Especialista dá dicas para
empreendedores do setor que querem se diferenciar da concorrência
O cliente chega no seu estabelecimento. Pode ser uma cafeteria,
lanchonete ou restaurante. Ele está com fome. A primeira coisa que você precisa
saber é se ele está a trabalho ou lazer.
Você pode até me perguntar por que saber isso faz diferença.
Porque saber isso faz toda a diferença! Explico melhor: quando um cliente
frequenta uma empresa deste ramo, ele vai avaliar três coisas: a qualidade da
comida, o atendimento e o ambiente.
Se você descobre qual o propósito do cliente, você pode
direcionar um desses valores para impactá-lo da forma adequada. Se o cliente
veio porque tem fome, a qualidade da comida importa mais. Se veio a trabalho, o
ambiente fica em primeiro plano e, se for por lazer, o que mais importa é o
atendimento.
Mas como identificar o real motivo?
O cliente chega, senta-se e pega o cardápio: Está com fome!
O cliente chega e começa a mexer no celular: Veio a trabalho,
para um encontro de negócios e talvez até está aguardando mais uma pessoa!
O cliente chega e fica olhando em volta: Veio a lazer.
E como fazer o cliente sair satisfeito, voltar e ainda indicar
seu estabelecimento para os outros?
Se está com fome, explique todo o cardápio. Descreva algumas
opções, sugira promoções e abra espaço para ele discutir com você qual a melhor
opção para ele. Assim ele vai comer mais tranquilo e ficar feliz com o que
escolheu, afinal, teve a sua consultoria!
Se está a trabalho, ofereça a senha do wi-fi antes dele pedir.
Use uma forma criativa para lhe entregar a senha como, por exemplo, eu um papel
que foi rabiscado para ele descobrir o que tinha sido escrito no papel que
tinha em cima, como se fosse um segredo. Faça o cliente sorrir, assim ele
relaxa e consome mais!
Se o momento é de lazer, entretenha-o! Converse com ele. Sugira
alguns pratos de forma descontraída. É uma ótima oportunidade para conhecer
esse cliente, saber quais são suas preferências e transformá-lo em um freguês,
assim ele voltará por sua causa!
É fundamental manter o foco no cliente, não no produto!
Assim o resultado vai ser nem mais saboroso!
Roni Szuchman - atua como consultor focado em Expansão de
Mercado, Abertura de Canais de Vendas e Marketing Criativo. Unindo sua
experiência no mundo do marketing com expertise em estratégia de vendas, ajuda
as empresas a ampliar seus mercados e obter resultados através da abertura de
novos canais e ferramentas de vendas. Possui mais de vinte e cinco anos
de experiência nas áreas de Marketing, Publicidade e Propaganda com atuação em
agências de propaganda e startups. Atua há mais de dez anos como palestrante
sobre Marketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário