Levantamento
feito pela Boa Vista, com cerca de 900 entrevistados, em todas as cinco regiões
do país, apontou ainda que o ticket médio nesta data será de aproximadamente R$
460
Pesquisa de comportamento divulgada pela Boa Vista
Serviços aponta que 70% dos consumidores entrevistados farão compras na Black
Friday. O levantamento feito com cerca de 900 entrevistados, nas cinco regiões
do país, apontou ainda que o ticket médio nesta data será de aproximadamente R$
460.
De acordo com o economista da ACIRP, Gabriel Couto,
“além do ganho crescente de importância da Black Friday no calendário de
compras do consumidor, a pesquisa reflete a retomada da economia, que tem dado
sinais de aceleração”.
Quando questionados sobre o quanto pretendem
investir nessas compras, por faixas de preço, 51% disseram que irão gastar
acima de R$ 600 com as compras de Black Friday. A imagem abaixo tem os
detalhes:
A pesquisa também identificou que 63% dos
entrevistados comprarão produtos que ainda não possuem, enquanto 34% comprarão
produtos para substituir outros, ou repor o que já possuem; e apenas 3%
aproveitarão a data para aproveitar um lançamento ou por desejarem estar na
moda/antenado com as novidades.
“O elevado valor de intenção de compras relatado
pela maior parte dos entrevistados (51% pretendem gastar mais de R$
600) reforça esta percepção. Adicionalmente, pesa o fato de que na
Black Friday, boa parte dos consumidores buscam produtos para uso próprio,
diferente de outras datas, em que buscam presentear terceiros”, explica Gabriel
Couto.
Para 51% dos consumidores as compras na Black
Friday serão planejadas, e para 49% de oportunidades que eventualmente
encontrem no mercado.
Forma de pagamento
65% dos consumidores irão pagar as compras da Black Friday parcelando o valor. Outros 35% disseram que irão pagar à vista.
O cartão de crédito será utilizado por 41% dos consumidores. 19% vão pagar em dinheiro e 16% no cartão de débito.
57% farão as compras de forma online. Já 43% em lojas físicas. Destes, 45% deverão ser realizadas em shopping centers, redes varejistas e lojas de departamento, 39% em lojas de bairro e 16% em hipermercados.
Eletrônicos (43%) e eletrodomésticos (42%) lideram as categoriais com mais pretensão de compra nesta Black Friday, seguidos por celulares (36%) e itens de moda e acessórios (34%). Cada consumidor pôde eleger mais de uma categoria de produtos (múltipla escolha).
Não vou comprar porque...
30% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista disseram que não pretendem fazer compras na Black Friday. Entre as razões destacadas por eles, principalmente, o fato de não terem o hábito de fazer compras por não perceberem vantagens econômicas na data, em 29% dos casos, e por estarem sem condições financeiras (endividados), em 18% das menções, como mostra a imagem a seguir.
Metodologia
Para realizar a pesquisa sobre o comportamento do consumidor na Black Friday, a Boa Vista utilizou metodologia quantitativa, via internet. O universo é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista www.consumidorpositivo.com.br e consumidores do mercado, entre os meses de setembro e outubro de 2019. Amostra: aleatória, não probabilística, alcançando aproximadamente 900 respondentes, das cinco regiões do país. A leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e confiabilidade de 95%.
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