Especialista
explica que, apesar de previsto em lei, nem todas as instituições de ensino
estão realmente preparadas para receber crianças com deficiência
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é
promovido pelas Nações Unidas e celebrado no dia 3 de dezembro, com o objetivo
de promover uma maior compreensão sobre a deficiência e para “mobilizar a
defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas”. Segundo dados da
Organização Mundial da Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de
deficiência no mundo – e uma em cada dez é criança. “Esses números não podem
ser ignorados, eles mostram que precisamos pensar em políticas e metodologias
que incluam essas crianças no contexto escolar e familiar”, alerta a mestre em
Organizações e Desenvolvimento com ênfase em Inclusão Escolar e coordenadora
pedagógica regional do Sistema Positivo de Ensino, Ceres Costa Rosa.
Existe uma lei federal que prevê a inclusão e o
tratamento da pessoa com deficiência com igualdade, sendo dever do Estado, da
família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à
pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência,
negligência e discriminação. Porém, encontrar uma escola que realmente acolha e
promova a inclusão da criança com deficiência ainda não é uma tarefa fácil para
os pais. Para ajudar nesse processo, a especialista sugere que se preste
atenção em alguns detalhes antes mesmo de efetuar a matrícula:
- A escola deve dialogar com a família e traçar um plano de ação para o ano letivo, com o que será realizado pela família e o que será realizado pela escola;
- Veja se a instituição oferece tutoria individualizada. Quando necessária e indicada em laudo, essa tutoria não pode acarretar em nenhum ônus financeiro para a família, segundo a legislação vigente;
- A escola deve estar aberta para atender os profissionais de fora que prestam atendimento às crianças, traçando estratégias coletivas
- Pergunte aos gestores se a equipe pedagógica está preparada para receber seu filho. É necessário promover a adaptação curricular no planejamento e avaliações em cada caso, assim como um plano individual de atendimento pedagógico, assegurando o maior desenvolvimento de habilidades e competências;
- Veja se a instituição realiza o ensalamento do aluno com necessidades especiais antes do início das aulas. É importante que ele já encontre seu nome como parte da turma que estará matriculado.
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