Alexandre Slivnik
explica quais são as atitudes que devem ser evitadas durante as
confraternizações
Com o final de ano se aproximando, as celebrações
nas empresas também chegam. Nessas festas é muito importante estar atento, seja
como colaborador ou como gestor, e claro, manter um bom comportamento durante
esses momentos.
Com isso em mente, o especialista em gestão de
pessoas e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD), Alexandre Slivnik, oferece algumas dicas de maneiras para essas festas
sem esquecer que o momento é de comemorações. “Esse é o momento de as pessoas
serem de fato quem elas são e mostrar isso. Tem que se divertir e brincar
também. Embora muitos líderes fiquem receosos com isso, é importante lembrar
que essa é uma oportunidade de conhecer melhor a equipe”, conta.
A maioria das empresas tem o costume de permitir o
consumo de bebidas alcoólicas e, segundo Slivnik, realmente não há motivos para
vetar, ainda mais por ser uma época em que se celebram os resultados e as
conquistas do ano. No entanto, é muito importante manter os bons modos para que
a presença não se torne inconveniente.
O especialista reforça que é preciso ter bom senso
em todas as situações. “Qualquer tipo de atitude que foge dessa norma, não
necessariamente deve ser repreendida, mas se a conduta vai contra os valores da
empresa, é essencial dar o feedback para esse colaborador. Se a situação se
repetir além de duas vezes, pode ser que desligar esse colaborador seja uma
opção, afinal, um desalinhamento de valores é péssimo para o resultados das
empresas”, explica o Alexandre.
O colaborador pode sim se soltar, mas apenas até o
momento em que ele acredita que pode se controlar. E aí está o desafio: muitos
acham que estão sob controle e, no entanto, perante os outros não estão. “É
claro que os superiores estão sempre de olho nos funcionários e esse é um
momento de análise, então os excessos podem ser prejudiciais. Embora seja um
ambiente profissional, os trabalhadores devem se permitir e agir como são
normalmente, se divertir, brincar, mas sem perder o senso comum”, aponta.
Esse é o momento onde o colaborador extravasa,
então o momento de alegria é importante, ele pode comemorar, celebrar o ano que
passou, desde que as atitudes não interfiram na vida de outras pessoas. “A
partir do momento em que isso acontece, a festa acaba”, finaliza.
Alexandre
Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte
americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor
de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor
executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL
(EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management
(SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e
profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É
atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil.
Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito
especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education -
Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
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