elevadores de última geração; e representa o compromisso da companhia em reduzir
continuamente o consumo de plástico a bordo. Além disso, a forma como o casco
do Costa Smeralda foi desenvolvido possibilita a diminuição significativa de
atrito com a água do mar.
Os projetos de economia circular também serão
estimulados no Costa Smeralda, onde haverá a coleta e a reciclagem de 100% dos
materiais como plástico, papel, vidro e alumínio. O flagship irá dedicar grande
atenção ao tema da alimentação por meio do programa 4GOOFOOD, que visa diminuir
o desperdício de alimentos e recuperar os excedentes para fins sociais. No Restaurante
LAB - Laboratório de Sabor, espaço que convida o hóspede a preparar
sua própria refeição, os alimentos não utilizados durante o processo serão
revertidos no campo da sustentabilidade alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário