Investidor do Vale
do Sílicio pontua o que é preciso ser observado na área da Saúde
O Relatório de Pesquisa da Technical College High
School (TCHS) de 2019 descobriu que a Geração Y têm significativamente menos
visitas ao consultório médico quando comparadas às gerações mais velhas.
Porém a Geração Y têm 20% a mais de probabilidade de ir ao Psiquiatra do que os
mais velhos. Eles, também, vão ao Massoterapeuta mais vezes que os seus
antecessores, 19% contra os 9% dos boomers (geração que nasce entre 1946 e
1964).
Analisando a próxima linha de planos de saúde, as
atitudes dos Millennials (Geração Y) estão indicando um afastamento de
prestadores de cuidados únicos, com opções limitadas de marcação de consulta ou
sem lugar fixo para atendimento. A maior geração dos Estados Unidos exige
serviços personalizados, sob demanda e socialmente conscientes. Essa mudança
vai além das consultas médicas de saúde e bem-estar, já que as mesma estão se
tornando um símbolo de status para a geração do milênio.
As soluções da saúde digital registrou US$8,2
bilhões em investimentos de capital de risco em 2018 e mais de US$4,2 bilhões
no primeiro semestre de 2019. O bem-estar é agora uma oportunidade de mercado
múltiplo com um valor estimado de mais de US$4 trilhões. No ano passado, os
gastos globais com produtos voltados para saúde pessoal, condicionamento físico
e vida sustentável ultrapassaram US$300 bilhões. As vendas de produtos
orgânicos nos Estados Unidos passaram de US$43 bilhões, e a indústria do
Yoga, que cresce a uma taxa de 20% ao ano, ultrapassou US$ 27 bilhões em
vendas.
Todas essas alterações são iniciativa dos
empresários que já estão imaginando o futuro. Como resultado, essas novas
atitudes estão criando oportunidades para ferramentas digitais, soluções, dados
e modelos de negócios que atrapalham a assistência médica global, um setor que
obteve US$ 7,7 trilhões em receita em 2017.
As startups não estão sozinhas, as principais
empresas de tecnologia estão buscando o mercado de saúde digital.
Direto ao consumidor
Trata-se de um novo modelo de negócio para a
próxima geração, onde cria-se uma nova experiência diretamente para seu
paciente sem nenhum canal intermediário.
As startups Ro, Capsule, Contatos Simples e
Parachute Health Serviços estão crescendo e estão voltadas para o direito do
consumidor. O Ro, por exemplo é uma startup que já levantou mais de 176
milhões de dólares. Ela se conecta diretamente com médicos e planos de saúde
para aliviar o estresse do cliente.
Prestação de cuidados
A Teladoc, Inc. é uma empresa de telemedicina que
utiliza a tecnologia de telefonia e videoconferência para fornecer atendimento
médico remoto sob demanda por meio de dispositivos móveis, internet, vídeo e
telefone. A empresa teve sua oferta pública inicial em 1 de julho de 2015 e tem
o objetivo de modernizar como as pessoas acessam e experimentam a assistência
médica. Eles possuem mais de 3.100 profissionais de saúde licenciados, 20 anos
de experiência em média e mais de 20 milhões de membros
Engajamento do paciente
Navegar na área de saúde pode ser difícil, mas hoje
já possuímos ferramentas que ajudam os pacientes a simplificar as complexidades
de acesso, adesão, benefícios e pagamentos. As startups dessa área são: Cedar,
Force Terapêutica, AbleTo, Cecilia Health e Wellthie. Esses serviços cuidam dos
pontos fracos no engajamento com pacientes e familiares
o que levará empresas e planos de saúde a
colaborar, dirigindo crescimento nesta categoria.
Biotech
Hoje possuímos diversas soluções de sequenciamento
em campos que vão da pesquisa do câncer à agricultura. Baseadas em análise da
variação e função genética. O primeiro seqüenciamento completo do genoma humano
custou aproximadamente US $ 2,7 bilhões em 2003. Em 2016, o custo diminuiu para
US $1.000, hoje o Dante Labs Whole Genome custa apenas US$ 699. Isso cria um
tsunami de oportunidades para novas startups.
Dados transformando o mercado
O apis são dados acionáveis que impulsiona uma
melhor tomada de decisão, muda o comportamento, leva a melhores resultados.
Como modelos de pagamento mudar de volume para valor e decisões clínicas
tornam-se mais partes interessadas. Medidata foi um dos primeiro a reconhecer
isso, seguido por Crossix, Prognos, Flatiron e outras. Hoje, startups como
Aetion, Cota e Clarify Health lideram o caminho para melhores resultados
Robôs
Na UC Berkeley, o laboratório que desenvolveu a
Embodied Intelligence emprega um robô chamado Brett, que pode aprender a
colocar um pino quadrado em um buraco quadrado, adivinhando. Cada vez que faz
um movimento aleatório que aproxima o pino do buraco, a IA recebe uma
recompensa. Tentativa após tentativa, o robô se aproxima cada vez mais de seu
objetivo até o boom, e aprendeu a dominar um jogo infantil ao longo de 10
minutos.
Gigantes no mercado
Uber - O Uber criou o Uber Health, que ajuda pacientes e cuidadores a obter os
cuidados de que precisam.
Apple - Health Record da Apple e Apple Watch com um eletrocardiograma de
derivação única, investimentos do Google em genômica, habilidades compatíveis
com HIPAA da Amazon Alexa e vários registros de patentes sugerem que a
transformação da saúde está apenas começando.
Amazon - A Amazon lançou em Setembro 2019, uma clínica virtual de saúde com
acompanhamento domiciliar para funcionários em Seattle. A Amazon lista Care
como uma opção para uma "primeira parada", com a capacidade de lidar
com coisas como resfriados, infecções, ferimentos leves, consultas preventivas,
trabalho de laboratório, vacinas, contraceptivos e testes de DST e perguntas
gerais
Google - A API de Cloud Healthcare conecta seus dados aos recursos avançados do
Google Cloud, incluindo processamento de dados de streaming com o Cloud
Dataflow, análises escalonáveis com BigQuery e aprendizado de máquina com o
Cloud Machine Learning Engine. Além disso, a Cloud Healthcare API simplifica o
desenvolvimento de aplicativos e a integração de dispositivos para acelerar a
transformação digital e permitir a integração em tempo real com as redes de
assistência.
Tommaso Di Bartolo
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